Singrando Horizontes

Vive muito mais feliz
quem bebe as águas das fontes,
e, também, minh´alma diz,
quem vai Singrando Horizontes !
(Ialmar Pio Schneider - Porto Alegre/RS)

Vai, Singrando Horizontes,
O infinito é a ambição
rumo aos mais distantes montes,
rumo à imaginação!
(Sinclair Pozza Casemiro - Campo Mourão/PR)

Você é a Gralha Poeta
que leva nossa poesia
ao mundo, em que o grande esteta
criou com tanta harmonia!
(Nei Garcez – Curitiba/PR)
Nas artes e na literatura, vão surgindo as classificações didáticas, as separações por faixas etárias, estilos, temáticas etc. Ha professores e alunos no Brasil, que aprendem só isso da produção artística. Decoram nomes, escolas e datas, mas não se embrenham nos livros, preferem o futebol ou o vídeo-game. A Literatura de boa qualidade nos empolga, lemos sem poder largar o livro, as páginas suscitam nossa emoção, respondem ou provocam perguntas.

Sem a Literatura acumulada nos séculos, o ser humano estaria muito mais próximo da animalidade que ainda o caracteriza nas páginas policiais. Em minhas oficinas ninguém gasta muito tempo com aquela americana lista de soft, hard etc. etc. Falamos em cenas que não saem da memória, em emoções que derramam lágrimas, falamos em idéias e como expressa-las com eficiência. Quem entra em um Museu não fica procurando renascentistas, impressionistas, dadaistas, cubistas ou abstracionistas. O espectador inteligente não procura escolas ou datas, procura obras primas. Nossa ambição deve ser a obra-prima.

(André Carneiro)


Fonte da Imagem da Pomba = http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal121/qualidade_vida_paz.aspx

domingo, 18 de maio de 2014

I Jogos Florais de Los Ângeles/Califórnia (Resultado Final)

Tema: Humanidade

VENCEDORES:

1º Lugar
Nestes dias atuais
há tanta brutalidade
que o mundo dos animais
causa inveja à Humanidade!
ARLINDO TADEU HAGEN

2º Lugar
Por mais que a mágoa te doa,
perdoa a quem mal te faz!...
Que a humanidade abençoa
teu gesto de amor e paz!
FRANCISCO GARCIA

3º Lugar
Se, na Terra, a Humanidade
semeasse o amor fecundo,
a safra da caridade
matava a fome do mundo !!!
HELOISA ZANCONATO

4º Lugar
Quem dera que a humanidade
plantasse, em solo fecundo,
fraternidade e igualdade
e colhesse a  paz no mundo!
WANDA DE PAULA MOURTHÉ

5º Lugar
Que a humanidade irmanada,
ao palmilhar sua trilha,
tenha a existência pautada
na paz, no amor, na partilha.
RELVA DO EGYPTO REZENDE SILVEIRA

MENÇÃO HONROSA

Ressente-se a humanidade,
para poder ser feliz,
da santa simplicidade
de São Francisco de Assis.
ARLINDO TADEU HAGEN

É divina a inteligência
quando, com fé e humildade,
presta serviço à Ciência
para o bem da humanidade.
ALBA HELENA CORRÊA

Não haverá sociedade
que possa ser construída
sem a fé na humanidade
e o respeito pela vida!
JB XAVIER

Tenhamos capacidade
de plantar flor, sem barreiras,
transformando a humanidade
num só jardim... sem fronteiras.
DODORA GALINARI   

Em meio à diversidade,
cada qual tem sua voz,
compondo, na humanidade,
a interação "eu" e "nós".
VANDA FAGUNDES QUEIROZ


       MENÇÃO ESPECIAL

Deus, do altar da Eternidade,
olhando o Mundo que fez,
sofre ao ver a Humanidade
se destruindo outra vez !
HELOISA ZANCONATO

Seria sublime a vida,
pudéssemos, afinal,
ver a humanidade unida
num abraço fraternal.
JOÃO COSTA

Jesus, o Mestre maior,
mostrou, com sua bondade,
que amar é sempre o melhor
caminho da humanidade!
ANA CRISTINA DE SOUZA

Nas guerras, quanta matança,
é a mais triste  realidade,
morre  também  a  esperança
de paz  para a humanidade!
EDNA GALLO

A humanidade produz
raros gênios, num depuro...
Eles são raios de luz
nos caminhos do futuro...
MILTON SOUZA

TROVAS DESTAQUE

No mar de lama do mundo
Há quem creia, de verdade,
Que ainda exista, lá no fundo,
Um pouco de humanidade.
ANTONIO MESSIAS DA ROCHA FILHO

Este abismo que o rancor
instalou na humanidade
só poderemos transpor
pela ponte da amizade.
OLYMPIO DA CRUZ SIMÕES COUTINHO

Quando o homem se desarmar
a paz e a felicidade,
certamente hão de reinar
no seio da HUMANHIDADE!...
MARIA NELSI SALES DIAS

Vive a humanidade, ausente,                                      
dos sentimentos mais nobres,                                        
distingue gente de gente:                                    
brancos, negros, ricos, pobres.
SIMÃO ELANE MARQUES RANGEL

A Humanidade teria
Felicidade ... ventura...
se os homens, a cada dia,
se drogassem de ternura!
DELCY RODRIGUES CANALLES

Nosso sol há de brilhar
com maior intensidade
quando a vida se curvar
para a paz da humanidade.
ARI SANTOS DE CAMPOS

A natureza ferida                  
à humanidade acentua:                 
− Destruir a minha vida
pode ser o fim da tua.
WANDA DE PAULA MOURTHÉ

Negros, brancos, amarelos,
vamos juntos, na igualdade,
atar com amor os elos
pela paz da humanidade.
ELIANA RUIZ JIMENEZ

A humanidade passeia
entre o descaso e o amor,
sem notar que a dor alheia
é também a sua dor...
ANA CRISTINA DE SOUZA

Perdoa, meu Deus bendito,
a Terra que Te magoa;
na humanidade, acredito,
ainda existe gente boa!!!
ERCY MARIA MARQUES DE FARIA

A violência se enraíza,
sai de moda a honestidade...
– Ou o homem se humaniza,
ou sucumbe a humanidade.
ANTONIO AUGUSTO DE ASSIS

Nas lutas pela igualdade,
por um caminho seguro,
deve andar a Humanidade
junto à Paz ,rumo ao futuro...
IVONE PRADO

Entre os seres, na verdade,
em que pese o mar de lama,
eu prefiro a humanidade
que pensa...que faz...que ama!...
FLAVIO ROBERTO STEFANI

Quem dera um jardim brotando
 no peito da humanidade
com a soberba murchando
e florescendo a humildade ! ! !
EDUARDO A. O. TOLEDO

Neste mundo de conflito,
de tanta tristeza e guerra,
da humanidade, ouço o grito:
- Senhor, traz a Paz à Terra!...
DOMITILLA BORGES BELTRAME

 Comissão Julgadora:
Dorothy Jansson Moretti
José Lucas de Barros

Fonte:
Gislaine Canales

Nenhum comentário:

Autor Anônimo (Oração do Cão Abandonado)

DEUS
Sei que sou um ser criado por ti, para ser amado
pelos homens mas nasci sem a sorte de alguns de minha espécie.

Hoje meu dono levou-me a um passeio de carro.
Chegamos em uma praça, ele tirou minha coleira,
me fez descer do carro, e virando-me as costas,
foi embora e nem se despediu.

Tentei segui-lo mas o carro corria muito e não pude alcançá-lo.
Caí exausto no asfalto. Ainda não entendi. Por que ele me abandonou?

Eu sempre o recebi abanando o rabo, fazia festa e lambia seus pés.
Sempre lati forte, para defendê-lo e afastar os estranhos da porta.

Eu brincava com as crianças... ah! elas me adoravam.
Que saudades. Será que elas ainda se lembram de mim?

Deus, eu fico imaginando como seria bom se eu pudesse
comer agora. Puxa, estou faminto.

Não tenho água para beber, e estou tão cansado.

Procuro um cantinho onde possa me abrigar da chuva,
mas muitas vezes sou chutado.
As pessoas não gostam muito de mim aqui nas ruas.

Estou fraco, não consigo andar muito,
mas encontrei enfim um lugar para passar essa noite.

Está muito frio e o chão está molhado.
Já não tenho pêlo para me aquecer, estou doente,
e creio que ainda hoje vou me encontrar contigo.
Aí no céu meu sofrimento vai terminar.

Peço-vos então, pelos outros, por todos os cãezinhos e animais
abandonados nas ruas, nos parques, nas praças.

Mande-lhes pessoas que deles tenham compaixão,
pois sozinhos, viverão poucos meses, serão atropelados,
sofrerão maltratos dos impiedosos. Proteja-os.

Amenize-lhes esse frio, com o calor das pessoas abençoadas.

Diminua-lhes a fome, tal qual a que sinto, com o alimento do amor que me foi negado.

Sacie-lhes a sede com a água pura dos Seus ensinamentos.

Elimine a dor das doenças, dos maltratados, estirpando a
ignorância do homem.

Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos
apregoados como religiosos, científicos, tirando das mãos
humanas a sede pelo sangue.

Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados,
pois, dentre todos os sofrimentos, esse foi o maior e mais
duro de suportar.

Receba, DEUS, nesta noite gelada, a minha alma, e
minha oração pelos que aqui ficam. É por eles que vos peço,
pois não são humanos, mas são Seus filhos, e são leais e inocentes, e foram criados por Suas mãos e merecem o Seu abrigo.

Amém.

Enviar a pagina em pdf por e-mail

Send articles as PDF to