Os mais de setecentos textos inscritos no concurso promovido pelo Litercultura, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Gráfica e Editora Mona Lisa comprovam o êxito da iniciativa. E revelam parte da produção e das tendências de linguagem dos novos autores que estão escrevendo poemas, contos e crônicas no Paraná. Principalmente em Curitiba, de onde proveio a grande maioria dos trabalhos concorrentes.
Não foi somente na quantidade o sucesso do concurso, mas também na qualidade dos inscritos. Especialmente no gênero conto, foi preciso reler e reexaminar, comparar, refletir para, afinal, selecionar apenas no limite de vinte. Houve aí muito mais trigo do que joio.
Houve casos também de autores que inscreveram livros inteiros – romances, coletâneas inteiras de poesia e de contos. No caso dos dois últimos, entendeu-se que os autores preferiram revelar um conjunto mais amplo de sua produção, para que houvesse pelo menos a escolha de um texto.
Mas, tratando-se de um romance inteiro, infelizmente, não foi possível sequer sua leitura, por extrapolar o propósito do concurso e, claro, os gêneros do concurso. Além do mais, tratando-se uma antologia, com propósitos modestos – o de revelar bons novos autores –, as restrições já estavam definidas na própria medida do livro. Apesar disso, também foram considerados aqueles contos que, sendo extensos, não extrapolavam, entretanto, as características do seu gênero. Porque, embora uma parte das peculiaridades da modernidade e da pós-modernidade tenha sido o turvar um pouco a definição dos gêneros, eles ainda são reconhecíveis e classificáveis, inclusive os narrativos.
Também foram inscritos trabalhos que se inserem claramente em gêneros como o infanto-juvenil e o de novela gráfica ou de história em quadrinhos, e, como no critério usado para os romances, não foram considerados para a antologia.
Algumas surpresas e peculiaridades podem ser apontadas. A primeira foi a predominância da prosa sobre a poesia. E, na prosa, do conto sobre a crônica. Na prosa, a influência de Leminski é bem nítida em vários textos, e Dalton Trevisan segue como uma referência muito viva no conto, quase sempre tendo como ponto de partida e de chegada a realidade urbana. Mas peculiar mesmo é a sobrevivência do Romantismo e até do Ultra-Romantismo em diversos dos textos inscritos, e a irrupção do interesse pela Fantasia em outros, mas em grande parte epígonos do cinema ou da literatura anglo-saxã.
O intimismo convive com flashes da realidade mais bruta. Retrato ampliado do que se vive tocando a imaginação e a memória da literatura na atualidade.
Por fim, chegou-se a um conjunto de textos que refletem bem, e de modo quase homogêneo, algo como um leque das tendências e dos talentos que florescem, já floresceram ou afloram, a partir desta antologia. Em muitos sentidos, visceral, e à flor da pele.
RESULTADO DO CONCURSO:
POESIA
1 Tarde de Domingo, de José Tucón
2 Teia, de Matheus Alexandre Moreira Toniolo
3 A cada poema, de Giovanna Lima
4 Perspectiva, de Isabel Furini
5 Biografia de um homem, de Rodrigo Dallapiccolo
6 Caminhos, de Livia Lakomy
7 A vida das coisas, de Carla Anéte Berwig
8 Inspiração, de Fábio de Castro Quintanilha
9 Já não é, de Gilberto Gil Jesse de Oliveira
10 Viaduto, de Miguel Henrique Sandin
11 Exclamação, de Miguel Henrique Sandin
12 Já viu um olho de perto?, de Miguel Henrique Sandin
13 Gritam na casa, de Miguel Henrique Sandin
14 Alcóolatra, de Miguel Henrique Sandin
15 Sublimação, de Fabio Bioca (Fábio André Rolim De Moura)
16 As Mil e Uma Noites em 140 Caracteres Rimando, de Luiz Cezar de Araújo
17 Mobilidade, de Livia Lakomy
18 Quebranto, de Milena Vargas de Oliveira
19 Silêncios, de Giovanna Lima
20 Dois olhares, de Mário Augusto Jaceguay Zamataro
CONTO
1 Surpresa!, de Monica Kukulka
2 Tom, de Marina Yoshimi Rodrigues Mori
3 Tons, de Daniela Piva
4 Dama da noite, de Amanda Tintori
5 Dançando com garrafas vazias na banheira de tijolos, de Victor Hugo Turezo
6 Discórdia, de Luiz Cezar de Araújo
7 Pequenas tempestades, de Carolina Baldissera Damião
8 Polainas, de Laís Valério Gabriel
9 Batom vermelho-sangue, de Amanda Tintori
10 Beco 1, de Victor Hugo Turezo
11 A poça, de Tatiana Angèle de Carvalho
12 Eu, Tom & Jerry, de Rodrigo Gomes de Araujo
13 Grão de milho, de Diego Gianni
14 Sobrevivente, de Thaís Macedo
15 Luar, de Emerson Henrique Gomes Machado
16 O inferno são os outros, de Luiz Cezar De Araújo
17 O pescador de pecados, de Márcia Széliga
18 Dominique, de Paulo Roberto Anastacio Da Silva
19 Entremares, de Eliege Cristina Pepler
20 Eternidade, de Reinaldo Alexander Franco Zaruvni
CRÔNICA
1 Demiurgia, de Gustavo Henrique Fontes
2 Machado vs. Nietzche, de Renato Vieira Ostrowski
3 Bons tempos aqueles, de Fabricio Luiz Matoso
4 Coisas da língua, de Pulcina Maria Souza Ribeiro
5 A sétima badalada, de Mark Mielke de Lima
6 Experiências torpes, corpos viciados e mentes mais do que normais, de Evelin Raupp Maia de Almeida
7 Insone, de Nando São Luiz
8 Sorria você esta sendo filmado, de Regina Célia Rodrigues dos Santos
9 Curitiba é uma fresta, de Willy Bortolini Barp
10 Mistério nas noites de um passeio público, de Zélia Maria Bonamigo
11 Paciente CWB, de Livia Lakomy
12 O resto da vida, de Rodrigo Gomes de Araujo
13 O vento, de Surya Amitrano
14 Olha o bucheirooooo, de Alcir Chiari
15 Paciência, de Pedro Meregue Filho
16 Sábado, de Thiago Alberto Kaminski Larsen/Gustavo Moreira
17 Arte sem intelecto, de Thiago Alberto Kaminski Larsen/Gustavo Moreira
18 Visagem, de Gabriela Mendes da Cunha
19 21 de dezembro, de Celio Roberto Pereira de Oliveira
20 A Colifata. O Drama da Vaca, de Sheila Maria José Pita
Lançamento dia 20 de novembro em horário e local a ser divulgado.
Fonte:
http://www.litercultura.com.br/?p=793
Não foi somente na quantidade o sucesso do concurso, mas também na qualidade dos inscritos. Especialmente no gênero conto, foi preciso reler e reexaminar, comparar, refletir para, afinal, selecionar apenas no limite de vinte. Houve aí muito mais trigo do que joio.
Houve casos também de autores que inscreveram livros inteiros – romances, coletâneas inteiras de poesia e de contos. No caso dos dois últimos, entendeu-se que os autores preferiram revelar um conjunto mais amplo de sua produção, para que houvesse pelo menos a escolha de um texto.
Mas, tratando-se de um romance inteiro, infelizmente, não foi possível sequer sua leitura, por extrapolar o propósito do concurso e, claro, os gêneros do concurso. Além do mais, tratando-se uma antologia, com propósitos modestos – o de revelar bons novos autores –, as restrições já estavam definidas na própria medida do livro. Apesar disso, também foram considerados aqueles contos que, sendo extensos, não extrapolavam, entretanto, as características do seu gênero. Porque, embora uma parte das peculiaridades da modernidade e da pós-modernidade tenha sido o turvar um pouco a definição dos gêneros, eles ainda são reconhecíveis e classificáveis, inclusive os narrativos.
Também foram inscritos trabalhos que se inserem claramente em gêneros como o infanto-juvenil e o de novela gráfica ou de história em quadrinhos, e, como no critério usado para os romances, não foram considerados para a antologia.
Algumas surpresas e peculiaridades podem ser apontadas. A primeira foi a predominância da prosa sobre a poesia. E, na prosa, do conto sobre a crônica. Na prosa, a influência de Leminski é bem nítida em vários textos, e Dalton Trevisan segue como uma referência muito viva no conto, quase sempre tendo como ponto de partida e de chegada a realidade urbana. Mas peculiar mesmo é a sobrevivência do Romantismo e até do Ultra-Romantismo em diversos dos textos inscritos, e a irrupção do interesse pela Fantasia em outros, mas em grande parte epígonos do cinema ou da literatura anglo-saxã.
O intimismo convive com flashes da realidade mais bruta. Retrato ampliado do que se vive tocando a imaginação e a memória da literatura na atualidade.
Por fim, chegou-se a um conjunto de textos que refletem bem, e de modo quase homogêneo, algo como um leque das tendências e dos talentos que florescem, já floresceram ou afloram, a partir desta antologia. Em muitos sentidos, visceral, e à flor da pele.
RESULTADO DO CONCURSO:
POESIA
1 Tarde de Domingo, de José Tucón
2 Teia, de Matheus Alexandre Moreira Toniolo
3 A cada poema, de Giovanna Lima
4 Perspectiva, de Isabel Furini
5 Biografia de um homem, de Rodrigo Dallapiccolo
6 Caminhos, de Livia Lakomy
7 A vida das coisas, de Carla Anéte Berwig
8 Inspiração, de Fábio de Castro Quintanilha
9 Já não é, de Gilberto Gil Jesse de Oliveira
10 Viaduto, de Miguel Henrique Sandin
11 Exclamação, de Miguel Henrique Sandin
12 Já viu um olho de perto?, de Miguel Henrique Sandin
13 Gritam na casa, de Miguel Henrique Sandin
14 Alcóolatra, de Miguel Henrique Sandin
15 Sublimação, de Fabio Bioca (Fábio André Rolim De Moura)
16 As Mil e Uma Noites em 140 Caracteres Rimando, de Luiz Cezar de Araújo
17 Mobilidade, de Livia Lakomy
18 Quebranto, de Milena Vargas de Oliveira
19 Silêncios, de Giovanna Lima
20 Dois olhares, de Mário Augusto Jaceguay Zamataro
CONTO
1 Surpresa!, de Monica Kukulka
2 Tom, de Marina Yoshimi Rodrigues Mori
3 Tons, de Daniela Piva
4 Dama da noite, de Amanda Tintori
5 Dançando com garrafas vazias na banheira de tijolos, de Victor Hugo Turezo
6 Discórdia, de Luiz Cezar de Araújo
7 Pequenas tempestades, de Carolina Baldissera Damião
8 Polainas, de Laís Valério Gabriel
9 Batom vermelho-sangue, de Amanda Tintori
10 Beco 1, de Victor Hugo Turezo
11 A poça, de Tatiana Angèle de Carvalho
12 Eu, Tom & Jerry, de Rodrigo Gomes de Araujo
13 Grão de milho, de Diego Gianni
14 Sobrevivente, de Thaís Macedo
15 Luar, de Emerson Henrique Gomes Machado
16 O inferno são os outros, de Luiz Cezar De Araújo
17 O pescador de pecados, de Márcia Széliga
18 Dominique, de Paulo Roberto Anastacio Da Silva
19 Entremares, de Eliege Cristina Pepler
20 Eternidade, de Reinaldo Alexander Franco Zaruvni
CRÔNICA
1 Demiurgia, de Gustavo Henrique Fontes
2 Machado vs. Nietzche, de Renato Vieira Ostrowski
3 Bons tempos aqueles, de Fabricio Luiz Matoso
4 Coisas da língua, de Pulcina Maria Souza Ribeiro
5 A sétima badalada, de Mark Mielke de Lima
6 Experiências torpes, corpos viciados e mentes mais do que normais, de Evelin Raupp Maia de Almeida
7 Insone, de Nando São Luiz
8 Sorria você esta sendo filmado, de Regina Célia Rodrigues dos Santos
9 Curitiba é uma fresta, de Willy Bortolini Barp
10 Mistério nas noites de um passeio público, de Zélia Maria Bonamigo
11 Paciente CWB, de Livia Lakomy
12 O resto da vida, de Rodrigo Gomes de Araujo
13 O vento, de Surya Amitrano
14 Olha o bucheirooooo, de Alcir Chiari
15 Paciência, de Pedro Meregue Filho
16 Sábado, de Thiago Alberto Kaminski Larsen/Gustavo Moreira
17 Arte sem intelecto, de Thiago Alberto Kaminski Larsen/Gustavo Moreira
18 Visagem, de Gabriela Mendes da Cunha
19 21 de dezembro, de Celio Roberto Pereira de Oliveira
20 A Colifata. O Drama da Vaca, de Sheila Maria José Pita
Lançamento dia 20 de novembro em horário e local a ser divulgado.
Fonte:
http://www.litercultura.com.br/?p=793
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