Singrando Horizontes

Vive muito mais feliz
quem bebe as águas das fontes,
e, também, minh´alma diz,
quem vai Singrando Horizontes !
(Ialmar Pio Schneider - Porto Alegre/RS)

Vai, Singrando Horizontes,
O infinito é a ambição
rumo aos mais distantes montes,
rumo à imaginação!
(Sinclair Pozza Casemiro - Campo Mourão/PR)

Você é a Gralha Poeta
que leva nossa poesia
ao mundo, em que o grande esteta
criou com tanta harmonia!
(Nei Garcez – Curitiba/PR)
Nas artes e na literatura, vão surgindo as classificações didáticas, as separações por faixas etárias, estilos, temáticas etc. Ha professores e alunos no Brasil, que aprendem só isso da produção artística. Decoram nomes, escolas e datas, mas não se embrenham nos livros, preferem o futebol ou o vídeo-game. A Literatura de boa qualidade nos empolga, lemos sem poder largar o livro, as páginas suscitam nossa emoção, respondem ou provocam perguntas.

Sem a Literatura acumulada nos séculos, o ser humano estaria muito mais próximo da animalidade que ainda o caracteriza nas páginas policiais. Em minhas oficinas ninguém gasta muito tempo com aquela americana lista de soft, hard etc. etc. Falamos em cenas que não saem da memória, em emoções que derramam lágrimas, falamos em idéias e como expressa-las com eficiência. Quem entra em um Museu não fica procurando renascentistas, impressionistas, dadaistas, cubistas ou abstracionistas. O espectador inteligente não procura escolas ou datas, procura obras primas. Nossa ambição deve ser a obra-prima.

(André Carneiro)


Fonte da Imagem da Pomba = http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal121/qualidade_vida_paz.aspx

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Concurso Internacional de Trovas da UBT e OMT– CHILE (Resultado Final)

 

Tema Utopia

VENCEDORES

1° Lugar:
No meu mundo de utopia,
tudo é possível... e, assim,
eu busco na fantasia
o que a vida nega a mim!
Delcy Rodrigues Canalles

2° Lugar:
Sem asas para voar
e a voar sem mesmo tê-las,
na utopia de um sonhar,
alcanço o céu e as estrelas.
Dulcídio de Barros Moreira Sobrinho

3° Lugar:
Criança sem pão, sem teto,
na rua nas noites frias;
ter comida, lar e afeto
são as suas utopias. 
Madalena Ferrante Pizzatto

4° Lugar:
Se lutar pela igualdade
chamam de louca utopia,
quero ter a liberdade
de ser louco todo dia.
Edweine Loureiro da Silva

5° Lugar:
Sem controle dos meus ritos,
mesmo em momentos tristonhos...
Abraço os sonhos e os mitos,
na utopia dos meus sonhos!
Professor Garcia

MENÇÃO HONROSA

Árduas barreiras transponho,
lutando com ousadia,
para que meu grande sonho
jamais se torne utopia!
Glória Tabet Marson

Querer a paz não é sonho
e nem mesmo fantasia...
é meu direito, suponho,
sei que não é utopia!
Therezinha Tavares

Nos meus sonhos viajando
era feliz e sorria,
de repente despertando
descobri que era utopia!...
Nair Lopes Rodrigues

Há milênios, é utopia
conquistar-se a paz mundial,
mas o homem é – que ironia! –
chamado de "racional"!
Wanda de Paula Mourthé

Vejo na casa vazia
o teu vulto em cada canto.
E se não fosse utopia,
perderia todo o encanto ...
Antonio Colavite Filho

MENÇÃO ESPECIAL

Que falta faz à cabeça
dos jovens uma utopia!
– Sem algo que os mova e aqueça,
anulam-se na apatia.
Antonio Augusto de Assis

Teu amor é um desafio
na utopia de te amar.
Vivo o delírio de um rio
buscando as águas do mar.
Relva do Egypto Rezende Silveira

A coragem e a utopia,
costumam juntas andar
num mundo de fantasia,
para quem ousa sonhar.
Maria Luiza Walendowsky

Existindo a ideologia
de União na Humanidade,
jamais será utopia:
"homens de boa vontade"!
Dodora Galinari

Na utopia deste canto,
tudo dói neste momento:
o amor, a tristeza, o pranto...
Você no meu pensamento
Nadir Nogueira Giovanelli

TROVAS DESTAQUE

Felicidade, meu bem,
é apenas utopia...
O teu sorriso, porém,
já faz feliz o meu dia.
Aparecida Gianello dos Santos

Foi a mais pura utopia
a força dessa paixão…
Não passou de fantasia
no carnaval da ilusão!
Edna Gallo

Quando me entrego à Poesia,
sinto a Vida a meu favor
e abraço a grande UTOPIA
de crer no Sonho e no Amor!
Carolina Ramos

A utopia é uma semente,
pouco a pouco a germinar...
Não na terra que é dormente,
mas na alma... singular!...
Roberto Tchepelentyky

Quando a utopia me inflama
a transpor coisas banais, 
sinto o frenesi da chama
do sonho em meus ideais!
Heder Rubens Silveira e Souza

Nenhum comentário:

Autor Anônimo (Oração do Cão Abandonado)

DEUS
Sei que sou um ser criado por ti, para ser amado
pelos homens mas nasci sem a sorte de alguns de minha espécie.

Hoje meu dono levou-me a um passeio de carro.
Chegamos em uma praça, ele tirou minha coleira,
me fez descer do carro, e virando-me as costas,
foi embora e nem se despediu.

Tentei segui-lo mas o carro corria muito e não pude alcançá-lo.
Caí exausto no asfalto. Ainda não entendi. Por que ele me abandonou?

Eu sempre o recebi abanando o rabo, fazia festa e lambia seus pés.
Sempre lati forte, para defendê-lo e afastar os estranhos da porta.

Eu brincava com as crianças... ah! elas me adoravam.
Que saudades. Será que elas ainda se lembram de mim?

Deus, eu fico imaginando como seria bom se eu pudesse
comer agora. Puxa, estou faminto.

Não tenho água para beber, e estou tão cansado.

Procuro um cantinho onde possa me abrigar da chuva,
mas muitas vezes sou chutado.
As pessoas não gostam muito de mim aqui nas ruas.

Estou fraco, não consigo andar muito,
mas encontrei enfim um lugar para passar essa noite.

Está muito frio e o chão está molhado.
Já não tenho pêlo para me aquecer, estou doente,
e creio que ainda hoje vou me encontrar contigo.
Aí no céu meu sofrimento vai terminar.

Peço-vos então, pelos outros, por todos os cãezinhos e animais
abandonados nas ruas, nos parques, nas praças.

Mande-lhes pessoas que deles tenham compaixão,
pois sozinhos, viverão poucos meses, serão atropelados,
sofrerão maltratos dos impiedosos. Proteja-os.

Amenize-lhes esse frio, com o calor das pessoas abençoadas.

Diminua-lhes a fome, tal qual a que sinto, com o alimento do amor que me foi negado.

Sacie-lhes a sede com a água pura dos Seus ensinamentos.

Elimine a dor das doenças, dos maltratados, estirpando a
ignorância do homem.

Tire o sofrimento dos que estão sendo sacrificados em atos
apregoados como religiosos, científicos, tirando das mãos
humanas a sede pelo sangue.

Abrande a tristeza dos que, como eu, foram abandonados,
pois, dentre todos os sofrimentos, esse foi o maior e mais
duro de suportar.

Receba, DEUS, nesta noite gelada, a minha alma, e
minha oração pelos que aqui ficam. É por eles que vos peço,
pois não são humanos, mas são Seus filhos, e são leais e inocentes, e foram criados por Suas mãos e merecem o Seu abrigo.

Amém.

Enviar a pagina em pdf por e-mail

Send articles as PDF to