quinta-feira, 7 de julho de 2011

Poesia no Ônibus “Poetas do Comércio”, em Ponta Grossa (Classificação Final)


reportagem de Patrícia Antunes

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou, nesta terça-feira (5), os poetas selecionados para o Programa Poesia no Ônibus “Poetas do Comércio”, versão 2011/2012. Uma comissão de alto nível literário fez o julgamento dos poemas e selecionou 10 para circulação nos veículos do Sistema Integrado de Transporte Urbano, no período de julho de 2011 a junho de 2012. De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Elizabeth Schmidt, o programa “objetiva estimular e divulgar a produção literária dos escritores da cidade, tornando a arte acessível a todos e oferecendo à comunidade uma nova alternativa de acesso à arte literária, fomentando o hábito da leitura entre os usuários do transporte coletivo”.

Além de serem exibidos no interior dos ônibus, os poemas selecionados também serão publicados na Antologia dos Concursos Municipais de Poesias e Contos, numa edição especial, com 1.000 exemplares, editada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no 2º semestre de 2011. Cada poeta selecionado terá uma cota de 10 unidades a título de direitos autorais desta edição. O restante dos exemplares será distribuído gratuitamente em bibliotecas, escolas, instituições e críticos literários.

Desde 2003, o programa buscou diversificar as vertentes de produção poética envolvendo a comunidade geral, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, os acadêmicos, os escritores já conhecidos na cidade e os trabalhadores de diversos segmentos. Nesta versão, participaram os trabalhadores do comércio de todas as categorias, oriundos de empresas localizadas no município de Ponta Grossa.

Poemas Selecionados:

- "Bênção dos Anjos"- de Alice de Fátima Mendes de Oliveira, Governanta do Vila Velha Hotéis e Turismo;

- "O que vejo" - de Edimarcia das Neves Silva, balconista da Mercearia Atlanta;

- "Sentidos d'alma"- de João Gilberto Agner da Holm/Holm & Advogados
Associados;

- "As crianças" de Kyoma Franceschi, Professora da Educação Infantil da Escola Bom Pastor;

- "Núpcias" e "Menino-violão" de Phellip Willian de Paula Gruber, Vendedor e Contador de Histórias para Crianças da Livraria Universo da Leitura;

- "Quando te sentires sozinho" de Rosemari Aparecida de Oliveira, Auxiliar Administrativa da Academia Universal Arte e Profissão;

-"Minha solidão" de Scheila Domingues, Auxiliar Administrativa da SANEPAR;

- "Cobrador de ônibus" e "Sentimento canino" de Suzana Schulhan Lopes, Cadastro de Livros e Controle de Encomendas da Livraria Universo da Leitura.

Fonte:
Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, enviado por Fábio Palhano

Nenhum comentário: