Singrando Horizontes

Vive muito mais feliz
quem bebe as águas das fontes,
e, também, minh´alma diz,
quem vai Singrando Horizontes !
(Ialmar Pio Schneider - Porto Alegre/RS)

Vai, Singrando Horizontes,
O infinito é a ambição
rumo aos mais distantes montes,
rumo à imaginação!
(Sinclair Pozza Casemiro - Campo Mourão/PR)

Você é a Gralha Poeta
que leva nossa poesia
ao mundo, em que o grande esteta
criou com tanta harmonia!
(Nei Garcez – Curitiba/PR)
Nas artes e na literatura, vão surgindo as classificações didáticas, as separações por faixas etárias, estilos, temáticas etc. Ha professores e alunos no Brasil, que aprendem só isso da produção artística. Decoram nomes, escolas e datas, mas não se embrenham nos livros, preferem o futebol ou o vídeo-game. A Literatura de boa qualidade nos empolga, lemos sem poder largar o livro, as páginas suscitam nossa emoção, respondem ou provocam perguntas.

Sem a Literatura acumulada nos séculos, o ser humano estaria muito mais próximo da animalidade que ainda o caracteriza nas páginas policiais. Em minhas oficinas ninguém gasta muito tempo com aquela americana lista de soft, hard etc. etc. Falamos em cenas que não saem da memória, em emoções que derramam lágrimas, falamos em idéias e como expressa-las com eficiência. Quem entra em um Museu não fica procurando renascentistas, impressionistas, dadaistas, cubistas ou abstracionistas. O espectador inteligente não procura escolas ou datas, procura obras primas. Nossa ambição deve ser a obra-prima.

(André Carneiro)


Fonte da Imagem da Pomba = http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal121/qualidade_vida_paz.aspx

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

1° Concurso Literário Olhar da Gente (Fortaleza) (Prazo: 13 de Outubro )

O concurso tem por objetivo estimular a Literatura local promovendo formações e incentivo à produção de textos literários que retratem as impressões sobre a cidade de Fortaleza.  Podem participar do concurso jovens de 15 a 29 anos com/sem experiência em escrita. O Tema da primeira Edição é Minha Terra, Minha vida, Meu olhar, no qual a intenção é a de reunir textos que retratem impressões sobre a cidade de Fortaleza, através de uma visão artística e documental das belezas e particularidades dos mais diversos bairros/regiões/comunidades da cidade.

O concurso será realizado em 4 etapas:

Oficinas Formativas

Oficinas de Narrativas Literárias com carga horária de 16 horas, realizadas em 3 dias, visando oferecer formação e orientação na produção de textos para o 1° Concurso Literário Olhar da Gente.  As oficinas estão programadas para ocorrer entre Setembro e Outubro de 2013 em 2 escolas de Fortaleza (divulgadas em breve) e no Centro Urbano de Cultura e Artes (CUCA) – Che Guevara. As inscrições para os interessados nas oficinas serão realizadas nas escolas onde serão realizadas, sendo as datas divulgadas em breve.

Inscrição

As inscrições para o Concurso Literário ocorrerão de 14 de setembro a 13 de outubro de 2013 e serão realizadas pelo site http://olharesdaquipranos.blogspot.com.br, por meio de um formulário online, onde os candidatos preencherão com suas informações pessoais e detalhes da obra enviada, bem como os demais anexos que estão presentes no Regulamento do Concurso. Serão aceitos textos nos gêneros: Poesia, Crônica e Conto. O material deve seguir as regras contidas no Regulamento. Cada participante poderá inscrever a quantidade máxima de três textos sendo contemplado apenas um por autor.

Seleção

Em 14 de outubro os textos serão submetidos a Comissão avaliadora constituída por 5 membros de notória competência literária. Os elementos avaliativos serão::

Criatividade, Correção linguística, Originalidade e Correlação ao gênero e tema

Serão selecionados 30 textos de autores distintos. Sendo o resultado divulgado na primeira quinzena de Novembro.
1° Concurso Literário Olhar da Gente (Fortaleza) (Prazo: 13 de Outubro )

A premiação ocorrerá durante o Lançamento da Antologia Olhar da Gente – Minha Terra, Minha vida, Meu olhar, a ser realizado no CUCA – Che Guevara, em Dezembro de 2013 para autores e convidados, ocorrendo durante o evento: Sessão de autógrafos, Leituras de Trechos e Show de entretenimento.

O projeto Olhar da gente foi um dos contemplados no 1º edital Coletivo Jovem, realizado da Prefeitura de Fortaleza através do Núcleo de Economia Criativa, vinculado ao CUCA –  Che Guevara.

Maiores informações você encontra no Regulamento do Concurso ou através do e-mail: olharesdaquipranos@gmail.com

Download de Anexos Aqui! http://www.4shared.com/file/tpStZV9c/Regulamento_do_I_CONCURSO_LITE.html

Faca aqui sua inscrição http://olharesdaquipranos.blogspot.com.br/p/blog-page_14.html

Regulamento do I CONCURSO LITERÁRIO OLHA DA GENTE 2013

Pelo presente Regulamento está aberto o I Concurso Literário Olhar da Gente. O Concurso Literário Olhar da Gente é organizado pelo Coletivo cultura Olhares Daqui pra Nós em parceria com O Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Che Guevara. O Concurso Literário tem por finalidades valorizar e divulgar obras literárias produzidas no município de Fortaleza, estimular novos talentos, valorizar a expressão literária, incentivar a difusão da produção literária e o gosto pela escrita e leitura, fomentar o conceito de economia criativa e mercado alternativo, homenagear a cidade de Fortaleza através da criação de produtos artísticos-documentais. Este Concurso objetiva também a difusão da cultura como valor educativo e o fortalecimento de espaços de convivência como ambientes difusores da arte e da literatura.

1. O Concurso Literário Olhar da Gente é aberto a participantes residentes, trabalhadores, estudantes e nascidos em Fortaleza - Ceará, ainda que trabalhem ou estudem na região metropolitana, com idade entre 15 a 29 anos – os menores de idade, com autorização expressa do pai, mãe ou responsável, contido no ANEXO II deste edital.

2. O tema desta primeira edição é “Minha terra, minha vida, meu olhar” com finalidade de realizar uma homenagem artística-documental a cidade de Fortaleza, podendo o/a autor/a inscrever textos nos seguintes gêneros:

- Poesia
- Conto ou miniconto
- Crônica

3. Não serão admitidas textos publicados na íntegra ou parcialmente em qualquer veículo ou suporte, sendo impresso ou virtual incluindo redes sociais, jornais, blogs etc, mantido o ineditismo inclusive durante a vigência do concurso.

4. Serão admitidos textos escritos na língua portuguesa, No limite de 2 páginas e 6.000 caracteres com espaço.

5. Serão eliminados textos que exprimam quaisquer tipos de preconceitos, sejam religiosos, raciais, sexuais, de gênero, de classe social etc. Serão eliminados textos que estimulem humilhações e violência.

6. Cada participante poderá inscrever a quantidade máxima de três textos quaisquer, em qualquer gênero previsto no concurso, sendo comtemplado apenas um por autor.

7.    As    obras    devem    ser    enviadas    via    web    através    de    formulários    online disponibilizados    no    site    do    Coletivo    Olhares    Daqui    pra    Nós    de    endereço http://olharesdaquiranos.blogspot.com.br/.    Será    exigido:    inscrição    com    dados pessoais, pseudônimo(s) sendo anexado ao formulário: Texto a concorrer, Termo de Cessão de direitos autorais (ANEXO I), nome completo, pseudônimo, título do texto, data de nascimento, grau de escolaridade, CPF, endereço, e-mail, autorização do pai ou responsável (no caso de participante menor de idade – ANEXO II).

8. No caso de autor menor de 18 anos será exigida a Ficha de autorização dos pais ou responsáveis para inscrição no Concurso (Anexo II).

9. As inscrições ocorrerão a partir do dia 14 de Setembro de 2013 e encerram-se em até meia noite do dia 13 de Outubro de 2013. Será eliminada a obra encaminhada extemporaneamente ou que não siga as cláusulas deste regulamento. A critério exclusivo das entidades promotoras do Concurso, a data do encerramento das inscrições pode ser prorrogada.

10.    Será automaticamente eliminado o texto que não satisfizer as exigências prescritas.

11. Para julgar os textos será nomeada uma Comissão Avaliadora constituída por 5 membros de notória competência literária, mantida em anonimato.

11.1 Os elementos avaliativos serão: a criatividade, correção linguística, originalidade e correlação ao gênero e tema;

11.2 A comissão organizadora se reserva o direito de efetuar as necessárias correções gramaticais e ortográficas para ser divulgado na coletânea da 1ª edição do livro do Concurso Literário, a Antologia “Olhar da Gente – Minha vida, Minha terra, Meu olhar”

11.3 As despesas com viagem, hospedagem, alimentação, deslocamento do concorrente para recebimento do prêmio, são por conta da pessoa física – concorrente, não cabendo ressarcimento de quaisquer despesas por parte do Promotor do Evento – Coletivo Cultural Olhares Daqui pra Nós.

12. A premiação constará de publicação de 30 textos de autores diferentes na 1ª edição do livro do Concurso Literário, a Antologia “Olhar da Gente – Minha vida, Minha terra, Meu olhar”.

13. Cada autor receberá 5 exemplares da obra como prêmio. A antologia será lançada em uma cerimônia de lançamento, seguida de um coquetel para convidados, em 23 de Novembro de 2013.

14. Acerca do resultado do Concurso, os vencedores serão comunicados por telefone, por e-mail e pelo Blog do Coletivo Olhares Daqui pra Nós, a partir de 18 de Novembro de    2013.    O    regulamento    e    o    resultado    também    ficarão    disponíveis em http://olharesdaquiranos.blogspot.com.br/

15. Divulgado o resultado do concurso o participante terá o prazo de 48 horas para requerer a revisão do resultado, através de formulário contido no ANEXO III deste regulamento    e    disponível    também    no    site    do    coletivo http://olharesdaquiranos.blogspot.com.br/.

16. Após a divulgação e recebimento do prêmio, na hipótese de ser apurada alguma fraude, como por exemplo, o plágio e a paráfrase, o autor responderá por medidas judiciais pertinentes.

17. Fica reservados os direitos autorais à Organização do Concurso.

18. Os vencedores do Concurso declaram, desde já, serem de suas autorias os textos/obras concorrentes, ao mesmo tempo em que, ao se inscreverem no Concurso, cedem e transferem direitos autorais aos Organizadores para publicação em meio digital (e impresso), sem quaisquer ônus, em caráter definitivo, plena e totalmente, com todos os direitos autorais sobre os referidos textos, para qualquer tipo de utilização, publicação ou reprodução.

19. A participação do Concurso implica o conhecimento e aceitação automática do participante a todas as cláusulas do presente regulamento.

20. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora e pelos Organizadores do Concurso. Dúvidas e informações devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail olharesdaquipranos@gmail.com

I CONCURSO LITERÁRIO OLHAR DA GENTE

Realização Coletivo Cultural Olhares Daqui pra Nós

Fortaleza, 16 de Agosto de 2013.

ANEXO I – AUTORIZAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS

Eu, _______________________________ (nome do pai ou representante legal), de
CPF _____________________, RG ______________________, residente na rua/av.
_________________________ nº _________, bairro ___________________ em
Fortaleza    no    Ceará,    autorizo    a    participação    de
_________________________________ (nome do autor) no I Concurso Literário
Olhar da Gente 2013.

_______________________________________________

(Nome dos pais ou responsáveis legais)

Fortaleza, _____ de ______________________ de 2013

ANEXO II – TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E IMAGEM.

Eu ____________________________________ (nome do autor), portador do CPF
__________________________, RG _________________________, residente a
rua/av.    ________________________________,    nº    __________,    bairro
__________________ em Fortaleza no Ceará, faço cessão dos direitos autorais da
obra    _____________________________________________    (título    da    obra)    à Organização do Concurso Literário Olhar da Gente para publicação em meio digital ou impresso, em qualquer data/período, sem ônus ou reclame de direitos sobre a publicação. O cedente também autoriza Organização do Concurso Literário Olhar da Gente a utilizar amplamente a imagem do mesmo, a título gratuito ou oneroso, no Brasil ou no exterior, sem qualquer limitação de tempo ou da modalidade de utilização, sem que caiba ao mesmo cedente qualquer participação no eventual proveito econômico que direta ou indiretamente o Organização venha a auferir. Declaro estar ciente de que os Organizadores do Concurso e a Comissão Julgadora do Certame poderão sugerir alterações à obra para adequação à publicação.

________________________________________

(Nome e assinatura do autor)

Fortaleza, ________ de _______________________ de 2013


ANEXO III- REQUERIMENTO DE REVISÃO DE RESULTADO.

Ao: Olhares Daqui pra Nós
Realizador do I CONCURSO LITERÁRIO OLHAR DA GENTE
Eu _________________________________________________, regularmente inscrito
(a) no I Concurso Literário olhar da gente, sob o Registro de inscrição de Nº_______________________ vem, mui respeitosamente, de conformidade com o Art. 15 da Regulamento do I CONCURSO LITERÁRIO OLHAR DA GENTE requerer a Revisão    do    resultado    sob    alegação    de
_____________________________________________________________.Nestes
Termo pede deferimento.

_____________________________________________________

(Nome e assinatura do autor)

Fortaleza, ________ de _______________________ de 2013

Organização:
Projeto Olhar da Gente
CUCA – Che Guevara

Contato - Mais informações e Dúvidas:
olharesdaquipranos@gmail.com

Nenhum comentário:

Autor Anônimo (Oração do Cão Abandonado)

DEUS
Sei que sou um ser criado por ti, para ser amado
pelos homens mas nasci sem a sorte de alguns de minha espécie.

Hoje meu dono levou-me a um passeio de carro.
Chegamos em uma praça, ele tirou minha coleira,
me fez descer do carro, e virando-me as costas,
foi embora e nem se despediu.

Tentei segui-lo mas o carro corria muito e não pude alcançá-lo.
Caí exausto no asfalto. Ainda não entendi. Por que ele me abandonou?

Eu sempre o recebi abanando o rabo, fazia festa e lambia seus pés.
Sempre lati forte, para defendê-lo e afastar os estranhos da porta.

Eu brincava com as crianças... ah! elas me adoravam.
Que saudades. Será que elas ainda se lembram de mim?

Deus, eu fico imaginando como seria bom se eu pudesse
comer agora. Puxa, estou faminto.

Não tenho água para beber, e estou tão cansado.

Procuro um cantinho onde possa me abrigar da chuva,
mas muitas vezes sou chutado.
As pessoas não gostam muito de mim aqui nas ruas.

Estou fraco, não consigo andar muito,
mas encontrei enfim um lugar para passar essa noite.

Está muito frio e o chão está molhado.
Já não tenho pêlo para me aquecer, estou doente,
e creio que ainda hoje vou me encontrar contigo.
Aí no céu meu sofrimento vai terminar.

Peço-vos então, pelos outros, por todos os cãezinhos e animais
abandonados nas ruas, nos parques, nas praças.

Mande-lhes pessoas que deles tenham compaixão,
pois sozinhos, viverão poucos meses, serão atropelados,
sofrerão maltratos dos impiedosos. Proteja-os.

Amenize-lhes esse frio, com o calor das pessoas abençoadas.

Diminua-lhes a fome, tal qual a que sinto, com o alimento do amor que me foi negado.

Sacie-lhes a sede com a água pura dos Seus ensinamentos.

Elimine a dor das doenças, dos maltratados, estirpando a
ignorância do homem.

Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos
apregoados como religiosos, científicos, tirando das mãos
humanas a sede pelo sangue.

Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados,
pois, dentre todos os sofrimentos, esse foi o maior e mais
duro de suportar.

Receba, DEUS, nesta noite gelada, a minha alma, e
minha oração pelos que aqui ficam. É por eles que vos peço,
pois não são humanos, mas são Seus filhos, e são leais e inocentes, e foram criados por Suas mãos e merecem o Seu abrigo.

Amém.

Enviar a pagina em pdf por e-mail

Send articles as PDF to