sábado, 2 de junho de 2012

Sotero Silveira de Souza (O Trovador da Lira Triste) 2


É triste sentir saudade,
De você que amo tanto,
E passar a mocidade,
Sem gozar de seu encanto!

Eu quero a minha cova,
Se de mim lembrar alguém,
Que coloquem esta trova;
Morreu só sem ter um bem!

Meu barquinho pequenino,
Que perdeu-se no alto do mar,
E encontrou o seu destino,
No farol do teu olhar!

O seu braço pequenino,
Com pulseira de brilhantes,
Tem guiado o meu destino,
Por caminhos tão distantes!

Ribeirão que vi correndo,
Para as bandas do sertão,
Diga-lhe que estou morrendo,
E suplico o seu perdão!

Dizem que o amor é um hino,
No conceito universal;
Sempre houve desafino,
Neste hino nacional!

Se acabassem os abrolhos,
E os abismos do mar,
Restariam só  teus olhos,
Tão difíceis de sondar!

Sob a sombra do arvoredo,
Te veijei na noite calma;
Não te aflijas é segredo,
Já aguardei aqui na alma!

Ah! Se Deus me desse sorte,
De seguir todos os teus passos,
Eu quisera ter a morte,
No madeiro dos teus braços!

Meu bem por caridade,
Não me deixes por favor,
Como pode haver maldade,
Na corola de uma flor!

Saudade levo da vida,
Que junto a ti vivi,
Saudade minha querida,
Dos beijos que eu dei em ti!

Beijo poema encantado,
Doce, tão cheio de ardor,
Por isso és consagrado,
O áureo selo do amor!

Lábios, refúgio de amor,
Bálsamo para apaixão,
Delicados como a flor,
Em forma de coração!

Lábios fonte de carinho,
Vermelhos, cor de coral,
Sois igual a um quente ninho,
Entre as rosas de um rosal!

Ao criar Deus a mulher,
De uma costela de Adão,
Pôs uma pedra qualquer,
Em lugar do coração!

Não vou àquele dentista,
Nem que Deus do céu me mate,
Ele é muito saudosista,
Só extrai com alicate!

MInha vida de solteiro,
Foi de fato acidentada;
Trabalhava o ano inteiro,
E no fim nada tinha!

Encontrei um vagabundo,
Soluçando sem cessar,
Porque soube que o mundo,
Estava prestes a acabar!

Ganho bem no meu trabalho,
Que é útil e vital,
Sou um bamba no baralho,
Jogador profissional!

Há homens como gilete,
Que tem cortes dos dois lados;
De noite pintam o sete,
E de dia comportados!

Um médico inteligente,
Como aquele eu nunca vi,
Tem matado muita gente,
Na ponta do bisturi!

No dia em que casei,
Alguém me disse a meio tom;
Custou mas eu te enforquei;
Tu vais ver o que é bom!

Quando Deus criou o mundo,
Descansou como um qualquer;
O homem em um segundo,
Reclamou pela mulher!

Cai a chuva promissora,
Corre forte a enxurrada,
Vou casar com professora,
Para ter a vida folgada!

A crise ninguém resiste,
Do povo ninguém tem dó;
Este dito já existe,
No tempo da minha avó!

Minha vida é uma novela,
De dor e sofrimento,
Desde o dia que com ela,
Me uni no casamento!

Se porventura eu crescer,
E conseguir posição,
Voltarei para agradecer,
Quem me faz perseguição!

Vi muita gente viver,
Com orgulho e aparatos,
E que no dia de morrer,
Não levou nem sapatos!

Uma coisa que redime,
O réu dando-lhe perdão,
É quando ele faz o crime,
Defendendo o seu irmão!

Não é fácil fazer trovas,
Ainda mais ser trovador,
Descobri idéias novas,
É difícil meu senhor!

O que mais quero no mundo,
Os meus mais loucos anseios,
É repousar um segundo,
Na almofada dos teus anseios!

Vem matar a minha mágoa,
Não precisa ter vexame;
Vem aqui, meu pingo d'água,
Na verde folha de inhame!

Os teus lábios vermelinhos,
Que beijo com adoração,
Às vezes, são como espinhos,
No meu pobre coração!

Meus primeiros desenganos,
Feriram-me o coração,
Quando eu vi, aos cinco anos,
O meu pai em um caixão!

O sofrimento não basta,
Para um ser tão pobrezinho;
Oh! Como a vida é madrasta,
Para aquele orfãozinho!

Corre o rio docemente,
No seu líquido caminho,
Dentro dele, indolente,
Vai gozando o meu barquinho!

Sim, tolo é o mortal,
Que confia na mulher,
Seu veneno é fatal,
Igual a uma cobra qualquer!

É doce sentir saudades,
Das serestas madrigais,
Da infância, da mocidade,
Que não volta, nunca mais!

A farmácia, hoje em dia,
É a melhor das profissões;
Basta açúcar e água fria,
E um bocado de limões!

Relógio, meu companheiro,
Que faz tic-tac sem parar,
Paralisa o teu ponteiro,
Pro meu bem não acordar!

O trabalho, meu amigo,
Dizem que é oração,
Conversa, é um castigo,
Pelo pecado de Adão!

No jogo, como no amor,
Existe o perde e ganha;
Em um, perde-se o valor,
No outro, só vergonha!

A saudade e a tristeza,,
Andam juntas pela vida;
Uma, trazendo a incerteza,
A outra, fazendo ferida!

O trabalho é um dever,
E não quero discordar;
Porém melhor seria ser,
Passarinho pra voar!

A violeta perfumada,
Vive oculta e triste assim,
Porque é apaixonada,
Pelo cravo e o jasmim!

A flor saudade é linda,
Tão meiga de roxa cor,
Mas triste se torna ainda,
Quando é a saudade de amor!

Para uns, o amor é aventura,
Para outros, é loteria,
Para muitos é loucura,
Para mim, é grande alegria!

O amor é tão complicado,
Malicioso e enganador,
Como um espinho aguçado,
Na haste de alguma flor!

Saudade, ninguém resiste,
O seu travo de amargador!
Adeus, que palavra triste,
Para quem ama com fervor!

O homem mau, avarento,
Explora até os seus;
Por isso, que eu contento,
Com a vontade de Deus!

Meu amor, sou marinheiro,
Vivo longe, em alto mar;
No meu peito aventureiro,
O teu nome eu vou gravar!

Violão, meu companheiro,
Meu amigo sem igual,
Quem cortou meu cajueiro,
Lá no fundo do quintal!

Na hora em que me casei,
Despedi-me dos meus pais;
Do caminho acenei,
Adeus, pra nunca mais!

Por que cantas à tardinha,
Meu querido sabiá? 
Ao ouvir tua modinha,
Que saudade me dá!

Para que temer a morte,
Se ninguém pode escapar,
Talvez a gente tem sorte,
De ir para um bom lugar!

As coisas mais belas do mundo,
É o amor e a saudade;
O que marca mais profundo,
É o dom da caridade!

Tive muitos amores,
Vividos na vida ao léu,
Uns sepultados com flores,
Será que os verei no céu!

Eu vi os pombos risonhos,
Que fugiram dos pombais,
Iguais os meus lindos sonhos,
Que não voltaram jamais!

Nenhum comentário: