sábado, 1 de março de 2014

A. A. de Assis (Revista Virtual de Trovas "Trovia" - n. 171 - março de 2014)



Felizes os trovadores,
romancistas de quadrinhas,
que fazem de seus amores
romances de quatro linhas.
Durval Mendonça
 

Minha mãe verteu mais pranto
que a mãe de Nosso Senhor.
A Virgem chorou um Santo;
minha mãe – um pecador!
José Maria M. de Araújo

Feiticeira de alma nua,
eu danço liberta, ao léu.
Sob o feitiço da lua,
não tem limite o meu céu!
Nádia Huguenin
 

Quando o poeta escrevia,
a rima era tão perfeita,
que a mão esquerda sentia
ciúmes da mão direita!
Newton Meyer
 

A mulher sempre é mais pura,
mais bonita e mais completa
quando a ponho na moldura
dos meus olhos de poeta!
Orlando Brito

Num processo singular,
em seu trabalho fecundo,
a mulher, dona do lar,
tornou-se dona do mundo!
Rodolpho Abbud

 



“Me apavora o fim do mundo",
diz ao amigo o Garcês.
"Pois eu já não vou tão fundo...
meu fantasma é o fim  do mês..."
Dorothy Jansson Moretti – SP

Roubar não tenho costume,
mas, quando fico sozinho,
roubo um olhar de ciúme
da mulher do meu vizinho.
Evandro Sarmento – RJ
 

Se o teu noivado vai mal,
é claro que isso me importa:
goteira no teu quintal
é "chuva na minha horta"!
José Ouverney – SP

Com Luiz Hélio ou como anônimo,
meu trovar não é bem sábio.
Necessito de um pseudônimo...
– Quem me dera "Luiz Otábio!"
Luiz Hélio Friedrich – PR

Separou-se... e com mais pique
justifica encabulada:
marido que dá chilique
não consegue dar mais nada...
Maria Nascimento – RJ
 

O garoto serelepe
matava as aulas... e, ausente,
de tanto gostar de "rap",
se tornou um "rap...etente"...
Pedro Mello – SP
 

Minha vizinha, coitada,
ao visitar sua prima,
tropeçou... caiu da escada...
e foi “para o andar de cima”...
Therezinha Brisolla – SP



 
Trate o velho com respeito;
dê-lhe o amor que possa dar.
Mas não lhe roube o direito
de a si mesmo governar!
A. A. de Assis – PR
 

A liberdade prospera
onde existe honestidade.
Muito mais que uma quimera,
ela é a expressão da verdade.
Agostinho Rodrigues – RJ

Tão forte nos abraçamos
confundidos no entrelaço,
que eu acho até que trocamos
os corações nesse abraço!
Almerinda Liporage – RJ

Namorei sonhos distantes,
que senti, mas não toquei;
e até dos sonhos errantes,
confesso: também gostei!
Antonio Manoel Abreu Sardenberg – RJ

O medo é perturbador
e afeta a nossa razão;
faz que coisas sem valor
pareçam mais do que são.
Amilton Monteiro – SP

Num mundo violento onde  
morre o peão pelo rei,
quanta injustiça se esconde  
sob a máscara da Lei!
Antonio Juraci Siqueira – PA

Vejo uma luz lá no céu,
por certo é o teu paraíso!...
– Minha vida foi-se ao léu;
acabou-se o meu sorriso.
Ari Santos de Campos – SC

Lavrador, ao fim do dia,
após a lida no chão,
tua enxada rodopia
celebrando a produção!
Arlene Lima – PR

Se fazer bem é o que vale,
faça o bem sem ver a quem,
pois não há bem que se iguale
ao bem de fazer o bem!
Arlindo Tadeu Hagen – MG

Saudade dos meus passeios
pelo teu corpo sensual:
a boca, as pernas, os seios,
o et cétera e tal...
Bruno Pedina Torres – RJ

Minha vida ganha impulso
e mais impulso ganho eu,
sempre que sinto o teu pulso
pulsando junto do meu!...
Carolina Ramos – SP

Olhando fotos antigas,
tenho saudade de mim.
– Hoje, maduras espigas;
ontem, um frágil jardim.
Clevane Pessoa – MG

No colo a filha do filho
pela avó é acalentada,
qual noite sem luz e brilho
embalando a madrugada.
Conceição Assis – MG

Quisera ter coisas novas
escritas, mas tudo em vão.
Só encontrei algumas trovas
no escrínio do coração.
Cônego Telles – PR
 

Nada soy pues nada tengo
yo llegué desnuda al mundo,
sin riqueza ni abolengo
por eso en el amor me hundo.
Cristina Olivera Chávez – EUA

Saia da cruz oh Jesus!
não fique pregado assim,
venha trazer tua luz,
estenda os braços pra mim!
Cyroba Ritzman – PR

Amor, senhor da utopia;
tempo, senhor da razão.
Mas, nessa eterna porfia,
sempre vence o coração,
Dáguima Verônica – MG

Não tens culpa, velha enxada,
desbeiçada, cabo torto,
por só colheres o nada
do ventre de um solo morto!...
Darly O. Barros – SP

Em vez do vício, a virtude
e... da revolta, a harmonia...
Quisera que a juventude
se drogasse de poesia!
Delcy Canalles– RS

Ah! mundo cão, mundo louco,
de guerras pelo poder...
Só necessito de um pouco
de sossego pra viver.
Djalma Mota – RN
 

Quando a lembrança me invade
no porto da vida – e quanto! –
brilha o farol da saudade
sob a neblina do pranto!
Domitilla Borges Beltrame – SP
 

Luiz Otávio, em teu reinado,
onde o plágio não se aprova,
que bom fosses plagiado
em teu amor pela trova!
Edmar Japiassú Maia – RJ

Urge o tempo, faz-se escasso,
e, ao sofrer na despedida,
o nosso amor, sem espaço,
mostra a vida não vivida.
Eliana Jimenez – SC

Pouco importa que tu venhas
apressado, em teu fulgor,
pois trazes contigo as senhas
para os feitiços do amor!
Elisabeth Souza Cruz – RJ

Essa lágrima sentida
que nos teus olhos aflora
é uma prova enternecida
de que um homem também chora!
Ercy Maria Marques de Faria – SP

Sabendo a hora em que estás,
farás do tempo um espaço
para um cantinho de paz
e a imensidão de um abraço!
Flávio Stefani – RS

Em cada beijo roubado,
que roubo de ti, meu bem,
sinto o gosto do pecado
que o beijo roubado tem!
Francisco Garcia – RN

Sem disfarce, sem retoque,
vou vivendo a vida assim:
pedindo a Deus que coloque
beleza dentro de mim.
Francisco Pessoa – CE

Amor à primeira vista,
foi isso, mar, que eu senti.
Ninguém há que te resista,
quando está diante de ti!
Gislaine Canales – RS

Fiquei velho a contragosto,
mas não posso reclamar.
Se o tempo amassou meu rosto,
não doeu, foi devagar.
Humberto Del Maestro – ES

Não haverá sociedade
que possa ser construída
sem a fé na humanidade
e o respeito pela vida!
J.B.  Xavier – SP

Um desejo singular
me ocorre, claro e preciso:
devagarinho beijar
ternamente o seu sorriso.
Jeanette De Cnop – PR

Parecendo estar brincando
no céu, em formações várias,
as nuvens vão desenhando
figuras imaginárias...
Jesse Nascimento – RJ

Quantas pedras removidas
e quantas por remover.
Provações em nossas vidas
que só nos fazem crescer!
João B. Xavier Oliveira – SP

Os meus versos se calaram,
à saudade sucumbi,
minhas lágrimas secaram
de tanto chorar por ti...
João Costa – RJ

Largo sorriso é o recado
nascido do coração:
aquele abraço apertado
no reencontro com o irmão!
Jorge Fregadolli – PR

Como filme de cinema,
ao fitar a tua face,
te dediquei um poema
do amor que agora... renasce.
José Feldman – PR

A inspiração não me veio
trazer um verso feliz,
mas em teus olhos eu leio
a trova que não te fiz.
José Lucas de Barros – RN

Ao relento, no abandono,
dorme o menino de rua,
tendo por guarda do sono
os olhos tristes da lua.
José Valdez – SP

De volta, naquela viagem,
carregando o olhar tristonho,
via de perto a paisagem,
mas bem distante o meu sonho...
Lucília Decarli – PR

No teatro, hoje em ruínas,
tantos sonhos eu plantei,
que as lembranças peregrinas
nem percebem que parei...
Luiz Antônio Cardoso – SP

Do simples pó eu procedo,
sei que a ele hei de voltar;
a vida não tem segredo:
é um eterno retornar.
Luiz Carlos Abritta – MG

Na estrada das aventuras
vemos quedas sem guarida,
algumas tão prematuras,
outras no fim da corrida.
Luiz Damo – RS

Não busco da vida o intento
senão de ser, todo dia,
feliz a cada momento
no meu ninho de poesia!
Mara Mellini – RN
 

Aos bravos, lutar compensa,
mesmo se a luta é renhida.
Só os fracos pedem dispensa
ante os dilemas da vida!
Maria Lúcia Daloce – PR

Eu já fui um beija-flor
em outras vidas passadas:
era segredo em louvor
às flores desamparadas.
Maria Luíza Walendowsky – SC

Ponho meus olhos no espaço
e tropeço entre as estrelas.
Penso em ti: entre elas passo
e nem sequer chego a vê-las.
Maria Thereza Cavalheiro – SP

De uma única costela,
nosso Deus fez a mulher;
se há criatura mais bela?
– Desdiga-me quem puder!
Maurício Friedrich – PR

Há um mistério na neblina
que dá medo, mas seduz,
porque a sua eterna sina
é tirar, do dia, a luz.
Olga Agulhon – PR
 

Nada recebe quem nega
dar amor ou coisa assim:
só colhe flores quem rega
dia e noite o seu jardim.
Olympio Coutinho – MG

Tudo na vida tem preço
e prazo de validade...
Quando tu vais, não te esqueço:
pago teu preço em saudade!
Renato Alves – RJ

Ao abrir minha janela,
inundada de luar,
mais forte a lembrança dela
fez a saudade apertar.
Roberto Pinheiro Acruche – RJ

Mulher de rara beleza
não deve, jamais, pintar-se,
pois obra da natureza
não necessita disfarce.
Ruth Farah – RJ

Ó Senhor! Com teu poder
deixa na praia eu sonhar,
pois as ondas irão ver
que eu também pertenço ao mar.
Sarah Rodrigues – PA

Das estrelas não esperes
mais que palavras ao vento;
as estrelas são mulheres
que piscam sem sentimento.
Selma Patti Spinelli – SP
 

Em meu Deus tudo é perfeito,
dos céus aos vermes do chão.
Quem por Ele anda direito
traz em paz o coração.
Thalma Tavares – SP
 

Vais partir... Que diferença
fará se te vais, enfim,
pois mesmo em minha presença
vives distante de mim!
Thereza Costa Val – MG

Por ciúmes, no passado,
o nosso amor foi desfeito...
Ficou o sonho tatuado
na penumbra do meu peito.
Vanda Alves – PR

No seu espaço abrangente,
a vida é espaço comum:
mistura um pouco da gente
na vida de cada um.
Vanda Fagundes Queiroz – PR

Ao raiar de um novo dia,
quantas razões de viver!
A esperança se irradia
nas brumas do amanhecer!
Wagner Lopes – MG

Pode o “sim’ gerar bonança
e o “não” matá-la de vez.
Que seria da esperança
se não houvesse o “talvez”?
Wanda Mourthé – MG

====================================
Visite:
http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br/
http://universosdeversos.blogspot.com
http://www.falandodetrova.com.br/
===================================

Nenhum comentário: