domingo, 2 de dezembro de 2012

A. A. De Assis (Revista Virtual de Trovas “Trovia” – n. 156 – Dezembro de 2012)





Neste Natal eu vou pôr 
minha boca na janela 
para você, por favor, 
deixar o seu beijo nela...
Antônio Roberto

Deus de amor, eu vos suplico:
dai-me a glória deste dom:
não de afirmar: "– Eu sou rico!",
mas de sentir: "– Eu sou bom!"
Aparício Fernandes

Como a gaivota perdida,
que o vento arrasta nos braços,
perdi o rumo da vida,
quando seguia os teus passos.
Hegel Pontes

Que alegria pode haver
no Natal, com maior brilho, 
que esperar amanhecer
no olhar em festa de um filho?
JG de Araújo Jorge

A Lua, que nos clareia,
é diferente de quem,
recebendo luz alheia,
não ilumina...ninguém!
João Freire Filho

Festejo tanto e bendigo
vitórias que os outros têm, 
que a vitória de um amigo
parece minha também!
Luiz Otávio

Se a visita é cansativa,
use o truque da vovó:      
diga que é hora votiva,
puxe a reza. É uma vez só...
Amilton Maciel – SP

Fugindo pela janela,
o “dom juan” quis “dar no pé”.
– Um fantasma!, gritou ela.
E o marido: – Agora é!
Angélica V. Santos – SP

Já perdi a compreensão:
vejam só quanta maldade!
Me curei do coração,
para morrer de saudade...
Ari Santos de Campos – SC

No verão ela anuncia
que o nudismo é a sensação
e o que só o marido via,
agora todos verão!
Arlindo Tadeu Hagen – MG

No trabalho a vida é dura...
minha grana é tão ausente,
que vendi a dentadura
pra comprar pasta de dente!
Clenir Neves – Austrália

Eu e o sapo temos tosca
maneira de encher o papo:
feliz, ele engole mosca
e, eu, à força, engulo sapo.
José Lucas de Barros – RJ

Na linguagem do sertão,
pra facilitar a rima,
helicóptero é “avião
com um papavento em cima”...
Osvaldo Reis – PR

São dois no espaço de um só,
de agarradinhos que estão…
E a moça, após o forró,
terá direito a pensão!
Therezinha Brisolla – SP

Vem vindo um tempo sem bombas,
sem tanques e sem canhões.
Falcões darão vez às pombas,
e os fuzis aos violões!
A. A. de Assis – PR

Numa hora como esta,
uma trova outra atropela:
são que nem moças na festa,
cada qual quer ser mais bela!
Adamo Pasquarelli – SP

Na minha dor pus de pé,
com esperanças sem fim,
a fortaleza da fé
que existe dentro de mim.
Ademar Macedo – RN

Não me negues teu retrato
que isso é tola precaução,
pois já o tenho de fato
gravado no coração!
Agostinho Rodrigues – RJ

Se temos paz, temos tudo,
pois ela nos satisfaz!
Conheço gente, contudo,
que tem "tudo", menos paz!
A. M. A. Sardenberg – RJ

Quem quiser ser um artista
tem que seguir as canções,
passar a vida na pista
para abalar corações.
Antonio Cabral Filho – RJ

Evita os tortos caminhos,
que o céu não vem por milagre;
o tempo apura os bons vinhos,
e, os maus, transforma em vinagre.
Antonio Juraci Siqueira – PA

Sem notar que a vida passa,
esta emoção me extasia:
Meus netos correm na praça
onde, em criança, eu corria!
Carolina Ramos – SP

A vida me revigora
lembranças que tanto amei.
E dos sonhos junto agora
os retalhos que guardei!
Conceição Abritta – MG 

Rasguei carta, telegrama,
fotos, bilhetes de amor,
mas ao deitar nesta cama
rasga-me o peito esta dor!
Conceição de Assis – MG

Esquece do amor o canto,
não vivas nesta ilusão;
com isso afastas o pranto,
libertas teu coração!
Cyroba Ritzman – PR

Ao teu cais, meu barco atado,
por um nó frouxo demais,
vai sendo, aos poucos, levado
para os braços de outro cais...
Darly O. Barros – SP

Eu vejo Deus na magia
dos versos simples que teço,
Deus é rima, amor, poesia,
é  fim,  é meio,  é começo!
Delcy Canalles – SC

Não há palavra nenhuma
tão grande quanto “saudade”,
que em sete letras resuma
a dor e a felicidade!
Diamantino Ferreira – RJ

Pego o barco, empunho o remo,
e, entre as mil pedras do rio,
da vida ao limite extremo
eu me entrego ao desafio.
Dorothy J. Moretti – SP

A um solitário que afronta
os ermos do coração,
a multidão amedronta
muito mais que a solidão...
Edmar Japiassú Maia – RJ

Desse bilhete velhinho
o passado não se apaga;
onde falta um pedacinho,
a saudade cobre a vaga...
Élen de Novaes Félix – RJ

Saudade é uma dor pousada
nos ombros da solidão:
felicidade passada,
vedada a repetição.
Eliana Jimenez – SC

Desta emoção incontida
não faço nenhum alarde...
E culpo demais a vida,
por te encontrar muito tarde.
Ercy Marques de Faria – SP

Velho mosteiro em ruínas,
longe das ondas do mar,
ondas que beijam cantinas
a ti não querem beijar.
Evandro Sarmento – RJ

Desperto e fico tristonho,
é triste o meu despertar,
ver acabado o meu sonho
antes do sonho acabar!
Francisco Garcia – RN

Os meus amigos são tantos
de uma bondade sem fim,
que não preciso ter prantos
pois eles choram por mim!
Francisco Pessoa – CE

Velho – carrego esperanças,
adubando a vida em flor:
quem não cultiva as lembranças
mata as raízes do amor.
Gabriel Bicalho – MG

De São Francisco a pobreza,
tão pobre como ninguém...
Mas quem me dera a riqueza
de ser pobre assim também!
Gasparini Filho – SP

Meus lábios apaixonados 
bebem o orvalho dos teus,
desses teus lábios molhados
que sonham com os lábios meus!
Gislaine Canales – SC

A esperança é uma resposta
com malícia de mulher:
– Sabendo o que a gente gosta,
promete o que a gente quer…
Izo Goldman – SP 

Menos triste, mais cantante...
seria o mundo sem dor,
se ouvisse o som cativante
da doce palavra Amor!
JB Xavier – SP

Nossas almas tão unidas
num mistério sedutor;
parece que de outras vidas
já nutriam grande amor!
João Batista X. Oliveira – SP

Transformou nosso destino
uma pequena criança,
pois junto a Jesus menino
nasceu no mundo a esperança!
Jeanette De Cnop – PR

Um gosto de fim de festa,
tristeza, desilusão.
É tudo enfim que nos resta
depois que os sonhos se vão...
João Costa – RJ

Tanta gente em si perdida,
entre sombras se escondendo.
Cada dia é outra vida
que em disfarces vai morrendo...
José Feldman – PR

É num desabafo mudo
que muita gente se trai,
deixando o olhar dizer tudo
que com palavras não sai!
José Ouverney – SP

De antemão lá vai o aviso:
flor é amor maior, carinho,
paz e tudo que preciso...
Bem melhor ser flor que espinho!
Laérson Quaresma – SP

Eu tenho perseverança
e à tristeza me anteponho:
garimpeiro da esperança,
sempre vivi do meu sonho.
Luiz Carlos Abritta – MG

Pra ser feliz nesta vida
não é preciso inventar.
Basta um prato de comida,
um grande amor e... sonhar!
Maria Lúcia Fernandes-RJ

Quem planta em terras fecundas
colhe bons frutos – e mais:
cria raízes profundas
à prova de vendavais.
Mª Madalena Ferreira – RJ

Nunca temerei fracassos,
chegarei mesmo sozinho.
Quem segue do pai os passos
sabe as curvas do caminho...
Manoel Cavalcante – RN

Janela do meu encanto,
de alcance manso e profundo...
À noite, levas meu pranto;
de manhã, trazes meu mundo!
Mara Melinni – RN

Se caem do céu as águas
com tanta beleza e encanto,
por que desencanto e mágoas
há nas águas do meu pranto?
Mª Conceição Fagundes – PR

Para encantar a velhice,
ser tranquilo, sonhador,
há que desde a meninice
plantar sementes de amor.
Marina Valente – SP

Garoto, olhando pro céu,
vê chuva e sonha enxurrada;
faz barquinho de papel,
com bilhete à “namorada”.
Mário Zamataro – PR

Ouço os ecos do meu pranto
desde o dia em que partiste;
hoje vivo em desencanto,
num viver... amargo e triste!
Maurício Friedrich – PR 

Digo que a insônia é bendita
quando traz a inspiração
para a poesia infinita
dormir em meu coração.
Marcos Medeiros – RN

Quando é longa e dura a estrada,
nós sempre aprendemos tanto,
que as conquistas, na chegada,
têm sempre o dobro do encanto.
Olga Agulhon – PR

Na estação do meu anseio,
nos perdemos de nós dois...
– Não foi o trem que não veio,
fui eu que cheguei depois!...
Pedro Mello – SP

No seco botão de rosa,
que me deste em tenra idade,
vejo a ponte afetuosa
que me conduz à saudade.
Renato Alves – RJ

Eu comprei uma ampulheta
pra entender o tempo assim.
Mas só vi a silhueta
de um vai e volta sem fim.
Renato Leite Goetten – PR

Sou rio, minha querida,
correndo para o seu mar
para adoçar sua vida
sem pena de me salgar.
Roberto Acruche – RJ

Qual a brisa, calmamente,
ou ligeira ventania,
passa o tempo – "indiferente",
dia e noite... noite e dia...
Ruth Farah – RJ

No refúgio desmanchamos,
quando ficamos a sós,
esses nós que carregamos
no fundo de todos nós!
Selma Patti Spinelli – SP

Destemido e dedicado,
companhia cativante.
Com meu pai sempre ao meu lado,
sou forte como um gigante!
Vânia Ennes – PR

No livro, em que foi guardada
para lembrar nosso amor, 
morre a flor, desidratada,
pois “pranto” não rega a flor
Wandira Fagundes Queiroz – PR
================================
Visite:
http://poesiaemtrovas.blogspot.com/   
http//www.falandodetrova.com.br/   
=================================



Nenhum comentário: