quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Efigênia Coutinho (Livro de Poesias)



SÚPLICA DE POETA

 Os Poetas vestem sua alma e seus
 sonhos, com Poesia. Em suas dimensões
 mais profundas, as do gozo de viver,
 da dor de Amar, chorar, e de Morrer... 

 Se for lei que à morte o corpo condena,
 Eu vos suplico que na alegre impressão
 de vossas penas, com sábia precaução envieis
 fora da cena , um meio de vida eterna ... 

 O Tempo vai, portanto, passar, num grito,
 o apelo enviado...Poetas das virtudes e 
 esperanças, para, com oferendas e 
 saudações, Ir habitar ao empíreo mundo.

DOCE PECADO

Nesta dança ardente fogo de alma
por onde serpenteias meu corpo elástico
com teu jogo incêndio corpo propenso
à exalação do incenso da paixão

O ardor em mim instalado de dor
vira um braseiro rubro dado à pele
às entranhas ardentes devora-me o peito
com beijos de desejos no fundo enleio

Agitação por ti em mim com fumo
a vida exala chama do meu íntimo
a busca do infinito exalta a paixão
crime ou denodo? Amando me envolvo.

AMOR É AMOR

 Dois corações sinceros, emoção e beleza
 Não há nada que impeça. Amor é Amor
 Não modifica ou teme a qualquer incerteza.
 Onde não encontra barreiras nem dor 

 Amor, é símbolo imutável, dominante,
 Que vivencia a procela com bravura;
 É corpo celeste no espaço fascinante
 Cujo sentir se aprimora, lá nas alturas.

 O Amor não oscila ao tempo, é plenitude
 Ao tropel da louca paixão que se arrasta
 O Amor transcende extremos de beatitude.
 Ah! cegueira que cria mistérios que se alastra. 

 Afirmando para eternidade fidelidade...
 Com paixão, seu coração, forte brasão...
 Há ardor mais forte que Amor e cumplicidade!?
 Esta alma que sedenta em si é só oblação.

TEMPO

Mesmo quando a vida
transcende o espaço
e o imensurável tempo,
mesmo quando toda dor
 toda saudade nos correm,
ainda assim é possível
sentirmos dentro de nós
a presença constante daqueles
que tanto amamos,
pois os corpos se separam
mas não os nossos corações!

JARDIM DA VIDA

Fiz da vida um belo jardim
Tendo Deus como lavrador
Ele cuidadoso sempre afim
Eu rodeada de belo jasmim.

Não basta derramar o viver
Para poder brilhar ou reflorir
Ervas daninhas que aparecer
É preciso com zelo extinguir.

Por este jardim muito feliz
Sou uma plebéia auferida
Não sendo uma Imperatriz
Tenho de Deus toda colhida.

Dentro dum sentir comedido
Ao fascínio de querer viver
Os sonhos vou consentido
Ao belo jardim reflorecer…

TERRAS DISTANTES

Andarei de sonho em sonho
De um lugar a outro lugar
O caminho não será bisonho.
Quero encontrar quem me fale
Alguém com quem possa falar
De Amor, mesmo diga que me cale.

Fatias de céu me ponho a colher
Para o caminho engrandecer
Teceria com algodão de nuvens
Ao leito para com Amor aquecer
Antes que os sonhos se turvem
Com poemas sonoros enriquecer.

Seja por fim o sonho envolvente
Ao longo deste árduo desejo
Num Sonho transcendente...
Transpus céus, montanhas cruzei
Dos tantos anseios que rumorejo
Em Terras Distantes me enamorei.

SONHADORA E POETISA
  
Os humanos  filósofos e eruditos
que dos fatos morais fazem pesquisa
afirmam, sem rebuço,em seus escritos,
que o cérebro é a porção que localiza
não somente os prazeres e aventuras,
como as desilusões e as amarguras.
  
Usando uma expressão menos correta,
porém , sendo muito mais sugestiva,
não se arreceia o Sonhador e Poeta
de proclamar que o coração arquiva
o sofrimento, a duvida, a alegria...
tudo que nos agrada ou contraria...
  
E, para retribuir tão nobre preito,
nas horas de doçura ou tormento
o coração sabe pulsar dentro do peito,
ou zangado e veloz ou sereno e lento,
e, apesar de pequeno e de disforme,
ativo e intemerato jamais dorme!…

AMOR ENLUARADO

 Aquela Lua murmurante
 De prata cristalina abanar
 Tem o dom de embriagar
 Com sua luz extasiante...

 Vezes e vezes alvejante
 Por este Luar passei
 Em sua beleza enamorei
 Sendo apenas caminhante.

 A mourejar melodiosa seresta
 Vem graciosa beijando a terra
 Sorvendo fragrâncias dela
 Vai espargindo pelas florestas

 Na imensidão do seu encanto
 Emergem soluços abaluartar
 Que se arrastam sem parar
 Qual recordações de seu canto.

 Debruçam brumas andandeiras
 Um acariciar com aluamento
 A invadir desejos e sentimentos
 Revelando apagas esteiras!

 Lá pelo infinito, muito além
 Desliza o Luar a se enamorar
 Respingando doce cochichar
 Levando meu Amor também!

MÁGICO ARCO-ÍRIS 

 Na magia de um doce sonhar,
 Em volta de um arco-íris me vejo
 Bebendo o néctar e acariciar,
 Aos sons de teu rumorejo!...

 Os meus olhos úmidos a magia fitou
 Alheia ao sonho bordado no coração,
 E os sentimentos na alma sublimou
 A mais pura e eufórica emoção!...

 Um sorriso vai deslizando adocicado,
 Nos meus lábios sensuais, triunfantes...
 Que pousou nos teus, enamorado,
 Deixando meu coração no peito arfante!

 O Arco-Íris com magia vai colorindo
 O meu ser, que de alegria vai inundando,
 E vou vivendo toda essa poesia florindo
 Com aromas que o ar vão perfumando!…

Fonte:
AVSPE- http://www.avspe.eti.br/coutinho/poemas_efigenia.htm

Nenhum comentário: