Singrando Horizontes

Vive muito mais feliz
quem bebe as águas das fontes,
e, também, minh´alma diz,
quem vai Singrando Horizontes !
(Ialmar Pio Schneider - Porto Alegre/RS)

Vai, Singrando Horizontes,
O infinito é a ambição
rumo aos mais distantes montes,
rumo à imaginação!
(Sinclair Pozza Casemiro - Campo Mourão/PR)

Você é a Gralha Poeta
que leva nossa poesia
ao mundo, em que o grande esteta
criou com tanta harmonia!
(Nei Garcez – Curitiba/PR)
Nas artes e na literatura, vão surgindo as classificações didáticas, as separações por faixas etárias, estilos, temáticas etc. Ha professores e alunos no Brasil, que aprendem só isso da produção artística. Decoram nomes, escolas e datas, mas não se embrenham nos livros, preferem o futebol ou o vídeo-game. A Literatura de boa qualidade nos empolga, lemos sem poder largar o livro, as páginas suscitam nossa emoção, respondem ou provocam perguntas.

Sem a Literatura acumulada nos séculos, o ser humano estaria muito mais próximo da animalidade que ainda o caracteriza nas páginas policiais. Em minhas oficinas ninguém gasta muito tempo com aquela americana lista de soft, hard etc. etc. Falamos em cenas que não saem da memória, em emoções que derramam lágrimas, falamos em idéias e como expressa-las com eficiência. Quem entra em um Museu não fica procurando renascentistas, impressionistas, dadaistas, cubistas ou abstracionistas. O espectador inteligente não procura escolas ou datas, procura obras primas. Nossa ambição deve ser a obra-prima.

(André Carneiro)


Fonte da Imagem da Pomba = http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal121/qualidade_vida_paz.aspx

quinta-feira, 11 de julho de 2013

1° Concurso Internacional de Literatura da ALACIB (Prazo: 20 de Julho a 30 de Setembro)

A ALACIB é uma Associação Literária sem fins econômicos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Regimento.

REGULAMENTOS DISPONÍVEIS NO SITE DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL

TEMA: LIVRE

NÚMERO DE PÁGINAS: Livre


Acessem:
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_alacib_concurso_2013.htm

1° CONCURSO INTERNACIONAL DE LITERATURA DA ALACIB e 1° CONCURSO INTERNO DE LITERATURA DA ALACIB

Regulamento


1° CONCURSO INTERNACIONAL DE LITERATURA DA ALACIB

A ALACIB (Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil) torna público o 1° Concurso Literário Internacional de Literatura destinado a revelar escritores nacionais e internacionais em Crônica e Poesia. O tema é livre.

DA PARTICIPAÇÃO

01- As inscrições encontram-se abertas no período de 20 de Julho a 30 de Setembro de 2013.

2. CATEGORIA: Infantil (até 12 anos), Juvenil (de 13 a 18 anos) e Adulto (autores acima de 18 anos)

3. Cada candidato poderá concorrer com 01 (um) trabalho inédito (Crônica ou Poesia) em Português ou Espanhol.

4- As obras inscritas não podem ter sido publicadas anteriormente por qualquer tipo de mídia (livros, antologia, websites, revistas e afins).

05-Para concorrer, os interessados deverão enviar somente 01 (um) texto inédito (crônica ou poesia) digitado, identificado somente com pseudônimo, para o e-mail: deiadonadon@yahoo.com.br ou deialeal@jornalaldrava.com.br. O e-mail deverá conter 02 ANEXOS.

ANEXO 01: Poesia ou Crônica com título e pseudônimo abaixo do título (digitado em Word)

ANEXO 02: título do texto, pseudônimo usado, nome completo, RG, CPF, endereço completo, número do telefone (fixo ou celular) para contato e currículo de até 20 linhas.

Ou

06- IMPRESSOS PELO CORREIO

Enviar para o endereço: ALACIB – Rua Dom Frei José da Santíssima Trindade, 22. Bairro: São José – Cidade: Mariana – Estado: Minas Gerais – Cep: 35.420.000, as 03 (três) cópias do trabalho com pseudônimo, em envelope ofício, contendo outro menor com título do texto, pseudônimo usado, nome completo e artístico, RG, CPF, endereço, número do telefone (fixo ou celular), currículo de até 20 linhas. Os participantes na Categoria Infantil e Juvenil deverão constar na ficha de identificação: título do texto, pseudônimo usado, nome completo, endereço, número do telefone (fixo ou celular), nome da escola, data de nascimento e assinatura do responsável para participar do I Concurso Internacional de Literatura da ALACIB.

PREMIAÇÃO

CATEGORIA: ADULTO

CRÔNICA: Prêmio Lázaro Francisco da Silva

1º LUGAR: Medalha, Certificado e 01 seleção de livros da Editora Aldrava Letras e Artes.
2º LUGAR: Medalha e Certificado.
3º LUGAR: Medalha e Certificado.

POESIA: Prêmio Creusa Cavalcanti França

1º LUGAR: Placa de Prata do Centro de Estudos Literários Creusa Cavalcanti França, Medalha, Certificado e 01 seleção de livros da Editora Aldrava Letras e Artes.
2º LUGAR: Medalha e Certificado.
3º LUGAR: Medalha e Certificado.

CATEGORIA INFANTIL E JUVENIL

CRÔNICA: Prêmio Camilo Leal
1º LUGAR: Medalha, Certificado e 01 seleção de livros da Editora Aldrava Letras e Artes.
2º LUGAR: Medalha e Certificado.
3º LUGAR: Medalha e Certificado.

POESIA: Prêmio Salvador Ferrari

1º LUGAR: Medalha, Certificado e 01 seleção de livros da Editora Aldrava Letras e Artes.
2º LUGAR: Medalha e Certificado.
3º LUGAR: Medalha e Certificado.

07. Se o autor não puder estar presente para a premiação em Mariana-MG, receberá seu prêmio em casa pelos correios.

08. A decisão da comissão julgadora é soberana e irrevogável.

09. Ao inscrever-se, o autor declara estar ciente e concordar com todas as regras do concurso.

10. Dúvidas, questionamentos, esclarecimentos e outras informações serão esclarecidos pelo email deiadonadon@yahoo.com.br ou deialeal@jornalaldrava.com.br

11. Os vencedores serão informados por e-mail, telefone ou carta.

12. A entrega dos prêmios será em data e local previamente anunciados.

Andreia Donadon Leal - Presidente da ALACIB
Gabriel Bicalho – Secretário-Geral da ALACIB
J.S.Ferreira – Vice-Presidente da ALACIB
José Luiz Foureaux de S. Júnior – Membro do Conselho Cultural da ALACIB

1° CONCURSO INTERNACIONAL DE LITERATURA DA ALACIB
FORMULÁRIO DE INSCRIÇAO

Nome completo:______________________________________
Pseudônimo:___________________
Título da Obra: _____________________________________
Categoria: Infantil ( ) Juvenil ( ) Adulto ( )
Modalidade: Crônica ( ) Poesia ( )
RG: ________________________ CPF: ____________________
Data de Nascimento: _________ Idade do candidato ___________
Nome da Escola: (se for o caso) _________________________________________________
Endereço: _____________________________________________________________
Bairro: _________________________________________________
Cidade: _________________________________________________
UF: _________________ CEP: ______________________________
Telefone: _____________________ Celular: __________________

Biografia resumida:





Estou ciente e de acordo com os termos do regulamento. Autorizo meu/minha filho/a participar do 1° CONCURSO INTERNACIONAL DE LITERATURA DA ALACIB.

Assinatura do Responsável ou do Autor

Fonte:
JB Donadon Leal

Nenhum comentário:

Autor Anônimo (Oração do Cão Abandonado)

DEUS
Sei que sou um ser criado por ti, para ser amado
pelos homens mas nasci sem a sorte de alguns de minha espécie.

Hoje meu dono levou-me a um passeio de carro.
Chegamos em uma praça, ele tirou minha coleira,
me fez descer do carro, e virando-me as costas,
foi embora e nem se despediu.

Tentei segui-lo mas o carro corria muito e não pude alcançá-lo.
Caí exausto no asfalto. Ainda não entendi. Por que ele me abandonou?

Eu sempre o recebi abanando o rabo, fazia festa e lambia seus pés.
Sempre lati forte, para defendê-lo e afastar os estranhos da porta.

Eu brincava com as crianças... ah! elas me adoravam.
Que saudades. Será que elas ainda se lembram de mim?

Deus, eu fico imaginando como seria bom se eu pudesse
comer agora. Puxa, estou faminto.

Não tenho água para beber, e estou tão cansado.

Procuro um cantinho onde possa me abrigar da chuva,
mas muitas vezes sou chutado.
As pessoas não gostam muito de mim aqui nas ruas.

Estou fraco, não consigo andar muito,
mas encontrei enfim um lugar para passar essa noite.

Está muito frio e o chão está molhado.
Já não tenho pêlo para me aquecer, estou doente,
e creio que ainda hoje vou me encontrar contigo.
Aí no céu meu sofrimento vai terminar.

Peço-vos então, pelos outros, por todos os cãezinhos e animais
abandonados nas ruas, nos parques, nas praças.

Mande-lhes pessoas que deles tenham compaixão,
pois sozinhos, viverão poucos meses, serão atropelados,
sofrerão maltratos dos impiedosos. Proteja-os.

Amenize-lhes esse frio, com o calor das pessoas abençoadas.

Diminua-lhes a fome, tal qual a que sinto, com o alimento do amor que me foi negado.

Sacie-lhes a sede com a água pura dos Seus ensinamentos.

Elimine a dor das doenças, dos maltratados, estirpando a
ignorância do homem.

Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos
apregoados como religiosos, científicos, tirando das mãos
humanas a sede pelo sangue.

Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados,
pois, dentre todos os sofrimentos, esse foi o maior e mais
duro de suportar.

Receba, DEUS, nesta noite gelada, a minha alma, e
minha oração pelos que aqui ficam. É por eles que vos peço,
pois não são humanos, mas são Seus filhos, e são leais e inocentes, e foram criados por Suas mãos e merecem o Seu abrigo.

Amém.

Enviar a pagina em pdf por e-mail

Send articles as PDF to