sábado, 17 de outubro de 2009

Projeto De Trovas Para Uma Vida Melhor (2a. Etapa – 4. Concurso)



Tema: Perdão

GRUPO: 1 – NACIONAL


1º LUGAR

Retirada - por não ser inédita, por ter sido classificada em Concurso Nacional de Trovas de Taubaté 2000.
O meu perdão eu reforço
no momento em que consigo
ver as gotas de remorso
na lágrima do inimigo!

2º LUGAR

Perdão é a esponja macia
que se passa numa ofensa
por se crer na luz do dia
contra a noite da descrença.
Nilton Manoel (Ribeirão Preto – SP)

3º LUGAR

Em nome do amor, em nome
dos sentimentos mais nobres,
perdão, meu Deus, pela fome
que a injustiça impõe aos pobres!
Antonio Augusto de Assis (Maringá – PR)

MENÇÃO HONROSA

1. Perdão de amor é incerteza,
é aquela pedra em desvio
que segura a correnteza
mas não traz de volta o rio
Alba Christina (São Paulo – SP)

2. Tão doce o perdão ressoa
nas fibras do coração;
mais nobre que quem perdoa
é o que suplica o perdão!
Humberto Rodrigues Neto (São Paulo – SP)

3. Sendo o amor doce legado
que Jesus Cristo deixou,
embora crucificado,
seu perdão não nos negou!
Dilma Ribeiro Suero (Rio de Janeiro – RJ)

4. Este perdão que me negas
por "um nada" que te fiz,
é mais um cravo que pregas
na cruz de um peito infeliz.
Thalma Tavares (São Simão – SP)

5. Se és duro de coração,
não perdes por esperar...
Do céu só terá perdão
quem é capaz de perdoar!
Renato Alves (Rio de Janeiro – RJ)

MENÇÃO ESPECIAL

1. É uma sublime atitude
o saber pedir perdão.
Bem mais nobre é a virtude,
perdoar sem restrição.
Neiva Fernandes (Campos dos Goytacazes – RJ)

2. Quando a mágoa nos revolta,
e os dias tinge de breu,
só o Perdão nos traz de volta
a luz que a mágoa escondeu.
Marisa Vieira Olivaes (Porto Alegre – RS)

3. Perdão, eu peço, Senhor,
por não ter dado atenção
e nem repartido amor
com o meu carente irmão!
Delcy Canalles (Porto Alegre – RS)

4. Um erro sempre é semente
de uma dor que vai nascer.
Perdão é o melhor presente
que alguém pode receber...
Milton Souza (Porto Alegre – RS)

5. Por tudo que tu fizeste,
meu perdão, ainda te dei!...
Não, pelo amor que me deste,
mas, pelo amor que sonhei!
Prof. Garcia (Caicó – RN)
***************************

GRUPO: 2 – NACIONAL

1º LUGAR

O rancor me corroía
flagelava o coração.
Resolvi um certo dia
libertar-me com o perdão.
José Almir da Luz Junior (Curitiba – PR)

2º LUGAR

Ao receberes perdão,
por um instante dourado,
sentes Deus em comunhão
e o coração aliviado.
MIFORI (Mogi das Cruzes – SP)

3º LUGAR

Queres definir o amar?
Dentro da minha visão
amar é não precisar
jamais pedir o perdão!
Lóris Turrini (Tremembé – SP)

MENÇÃO HONROSA

1. Concedido por esmola
o perdão não traz fiança.
Dificilmente consola
tendo sabor de vingança...
Ruth Farah Nacif Lutterback (Cantagalo – RJ)

2.Se uma injúria alguém lhe lança,
dê-lhe a luz do seu perdão;
seja como uma criança
que traz limpo o coração.
Ilze Soares (São Paulo - SP)

3. Coisa mais bela da vida
é saber pedir perdão;
mostra humildade contida
dentro do seu coração
Wanda Duarte da Silva (Ribeirão Preto – SP)

4. Para dirimir um crime
consumado na paixão,
não há nada mais sublime
do que beijo do perdão.
Adamores (São José dos Campos – SP)

5. Vence valores, de fato,
quando em meio à discussão,
se revolta de imediato,
mas, na ofensa... dá o perdão!!!
Vânia Maria Souza Ennes (Curitiba – PR)
********************************

MENÇÃO ESPECIAL

1. Não vejo gesto de amor
Que se compare ao perdão;
Nem mais nobre, nem maior,
Que estender a sua mão.
Raymundo de Salles Brasil (Salvador – Bahia)

2. Perdoe pra ser perdoado:
esse é o lema cristão.
Não fique aí machucado,
peça e dê seu perdão.
Jair Pereira da Silva
********************************
GRUPO INTERNACIONAL

1º LUGAR

Ninguém me peça perdão
por algo que fez errado;
basta que atente a razão
logo fica perdoado!
Fernando Reis Costa (Coimbra – Portugal )

2º LUGAR

Uma palavra eu conheço,
que todos chamam PERDÃO!
Que a porta se abra em apreço.
Rancor ...faz mal, coração!
Libia Beatriz Carciofetti (Santiago del Estero – Argentina)

3º LUGAR

Senhor sofre o coração
pois muito te há ofendido,
triste te pede PERDÃO
com o peito arrependido...
Cristina Oliveira Chavez (Estados Unidos)

MENÇÃO HONROSA

1. Como se derrete o gelo,
suave brisa do perdão,
sempre alcança o seu apelo,
com amor, o coração.
Maria Cristina Fervier (Salto Grande – Santa Fe – Argentina)

2. Perdão por amar-te tanto
contigo perco o sentido
pois eu só vivo do encanto
de teus olhos meu querido...
Angela Desirée Palacios

3. É difícil esquecer
um insulto, uma agressão?
Mas é assim, podeis crer,
que tem valor o perdão.
Judite Raquel Neves Fernandes (Urbanização Quinta da Lavra – Portugal)

MENÇÃO ESPECIAL

1. Quem um filho castigar
por erro ou por omissão,
põe, no rosto, um mau olhar,
mas na alma dá-lhe o perdão.
Tiago – António José Barradas Barroso (Parede – Portugal)

2. Senhor, pecados alinho
para te pedir perdão,
que o padre já está velhinho
e dorme na confissão.
Olívia Alvarez Miguez Barroso (Parede – Portugal)

3. P'ra podermos perdoar,
teremos de estar em paz.
É como aprender a andar
e ver como se é capaz...
Jorge A. G. Vicente (Suiça)

4. Dar perdão é dar Amor!
Sabes amar? Reza e canta.
Por amor, ao pecador,
perdoa Deus e encanta!
Isaura Martins (Lameiras – Tábua – Portugal)

5. Jesus, nosso Professor,
ensinou esta lição:
- Perdoa e dá muito amor,
terás sempre o meu PERDÃO!
Gisela Alves Sinfrónio (Olhão - Portugal)
***************************

GRUPO 3 – ALUNOS

1º LUGAR

Você não sabe o tamanho
dessa minha imensa dor.
Mas, se o perdão eu não ganho,
sinto falta desse amor.
Daniela Aparecida S. Dias (Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César”- Profª Celina

2º LUGAR

Eu tenho uma linda amiga
que já me pediu perdão;
ela aprontou uma briga...
Mas ganhou meu coração.
Carlos Magno Batista da Silva (Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César” - Profª. Celina

3º LUGAR

Eu lhe dei o meu perdão,
ganhe, pois o meu amor.
Vou lhe dar meu coração,
como se dá uma flor.
Rafaela Rodrigues Lolo (Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César” - Profª. Celina

MENÇÃO HONROSA

1 O perdão é obra prima
que nasce no coração,
de quem perdoa e estima
o outro, e tem compaixão.
Larissa Alves- 13 anos ((Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César” Prof. Rose

2. Ajoelhando-se no chão,
suplicando ao Criador,
ofereça seu perdão,
num grande gesto de amor.
Isabelle C. G. Galvão Silva (Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César” - Prof. Rose

3. Amor, tenha piedade!
Eu imploro o seu perdão;
você é a realidade
que vive em meu coração.
Maria Paula Antunes Davi (Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César” - Profª. Celina

4. Aprendi dar meu perdão
e também ser perdoada.
Quero dar meu coração
e também ser muito amada.
Caroline Aparecida S. Santos (Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César” - Profª. Celina

MENÇÃO ESPECIAL

1. Um passo para o perdão
é muito mais que bondade,
que mora no coração,
como amor e amizade.
Jéssica Duarte de Matos (Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César” - Profª. Celina


2. Perdão por não ser perfeito,
perfeito sei que não sou,
com você fico sem jeito,
porque assim sempre é que estou!
Fabrício B. de Lima (Paraibuna – SP)
EE. “Cel. Eduardo José de Camargo” – Profª Helô

3. O perdão é um grande dom
se ele vem do coração,
só quem realmente é bom.
é que tem a salvação.
Josiane Oliveira Jerônymo (Paraibuna – SP)
EE. “Cel. Eduardo José de Camargo” – Profª Helô

4. No mundo quero aprender
que perdão temos que dar,
para podermos viver
e respirar um bom ar.
Yasmim Scarlat Ribeiro Gonzaga (Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César” - Profª. Celina

5. Quase morri, meu amor,
sofrendo por solidão.
Agora morro de dor
por não ter o seu perdão.
Ana Carolina Nunes de Paula (Paraibuna – SP)
EE. “Dr. Cerqueira César” - Profª. Celina
----------
Fonte:
Antonio Augusto de Assis

Nenhum comentário: