sábado, 28 de janeiro de 2012

A. A. de Assis (Trovia de Fevereiro – n. 146)



Inesquecíveis

Triste sina dos mortais
é ver, assim malfadadas,
lado a lado almas rivais,
almas gêmeas separadas...
ALBERCYR CAMARGO

Tua carta inesperada
tantas lembranças me trouxe,
que eu vivi de um quase nada
um quase tudo tão doce!...
ANALICE FEITOZA DE LIMA

Eu penso, quando anoitece,
vendo o céu todo em fulgor,
que cada estrela é uma prece
aos pés de Nosso Senhor!
COLOMBINA

A velhice é idade linda,
e não me assusta jamais...
Só não gosto mais ainda
porque ela é curta demais!...
DOM NIVALDO MONTE

Ah, saudade, esta verdade
jamais a gente abandona:
vai-se a dona da saudade,
fica a saudade da dona!
MAIA D’ATHAYDE – PE

Não foste a minha metade
pois jamais me deste um “sim”,
mas fizeste que a saudade
fosse a metade de mim!
JOSÉ MARIA M. DE ARAÚJO – RJ
Parabéns trovador Gerson Cesar Souza, autor da letra
do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013.


Brincantes

O canibal, sem alento,
tentando a fome aplacar,
no dia do casamento
comeu a noiva... no altar!
ANTÔNIO J. SIQUEIRA – PA

“Não há pão? Comam brioche!",
disse a rainha ao seu povo.
Antes um pão que o deboche,
de preferência... com ovo.
DIAMANTINO FERREIRA – RJ

Que há semelhança bastante
entre os dois, eu não descarto:
lua tem quarto minguante,
velho é minguante no quarto...
JOSÉ FABIANO – MG

O terapeuta sugere:
– “Apimente” a relação!
Mas a mulher interfere:
– “Tô” fora!... Pimenta, não!
LUCÍLIA DECARLI – PR

Prometer é ato falho,
mas na política pode:
– a cada macaco um galho,
– a cada cabrita um bode...
OSVALDO REIS – PR

Ao se banhar num riacho,
distraída, minha prima
lembrou da peça de baixo
quando tirava a de cima...
RODOLPHO ABUDD – RJ

A ratazana e o ratinho
brigaram feio, de fato:
foi ciúme do vizinho,
que, na verdade, era um “gato”!
SELMA SPINELLI – SP

“Pescar, pra mim, é mania,
e é estranho que a esposa deixe...”
Ele vai pra pescaria
e ela vai “vender seu peixe”.
THEREZINHA BRISOLLA – SP

Líricas e filosóficas

Ah, poeta, como é lindo
teu trabalho, e quão fecundo...
– Noite e dia produzindo
sonhos novos para o mundo!
A. A. DE ASSIS – PR

Bilhete é sempre um recado
para ser dado escondido
a um alguém apaixonado
por outro alguém proibido!
ADEMAR MACEDO – RN

Quem tem musa inspiradora
faz quantas trovas quiser,
exaltando a sedutora
que sonha em ter por mulher!
AMILTON MACIEL – SP
Trova humorística é um modo engraçado, mas inteligente,
de dizer alguma coisa às vezes séria. – Colbert Rangel Coelho


Se a rima não é perfeita,
com certeza tem um rito:
o artífice sempre a ajeita
e o verso se faz bonito.
ANDRÉA MOTTA – PR

À noite vou namorar:
da lua já nem preciso...
Só quero ver teu olhar
fascinando o meu sorriso.
ARI SANTOS DE CAMPOS – SC

O amor, para muita gente,
é diversão perigosa.
Quem não sabe ser prudente
transforma em espinho a rosa.
ARLENE LIMA – PR

Pelo bem que me fizeste,
meu amor, muito obrigado...
Deste-me a prova inconteste
de que estou vivo... e acordado!
BRUNO PEDINA TORRES – RJ

A estrada foi destruída,
num desvio se tornou;
a paixão não permitida
nesse atalho enveredou.
CIDA VILHENA – PB

Empilhados na memória,
um a um, mesmo à distância,
escreveram linda história
os meus brinquedos de infância.
DELCY CANALLES – RS

Voltas... E eu acho tão triste
a emoção de disfarçar
que por mim, já que partiste,
nem precisavas voltar...
DIVENEI BOSELI – SP

Dizem que amas de mentira,
mas gosto de acreditar;
e até que um dia eu confira,
vou-me deixando enganar.
DOROTHY J. MORETTI – SP

O destino, sobretudo,
numa visão alongada,
é uma incerteza de tudo
ante a certeza do nada!
EDUARDO A. O. TOLEDO – MG

Deu-me as asas o Senhor
e, ao voar pelo infinito,
vou buscar meu grande amor,
o meu sonho mais bonito.
ELIANA JIMENEZ – SC

A escuridão, por mais densa,
também nos traz coisas belas:
sem luz se ama, se pensa,
dá-se mais valor às velas.
ELIANA PALMA – PR

Qualquer que seja o motivo
que a razão nos tente impor,
não se passa o corretivo
quando um erro é por amor!
ELISABETH SOUZA CRUZ – RJ

No mar revolto da mente
teu vulto baila na espuma:
momento louco em que a gente
sonha com o amor que se esfuma.
EVANDRO SARMENTO – RJ

Quando à tarde, ao pôr do sol,
tu te sentires tristonho,
busca teu novo arrebol
no arrebol de um novo sonho!
FRANCISCO GARCIA – RN

Se a solidão é doença
e eu só, tão debilitado,
só basta a tua presença
para que eu fique curado!
FRANCISCO PESSOA – CE

Deus, em toda a sua glória,
com tanta grandeza e brilho,
pra completar sua história,
quis ter mãe e quis ser filho!
GISLAINE CANALES – PR
O difícil no fácil é criar algo dentro da simplicidade
que deve caracterizar a trova. – Maria Thereza Cavalheiro


A vida é tão passageira,
para que tanto segredo?
Se você me ama, inteira,
revele ao mundo, sem medo!
GLÉDIS TISSOT – SC

Quem se perde em devaneios
não vê que o tempo, ao passar,
vai girando e, em seus volteios,
não volta ao mesmo lugar...
HERMOCLYDES FRANCO – RJ

De manhã o sol me acorda
e à noitinha me adormece.
Um “reloginho” sem corda
cujo toque nos aquece.
HUMBERTO DEL MAESTRO

Numa estrada colorida,
ou na trilha empoeirada,
se a família segue unida,
é suave a caminhada.
ISTELA MARINA – PR

A madrugada é o instante
em que o sol, com ousadia,
induz a noite – gestante –
a dar à luz... novo dia!
JAIME PINA DA SILVEIRA – SP

Que tu estejas presente,
junto a mim, é o que desejo,
inda que seja somente
o tempo exato de um beijo!
JEANETTE DE CNOP – PR

Nos momentos de perigo,
de amargura e solidão,
que conforto é o ombro amigo
e o abraço de um irmão!
JESSÉ NASCIMENTO – RJ

Este conceito traduz
um céu de muito esplendor:
– “amor é facho de luz”
– “perdão é bênção de amor!”
JOAMIR MEDEIROS – RN

Neste mundo tão mesquinho,
benditas as mães, meu Deus,
que dão amor e carinho
a filhos que não são seus.
JOÃO COSTA – RJ

As verdadeiras lições
que a mim meu pai ensinava
não vinham dos seus sermões,
mas de quando ele calava.
J. B. XAVIER – SP

Tanta gente em si perdida
entre sombras se escondendo.
Cada dia é outra vida
que em disfarces vai morrendo…
JOSÉ FELDMAN – PR

A idade, a chegar de manso,
respeitando o meu cansaço,
põe cadeiras de balanço
nas tardes por onde eu passo...
JOSÉ OUVERNEY – SP

Fez-se inverno em minha vida.
Nem luar... nem luz... só breu!
Desde a tua despedida
já nem sei mais quem sou eu.
LUIZ ANTONIO CARDOSO – SP

Nos momentos de perigo,
revés ou só de aflição,
revela-se o bom amigo
num puro estender de mão.
LUIZ HÉLIO FRIEDRICH – PR

Em meus rascunhos guardados,
não há mistérios... Porque
nos versos que são lavrados
o tema é sempre... você!
MARIA LÚCIA DALOCE – PR

As mães são divinas plantas
que deram flores, sementes.
Para Deus são todas santas,
com milagres diferentes.
MARIA NASCIMENTO – RJ

Pobre vai de pé no chão,
de carona, só por sorte.
Rico estaciona o carrão
e caminha por esporte...
MARINA VALENTE – SP

Qual um sol assim já posto,
totalmente num ocaso,
meu coração por desgosto
chorou nosso fim de caso.
MIFORI – SP

Xeroquei a sua imagem
e guardei na minha mente;
sempre na minha abordagem
é você que está presente.
NEIVA FERNANDES – RJ

Carrego pouca bagagem
porque na vida aprendi
que, mesmo longa a viagem,
preciso apenas de ti!
OLGA AGULHON – PR

Ao ver-te, só de passagem,
em minha vida vazia,
me sinto escrava da imagem
de uma louca fantasia.
OLGA FERREIRA – RS

Quem cultiva uma amizade
dentro do seu coração
pode morrer de saudade
mas nunca de solidão.
OLYMPIO COUTINHO – MG

Quando o vento, aos meus ouvidos,
sopra as palmas do coqueiro,
pareço ouvir os gemidos
das dores do mundo inteiro.
RENATO ALVES – RJ

Dos instantes devotados
a cada luta vencida,
todos estão retratados
no painel da minha vida.
ROBERTO ACRUCHE – RJ

Ter amor é coisa boa
por alguém que está presente,
pois, indo embora, a pessoa
leva um pedaço da gente.
ROBERTO TCHEPELENTYKY – SP

Oh que mensagem tão bela
o mar na praia nos traz
ao encerrar a procela
em brancas ondas de paz!...
ROZA DE OLIVEIRA – PR

Do nascer à despedida,
ele é sal e sol na estrada,
ele é luz em nossa vida,
sem amor não somos nada...
SÔNIA DITZEL MARTELO – PR
Na tribo dos trovadores, entre irmãos te sentirás.
Quanto mais fraterno fores, melhor trovador serás! (aaa)


O convite amarelado,
que o envelope resguardou,
traz lembranças do passado
que nem o tempo apagou.
SÔNIA MARIA SOBREIRA – RJ

Enquanto o teu ventre sofre,
menino de muitas fomes,
teu patrão guarda no cofre
o lucro do que não comes.
THALMA TAVARES – SP

Ah, juventude, quem dera
trazer-te sempre comigo,
numa eterna primavera
no meu peito, seu abrigo.
THEREZINHA TAVARES – RJ

Devemos andar na linha
e com prudência também:
"tino e caldo de galinha"
não fazem mal a ninguém!
VANDA ALVES DA SILVA – PR

Sou vaso, às vezes quebrado...
mas, cada vez, Deus permite
que eu volte a ser restaurado,
com Seu amor sem limite!
VANDA FAGUNDES QUEIROZ – PR

As melhores gargalhadas
chegam sempre de repente,
em cenas abobalhadas,
e tomam conta da gente...
VÂNIA ENNES – PR

No ser a força do ser,
na flor o encanto da flor...
Na vida o rico saber
congrega paz, luz e amor!
VIDAL IDONY STOCKLER – PR

Canto meu canto de amor,
canto meu canto de paz!
– É próprio do trovador
pôr no verso o que lhe apraz...
ZENAIDE MARÇAL – CE
Visite → http://poesiaemtrovas.blogspot.com/
http//www.falandodetrova.com.br/
http://aadeassis.blogspot.com/

Nenhum comentário: