quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

I Concurso de Trovas "Memorial Luiz Otávio" da Delegacia de Arapongas/PR (Resultado Final)


NACIONAL/INTERNACIONAL

VETERANOS

Tema: Irmão

Vencedores:

1º Lugar:

Não me importa qual o gene,
pois se há respeito e afeição,
um estranho que me acene
eu já chamo “ meu irmão”.
José Henrique da Costa 
(Magé/RJ)

2º Lugar:

Caminhar na solidão
é sina que já rompi.
De sangue, não tenho irmão,
mas tenho o irmão que escolhi.
Eliana Ruiz Jimenez 
(Balneário Camboriú/SC)

3º Lugar:

Quem limpa o espelho da vida
com as lãs do coração
vê, na imagem refletida,
o rosto de seu irmão.
Roberto Resende Vilela 
(Pouso Alegre/ MG)

4º Lugar:

A todo irmão abro a porta,
sem que exigências lhe faça,
pois nesta vida o que importa
é saber amar de graça.
Edweine Loureiro da Silva 
(Saitama/Japão)

5º Lugar:

Os anjos dizem amém
quando irmão ajuda irmão,
pois a prática do bem
sobe ao céu feito oração.
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho 
(Juiz de Fora/MG)

6º Lugar:

Se ele tem meu sangue ou não,
que me importa? - Antes bendigo
a adoção do meu irmão,
que, hoje, é o meu melhor amigo!!!
Maria Madalena Ferreira 
(Magé/RJ)

7º Lugar:

De nosso encontro, a união,
que em nossa vida se deu:
dentre os amigos, o irmão
que o amor fraterno escolheu.
Eliana Ruiz Jimenez 
(Balneário Camboriú/SC)

8º Lugar:

Olho, de modo profundo,
aquilo que Deus me deu;
na família vejo o mundo...
e no irmão um outro “eu”.
Roberto Resende Vilela 
(Pouso Alegre/MG)

9º Lugar:
Trovador, meu bom irmão,
a Trova é a nossa alegria
e o meu e o teu coração
têm a mesma sintonia!
José Antonio de Freitas 
(Pitangui/MG)

10º Lugar:

Não basta dar a comida,
um agasalho, um colchão;
o que importa em sua vida
é trata-lo como irmão.
Marina Gomes de Souza Valente 
(Bragança Paulista/SP)
_____________________________

NACIONAL/INTERNACIONAL

NOVO TROVADOR

Tema: Lição

Vencedores:

1º Lugar:

A lição da minha história,
é a grande crença na fé.
Entre derrota e vitória,
me mantive sempre em pé!
Rosa Maria Gomes Mendes 
(Rio de Janeiro/RJ)

2º Lugar:

Mestra Vida às vezes falha
ao ensinar a lição
e ao aluno ela atrapalha
pois nunca faz revisão.
Janilce Caldas Ananias Simões 
(Campos dos Goytacazes/RJ)

3º Lugar:

Cada lição ensinada
pelas durezas da vida
não será reaproveitada
já que nunca é repetida.
Janilce Caldas Ananias Simões 
(Campos dos Goytacazes/RJ)

4º Lugar:

A vida nos dá lição
bem difícil de aprender...
Por que é que meu coração
não consegue te esquecer?
Maria do Carmo M. Zerbinato 
(Niterói/RJ)

5º Lugar:

Hoje recordo sereno...
A lição que eu aprendi...
De grande, me fiz pequeno...
Com humildade: - Venci!
Luzimagda D. M. Ramos da Fonseca 
(Juiz de Fora/MG)

6º Lugar:

Tudo na vida é lição
e o Criador nosso Mestre.
Buscamos a redenção
na vida escolar terrestre.
Valter Rodrigues Mota 
(Taubaté/SP)

7º Lugar:

A dor é triste lição
neste mundo tão medonho,
quero buscar proteção
no refúgio do meu sonho.
Marco Fietto 
(Juiz de Fora/MG)

8º Lugar:

O nosso amor decantei
em feitio de oração,
porém, ruiu - eu bem sei,
mas me valeu a lição.
Vera Lúcia Esteves da Silva 
(Fortaleza/CE)

9º Lugar:

Quando o que se espera é incerto
e paira entre o sim e o não
ouça-me, pois sei que acerto:
- Tudo o que ocorre é lição!
Nelson de Souza 
(Atibaia/SP)

Comissão Julgadora:
Antonio Augusto de Assis
Janske N. Schlenker
Pedro Melo
Vanda Fagundes Queiróz
Coordenação: Andréa Motta
__________________________

ESTADUAL (PARANÁ)

VETERANOS

Tema: Gato

Vencedores:

1º Lugar:

Defendei, meu São Francisco,
os cachorrinhos e os gatos.
Protegei-os contra o risco
do abandono e dos maus-tratos.
A. A. de Assis 
(Maringá)

2º Lugar:

Bobagem grande, de fato,
que o meu bom senso rejeita...
Mas que inveja dá-me o gato
que no teu colo se deita!...
A. A. de Assis 
(Maringá)

3º Lugar:

A menina, de tal jeito,
pega no colo o gatinho,
que a cena é um quadro perfeito
de inocência, amor, carinho!
Vanda Fagundes Queiroz 
(Curitiba)

4º Lugar:

O meu gato é meu amigo...
Em casa, na falta dela,
assiste a T V comigo,
do futebol à novela.
Dari Pereira 
(Maringá)

5º Lugar:

Eu quisera ser um gato,
ronronar em teu caminho,
assim verias de fato
quão imenso é o meu carinho!...
Sônia Maria Ditzel Martelo +
(Ponta Grossa)

6º Lugar:

Confesso quanto sou grato
ao meu pequeno bichano,
quando vejo cão e gato
mais fiéis que um ser humano...
Vanda Fagundes Queiroz
(Curitiba)
________________________

ESTADUAL (PARANÁ)

NOVO TROVADOR

Tema: Cão

Vencedores:

1º Lugar:

Pobre cachorro sem raça,
vive na rua sem teto,
abana o rabo sem graça
na busca de lar e afeto.
Madalena Ferrante Pizzatto
(Curitiba)

2º Lugar:

Já nos disseram que o cão
é companheiro e é amigo;
me entristece o coração
se o encontro sem abrigo.
Osires Haddad 
(Curitiba)

3º Lugar:

Quando falo em amizade,
uma verdade eu te digo:
com extrema lealdade,
o cão é um fiel amigo.
Madalena Ferrante Pizzatto 
(Curitiba) 

4º Lugar:

Não pense jamais que é um chiste,
ou que à loucura concorro,
quando eu lhe disser que existe
a doce alma de um cachorro.
Nilsa Alves de Melo 
(Maringá)

5º Lugar:

É comum, em residência,
Ter a proteção de um cão;
por vezes sem assistência,
de teto e alimentação!
Odenir Follador 
(Ponta Grossa)

Comissão Julgadora:
Lisete Johnson
Delcy Canalles
Marilene Bueno
Gislaine Canales
Flávio Stefani
Coordenação: Flávio Stefani

Nenhum comentário: