sábado, 23 de junho de 2012

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 584)


 Uma Trova de Ademar 

Curitiba é provedora 
de mais um “Jogos Florais”, 
numa festa encantadora 
de Amor, Alegria e Paz! 
Ademar Macedo/RN– 

 Uma Trova Nacional  

A lua vive distante. 
Não chega perto porque 
não quer olhar seu semblante 
e a luz que vem de você. 
–Gilson Faustino Maia/RJ– 

 Uma Trova Potiguar  

A sombra das criaturas 
ao longo da caminhada 
passa por lamas escuras 
e sai limpa, imaculada. 
–José Anchieta (Juca)/RN– 

 Uma Trova Premiada  

2011  -  CTS-Caicó/RN 
Tema  -  PEGADA  -  3º Lugar 

Sigo as pegadas, cansado, 
transcendo tempo e distância: 
Vejo o tempo empoeirado 
dos sonhos da minha infância... 
–José Valdez C. Moura/SP– 

 ...E Suas Trovas Ficaram  

Quanto mais sofro, mais canto, 
sempre assim fui e hei de ser, 
que nestas águas de pranto 
ninguém afoga sofrer! 
–Júlio B. Maciel/CE– 

Uma Poesia 

MOTE : 
MORRE DE FOME OU DE SEDE, 
NO INVERNO MORRE AFOGADO. 

GLOSA : 
Um velho homem numa rede, 
sem comida e sem bebida, 
no Nordeste é esta a vida, 
morre de fome ou de sede, 
Enroscado na parede, 
de palha ou barro amassado, 
como que desesperado, 
molha os seus lábios com a língua; 
na seca ele morre à mingua, 
no inverno morre afogado. 
–Bob Mota/RN– 

 Soneto do Dia  

VAIDADE. 
–Antonio Juraci Siqueira/PA– 

Esta casa que habito não é minha,
tampouco os versos que te dou, são meus;
são como a chuva, o mar, a erva daninha:
frutos do mundo, dádivas de Deus. 

Quando o Sol rasga o céu, de manhãzinha,
iluminando réus, crente e ateus,
eu me sinto menor que uma andorinha
e a minha fé, maior que os Pirineus! 

Portanto, meus irmãos, a fama, o orgulho,
a arrogância, a vaidade, a ostentação
que turvam nosso humano entendimento, 

não passam de sandices, de ilusão,
essência de tambor, que faz barulho
mas nada tem por dentro além de vento.

Nenhum comentário: