Singrando Horizontes

Vive muito mais feliz
quem bebe as águas das fontes,
e, também, minh´alma diz,
quem vai Singrando Horizontes !
(Ialmar Pio Schneider - Porto Alegre/RS)

Vai, Singrando Horizontes,
O infinito é a ambição
rumo aos mais distantes montes,
rumo à imaginação!
(Sinclair Pozza Casemiro - Campo Mourão/PR)

Você é a Gralha Poeta
que leva nossa poesia
ao mundo, em que o grande esteta
criou com tanta harmonia!
(Nei Garcez – Curitiba/PR)
Nas artes e na literatura, vão surgindo as classificações didáticas, as separações por faixas etárias, estilos, temáticas etc. Ha professores e alunos no Brasil, que aprendem só isso da produção artística. Decoram nomes, escolas e datas, mas não se embrenham nos livros, preferem o futebol ou o vídeo-game. A Literatura de boa qualidade nos empolga, lemos sem poder largar o livro, as páginas suscitam nossa emoção, respondem ou provocam perguntas.

Sem a Literatura acumulada nos séculos, o ser humano estaria muito mais próximo da animalidade que ainda o caracteriza nas páginas policiais. Em minhas oficinas ninguém gasta muito tempo com aquela americana lista de soft, hard etc. etc. Falamos em cenas que não saem da memória, em emoções que derramam lágrimas, falamos em idéias e como expressa-las com eficiência. Quem entra em um Museu não fica procurando renascentistas, impressionistas, dadaistas, cubistas ou abstracionistas. O espectador inteligente não procura escolas ou datas, procura obras primas. Nossa ambição deve ser a obra-prima.

(André Carneiro)


Fonte da Imagem da Pomba = http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal121/qualidade_vida_paz.aspx

quinta-feira, 11 de julho de 2013

IX Concurso de Trovas da UBT-Maranguape 2013 (Resultado Final) 2a.Parte


ÂMBITO: INTERNACIONAL

TEMA: DIOS [L/F]

(TROVAS EM LINGUA HISPÂNICA)

VENCEDORES

1º. Lugar:

Dios... que mi papá me quiera,
que me saque de este lodo.
Si él perdió su compañera,
yo sin madre, perdí todo...
ADIYEÉ NIEVES CASTILLO VARGAS
Panamá/Panamá

2º. Lugar:

¿DIOS... como en mi no sentirte... ?
¡Si día a día presiento
tu profundo amor que viste
a mi alma con dulce aliento...!
MARGARITA DIMARTINO DE PAOLI
Mar Del Plata/Argentina

3º. Lugar:

Dios de divina justicia
ya que me haces trovador,
transforma el verso en caricia
para el que siente dolor.
CLAUDIO GARIBALDY MARTÍNEZ SEGURA
Santo Domingo/República Dominicana

4º. Lugar:

Dios es el faro que guía
los pasos en nuestra vida
y nos colma de alegría
cuando nos sangra la herida.
HÉCTOR JOSÉ CORREDOR CUERVO
Bogotá DC/Colombia

5º. Lugar:

Dios en la tiniebla es faro
paz en el desasosiego,
vivo gracias a su amparo
y el sigue fiel a mi ruego.
ROSANA JACQUELINE VERA VIDAL
Santiago/Chile

MENÇÕES HONROSAS

6º. Lugar:

Dios mío, mi voz te implora
nos libres del odio inmundo
y que nos cubra la aurora
de tu amor Santo y profundo.
MANUEL SALVADOR LEYVA MARTÍNEZ.
Tijuana, B. C./México

7º. Lugar:

Dios a todos brindó luces
que en el alma van brillando
no son sombras no son cruces
son virtudes titilando.
STELLA MARIS TABORO
De San Jorge, Pcia de Sta Fe/Argentina

8º. Lugar:

Dios, luz del niño naciente,
resplandece en dulce trino,
por amor Verbo viviente
ejemplariza el camino.
ALMENDRA VICTORIA AGUIRRE
San Fernando, Buenos Aires/Argentina

9º. Lugar:

Dios: sé que estás a mi lado,
yo me siento protegido;
que te pido demasiado
y por ti siempre he vencido.
RAMÓN ROJAS MOREL
El Chorro, Dpto Ramón Lista, Provincia de Formosa /Argentina

10º. Lugar:

Dios... papito no me quiere
porque murió mi mamita.
Por qué su mirada me hiere,
si le extiendo mi manita.
ADIYEÉ NIEVES CASTILLO VARGAS
Panamá /Panamá

MENÇÕES ESPECIAIS

11º. Lugar:

Dios de luces y bondad,
cumple al fin la profecía,
llena al mundo de piedad
y eterna sabiduría.
GISELA CUETO LACOMBA
Union City, New Jersey/ USA.

12º. Lugar:

Dios va grabando sus huellas
por los caminos de espinas,
las sigo con las estrellas
de las plegarias divinas.
GISELA CUETO LACOMBA
Union City, New Jersey/ USA.

13º. Lugar:

Dios de nubes con su manto
ellas conversan dormidas
sollozan aguas de llanto
para mostrar sus heridas.
LUIS ALFREDO RIVAS MAZZEI
Barquisimeto/ Venezuela

14º. Lugar:

Dios sabe de la tristeza
que habita sobre la tierra,
que sin amor no hay belleza
que triunfe sobre la guerra.
CARMEN ROJAS LARRAZABAL
Pamdale, California/ USA

15º. Lugar:

DIOS cuando hace su morada
muy dentro del corazón
la fe se ve prolongada
y en ella está la razón.
LIBIA BEATRIZ CARCIOFETTI
Santiago del Estero/ Argentina

DESTAQUES

16º. Lugar:

DIOS, no, nos ha prometido,
un vivir sin aflicción...
pero si, nos ha advertido
transitarlo en comunión.
LIBIA BEATRIZ CARCIOFETTI
Santiago del Estero/ Argentina

17º. Lugar:

Dios es la luz venturosa
y el afán de los humanos,
es ley que impulsa imperiosa
a tratarnos como hermanos.
MARÍA ELENA ESPINOSA MATA.
San Nicolás De Los Garza, Nuevo León /México

18º. Lugar:

Dios brindame la fortuna
de escucharte en mi oración,
a mi alma tu voz acuna
y la llena de ilusión...
ÁNGELA DESIRÉE PALACIOS
Barquisimeto, Edo.Lara/ Venezuela

19º. Lugar:

Dios, panacea total
para todos nuestros males
y que convierte en mortal
¡Las cosas más naturales!
AGUSTÍN CARLOS IMAZ ALCAIDE
Nogent le Rotrou/ Francia

20º. Lugar:

Dios es nuestro Padre santo
Ser supremo que venero,
sé que me ama y amo tanto
y es la luz de mi sendero.
MARTHA ALICIA QUI AGUIRRE.
Tijuana, B. C./ México

===================================

ÂMBITO: INTERNACIONAL -
TROVADORES BRASILEIROS

TEMA: DIOS [L/F]
(TROVAS EM LINGUA HISPÂNICA)

VENCEDORES


1º. Lugar:

Mi Dios es la caridad,
que se expresa en el ejemplo.
Un Dios con tanta bondad
no requiere ningún templo.
ANTONIO AUGUSTO DE ASSIS
Maringá/PR

2º. Lugar:

Mantener fe en Dios se aprende:
basta mirar una flor.
La fe que más me sorprende
es ser, como Dios, amor.
ANTONIO AUGUSTO DE ASSIS
Maringá/PR

3º. Lugar:

Dios es justo y es la salida
para cualquier situación.
El amor es la medida,
si hay fe en tu corazón..
ELIANA RUIZ JIMENEZ
Balneário Camboriú/SC

4º. Lugar:

Te ruego mi Dios amado,
de mí nunca separarte!
fundé mi hogar a tu lado...
Para en el, siempre encontrarte!
MIGUEL ÁNGEL ALMADA
Campo Largo/PR

5º. Lugar:

A Dios yo quiero guardar
por siempre en mi corazón!
mas mi pecado es dudar...
y dudar, mi confesión!.
MIGUEL ÁNGEL ALMADA
Campo Largo/PR

MENÇÕES HONROSAS

6º. Lugar:

Nunca temer al futuro,
porque Dios quita la cruz,
me lleva al puerto seguro,
siendo mi rastro de luz!
VANDA ALVES DA SILVA
Curitiba/PR

7º. Lugar:

Dios nuestro Señor amado!
para ti hay versos de mi alma
y en sombra de tu cuidado
me das alegría y calma.
LÚCIA DE FÁTIMA MAPURUNGA BATISTA
Maranguape/CE

8º. Lugar:

Mi alma se ilumina
De amor de Dios en mí ser
Es grande ilusion divina
Que en mi vuelve a renacer.
LÚCIA DE FÁTIMA MAPURUNGA BATISTA
Maranguape/CE

9º. Lugar:

La lluvia moja mi piel,
El viento lleva mi adiós.
Tu ataúd le cierra infiel…
Mi gran amor, ve con Dios.
JOÃO PAULO LOPES DE MEIRA HERGESEL
Alumínio/SP

10º. Lugar:

Jesucristo el primogénito
de la tribu de Judá,
Y el mismo hijo unigénito
de gran Dios Jeová.
SIMÃO ELANE MARQUES RANGEL
Rio de Janeiro/RJ

MENÇÕES ESPECIAIS

11º. Lugar:
 
Hora alegre hora aburrida,
Según voluntad de Dios.
Él hace de nuestra vida
Lo que hace con los yoyós.
JOÃO PAULO LOPES DE MEIRA HERGESEL
Alumínio/SP

Fonte:
UBT – Maranguape

Nenhum comentário:

Autor Anônimo (Oração do Cão Abandonado)

DEUS
Sei que sou um ser criado por ti, para ser amado
pelos homens mas nasci sem a sorte de alguns de minha espécie.

Hoje meu dono levou-me a um passeio de carro.
Chegamos em uma praça, ele tirou minha coleira,
me fez descer do carro, e virando-me as costas,
foi embora e nem se despediu.

Tentei segui-lo mas o carro corria muito e não pude alcançá-lo.
Caí exausto no asfalto. Ainda não entendi. Por que ele me abandonou?

Eu sempre o recebi abanando o rabo, fazia festa e lambia seus pés.
Sempre lati forte, para defendê-lo e afastar os estranhos da porta.

Eu brincava com as crianças... ah! elas me adoravam.
Que saudades. Será que elas ainda se lembram de mim?

Deus, eu fico imaginando como seria bom se eu pudesse
comer agora. Puxa, estou faminto.

Não tenho água para beber, e estou tão cansado.

Procuro um cantinho onde possa me abrigar da chuva,
mas muitas vezes sou chutado.
As pessoas não gostam muito de mim aqui nas ruas.

Estou fraco, não consigo andar muito,
mas encontrei enfim um lugar para passar essa noite.

Está muito frio e o chão está molhado.
Já não tenho pêlo para me aquecer, estou doente,
e creio que ainda hoje vou me encontrar contigo.
Aí no céu meu sofrimento vai terminar.

Peço-vos então, pelos outros, por todos os cãezinhos e animais
abandonados nas ruas, nos parques, nas praças.

Mande-lhes pessoas que deles tenham compaixão,
pois sozinhos, viverão poucos meses, serão atropelados,
sofrerão maltratos dos impiedosos. Proteja-os.

Amenize-lhes esse frio, com o calor das pessoas abençoadas.

Diminua-lhes a fome, tal qual a que sinto, com o alimento do amor que me foi negado.

Sacie-lhes a sede com a água pura dos Seus ensinamentos.

Elimine a dor das doenças, dos maltratados, estirpando a
ignorância do homem.

Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos
apregoados como religiosos, científicos, tirando das mãos
humanas a sede pelo sangue.

Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados,
pois, dentre todos os sofrimentos, esse foi o maior e mais
duro de suportar.

Receba, DEUS, nesta noite gelada, a minha alma, e
minha oração pelos que aqui ficam. É por eles que vos peço,
pois não são humanos, mas são Seus filhos, e são leais e inocentes, e foram criados por Suas mãos e merecem o Seu abrigo.

Amém.

Enviar a pagina em pdf por e-mail

Send articles as PDF to