sábado, 7 de julho de 2012

Doze em Ritmo de Sextilhas (Parte 8)


169 – Assis
Nota dez pra afinidade,
mas anda lento o debate.
O bom é se a bola chega
e de pronto se rebate;
do contrário o jogo emperra
e inviabiliza o arremate.

170 – Delcy
Em verdade, há um empate
entre cada sextilheiro;
a demora, às vezes, surge
por culpa do companheiro:
o nosso computador,
que faz greve o tempo inteiro!

171 - Elisabeth
 Por falar em companheiro,
está chegando a Eleição...
minha gente tome tento,
porque é preciso atenção
de não se apegar nos erros
no dia da votação!

 172 - Prof. Garcia
Vivo o meu sonho e ilusão
amando e querendo bem,
porque sonho de poeta
da terra, vai muito além,
escreve tudo que pensa
sem dever nada a ninguém!

173 - Gislaine
Sonhar, eu sonho também...
Eu vivo a grande ilusão
que só têm  os sonhadores!
Eu sinto, em meu coração,
a chama do amor nascido
sempre cheio de emoção!

 174 - Hélio Pedro
  Bate forte um coração
 quando um sonho é bem sonhado,
 o caminho é mais florido
fica o céu mais estrelado,
 e a lua aumenta o seu brilho
 se o sonho é realizado.

175 - Milton
Os sonhos colecionados
deixaram rastros risonhos,
colho os mais iluminados,
tento esquecer os tristonhos,
mas sou o rei dos viciados:
vivo perseguindo sonhos!!!

176 - Ouverney
Não há dias enfadonhos
quando se curte esse "vício";
saltamos vales, montanhas,
escalamos precipício;
de sonho, cada fatia,
da eternidade é um indício!

177 - Tadeu
 Se a poesia for um vício
ou um tipo de neurose,
hei de viver minha vida,
me servindo, dose a dose,
até que eu possa algum dia,
morrer, feliz, de overdose! 

178 – Thalma 
Por Deus, não fale em OSE!...
Palavra que finda assim,
me lembra o que dói demais
por dentro e fora de mim...
A escoliose que me ataca
estraga mais que cupim.

179 - Vanda 
A dor parece sem fim,
nesta senda dos mortais;
espinhos cercam a flor,
cresce a praga nos rosais;
mas "overdose" de amor...
que esta não falte, jamais! 

 180 - Zé Lucas
As dores já são demais
pelos caminhos da vida...
O amor, em pequenas doses,
na humanidade aguerrida;
mas o ódio, em muitas pessoas,
extrapolou a medida!

181 - Assis
 Oi, minha gente querida,
que bom voltar ao debate,
lembrando Gonçalves Dias,
que diz que "a vida é combate",
mas sonhando ver o amor
triunfar no grande arremate.

182 - Delcy
 É  bom voltar ao debate
pra ver cada  sextilheiro
falar  do  amor e da vida
e  do  solo  brasileiro...
e de tantas coisas belas,
das quais se torna empreiteiro!

183 - Elisabeth
É no solo brasileiro
que a nossa trova se esmera
e vai alegrando o mundo,
pois tudo o que a gente espera,
do fundo do coração, 
é uma eterna Primavera!

184 - Prof. Garcia 
Que doce a vida não era 
neste mundo de esplendor: 
se em cada estação da vida 
eclodisse um trovador, 
em todo canto nascia 
um verso em forma de flor! 
   
185 – Gislaine
A amizade traz calor,
e o amor traz alegria,
mesmo quando está distante.
Até mesmo a nostalgia
nos traz lembranças queridas
do mundo da fantasia!

186 - Hélio Pedro
 Quando o mundo Deus fazia,
 para cumprir sua meta,
 viu que faltava a poesia
 e que a obra  estava incompleta;
  depois da luz fez a terra
  e nela pôs o poeta.

187 - Milton
A magia predileta
de quem semeia poesia
é ser um pouco profeta
em cada verso que cria
e sentir que Deus completa
a força desta magia.

188 - Ouverney
Seja noite, seja dia,
sol intenso ou lua cheia,
quem é plantador de sonhos
traz a magia na veia,
e nunca escolhe a estação
nem o campo onde semeia.

189 - Tadeu
 Sextilheiros, me chateia
uma espécie de mania
que domina este debate:
nosso tema não varia.
Parece que só fazemos
poesia sobre poesia!

190 – Thalma
Senti dor e, na empatia,
eu também me pus a orar
pelos mineiros chilenos
que a morte quis soterrar. 
Mas o amor de Deus e o nosso
Fez a morte recuar. 

191 – Vanda 
Ao Senhor vamos louvar
pelo Chile, abençoado!
E peçamos, com fervor:
 - Seja também resgatado
 o irmão, do abismo das drogas,
 males, crimes e pecado!

192 - Zé Lucas
Fiquei impressionado
com as técnicas aplicadas
pra o resgate dos mineiros,
em horas tão delicadas,
salvando trinta e três vidas
que já estavam "sepultadas"! 

=============
continua…
================
Parte 1 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/06/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-1.html 
Parte 2 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-2.html 
Parte 3 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-3.html
Parte 4 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-4.html
Parte 5 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilha-parte-5.html
Parte 6 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-6.html
Parte 7 = http://singrandohorizontes.blogspot.com/2012/07/doze-em-ritmo-de-sextilhas-parte-7.html

Fonte: 
Doze em Ritmo de Sextilhas: Debate pela Internet. 20.02.2010 a 22.12.2010., 2012.

Nenhum comentário: