domingo, 13 de maio de 2018

Jardim de Trovas (Mãe)


Com que suave ternura
tece a canária o seu ninho!
– Mãe é assim, dengosa e pura,
a nossa e a do passarinho…
A. A. de Assis

Depois que, mãe tu partiste, 
como uma Santa em seu véu, 
o céu que eu via tão longe, 
ficou mais perto, e mais céu... 
Adelmar Tavares

Não sei de maior tristeza,
nos caminhos que palmilho,
que a da mãe que vela, à mesa,
o corpo morto do filho.
Agmar de Guedes Vaz

Na saudade me acarinha
este consolo de luz:
- para ser melhor que a minha,
somente a Mãe de Jesus.
Alberto Fernando Bastos

Mãe, por mais que eu me concentre 
na importância do que faço, 
não esqueço que o teu ventre 
foi o meu primeiro espaço. 
Almerinda Liporage

Quando se diz mãe, se beija
o ar que dela nos separa...
Mãe, seja e que língua seja,
é sempre a expressão mais cara!
Amadeu Fontana Lindo

Minha mãe sempre ao meu lado, 
é amiga na dor, no riso; 
não reclama do seu fado, 
finge sempre um paraíso... 
Amarillys Schloenback

Mamãe! Que grande poder!
De você, de dentro eu vim...
Agora, mãe, é você
que vive dentro de mim!
Amaury Miranda

Mãe, retrato de ternura, 
de pura abnegação, 
é a mais doce criatura 
a quem Deus deu coração. 
Amilton Maciel Monteiro

Amor de mãe é semente 
que germina em qualquer chão, 
é feito só de ternura, 
é feito só de perdão. 
Anfrísio Lima

Quantos filhos, sem carinho
de pais e mães anormais.
Quantas mães sem um filhinho,
quantos filhinhos sem pais...
Anis Murad

Há rosas na primavera,
no estio, no outono, no inverno;
mas não há rosas mais lindas
que as rosas do amor materno!
Antonieta Borges Alves

Nas vidraças do orfanato
quantos olhinhos à espreita,
buscando ver o retrato
da mamãezinha perfeita.
Antônio Bispo dos Santos

Ao perdê-la, Mãe querida,
algo estranho sucedeu:
Eu não sinto mais a vida!
Sinto que o morto sou eu!
Antonio Werneck

O filho, se for dar paga
ao grande bem que a mãe traz,
pagando tudo, não paga
metade do que ela faz.
Antônio Zoppi

Ó mãe, que tudo perdoas,
corrige teus pequeninos!
Às vezes, de intenções boas,
nascem ladrões e assassinos...
Aparício Fernandes

Minha mãe, bondosa e bela,
este milagre operou:
vivi bem mais junto ela
depois que a morte a levou!
Aristheu Bulhões

Mãe não rima certamente... 
Mas vejo, lembrando a minha, 
que há muitas rimas, se a gente 
quiser chamá-la mãezinha! 
Archimimo Lapagesse

Que grande amor verdadeiro 
o da mãe pelo seu filho. 
Amar é doar-se inteiro, 
e vencer todo o empecilho. 
Arlene Lima

Eu vi minha mãe rezando
aos pés da Virgem Maria.
Era uma Santa escutando
o que outra santa dizia.
Barreto Coutinho

A mãe que a filho acalenta
- tal o seu amor profundo -
tem a impressão que sustenta
em seus braços todo um mundo.
Belmiro Braga

Mãe – presente do Senhor, 
que a humanidade conduz 
num barco cheio de amor, 
singrando mares de luz! 
Benedito Camargo Madeira

Vais ser mãe... Tua figura
perdeu a graça infinita...
Mas revelas tal ventura
que pareces mais bonita.
Carlos Guimarães

Mãe é ternura infinita
e ainda que a alma lhe doa,
ante um filho não hesita,
enxuga o pranto e…perdoa!
Carolina Ramos

Tão pequenino e, no entanto,
traduz o amor mais profundo;
que nome existe, mais santo,
do que o teu, mãe, neste mundo?
Cecília Cerqueira Cavalcanti

A ternura se descobre
em seus mais profundos traços,
através de uma mãe pobre
ninando o filho nos braços.
Cezário Brandi Filho

A Deus dirijo esta prece,
no ermo das noites sem fim:
- A dor que é para meus filhos,
quero-a toda para mim.
Circe Moreira Rosa

A Mãe, por ser indulgente, 
tudo em seu coração cabe. 
A mãe é aquilo que a gente 
quer definir mas não sabe. 
Clarindo B. Araújo

Mãe não é só quem procria. 
nos diz velho ditado. 
Ser mãe é também quem cria 
com amor um filho adotado. 
Claudyra Dias da Rocha

Minha mãe! Quanta saudade 
de quem deixou-me, na Terra, 
lições de total bondade 
e de paz em plena guerra... 
Clevane Pessoa

"Emes", de Mãe e Maria,
eu escondo em cada mão.
E, ao juntá-los, todo dia,
eu faço a minha oração.
Colbert Rangel Coelho

No mês de Nossa Senhora,
que é teu lindo mês também,
mamãe, dizer-te eu queria
o quanto te quero bem!
Colombina

Mãe viva, mãe que partiu... 
Todas merecem louvores; 
seu amor sempre floriu 
na rima dos trovadores. 
Conceição A. C. de Assis

Devoção de mãe parece
mesmo, um amor diferente.
Sempre que o filho adoece,
ela fica mais doente.
Dalva de Araújo

Mãe! criatura querida, 
santa heroína sois vós; 
quando nos destes a vida, 
destes o sangue por nós. 
Décio Valente

Era uma santa em verdade, 
mais santa que outra qualquer, 
a  mulher,  hoje,  saudade, 
que foi mais mãe que mulher! 
Delcy Canalles

Amor de mãe é tão grande,
tão profundo na expressão,
tão sincero, tão sublime,
que não tem definição!
Delmar Barrão

A beleza de um momento
jamais se esquece na vida,
é a lembrança de um alento:
o beijo da mãe querida!
Dercy Alonso de Freitas

Eu sou rica, meu amigo!
Vivo cercada de ouro,
pois tendo mamãe comigo,
possuo o maior tesouro.
Deyse C. Gotardello

Quando a mãe beija seu filho
– tesouro herdado de Deus –
quanto fulgor! Quanto brilho
espelha nos olhos seus!
Diamantino Ferreira

A expressão triste no rosto 
desfigurado, sem brilhos, 
é a maquiagem do desgosto 
que a mãe recebe dos filhos. 
Djalma Mota

Tricotando o sapatinho,
a mamãe para um momento
e acaricia o pezinho,
no seu ventre, em movimento…
Domitilla Borges Beltrame

Se “Mãe” não tem com que rime,
não desistas, trovador…
Troca a palavra sublime
pelo sinônimo “Amor”!
Dorothy J. Moretti

Sente a mãe, maravilhada,
da ventura o doce enleio,
vendo a boquinha adorada
sugando a vida em seu seio!
Durval Mendonça

Lampadário de bonança,
luzente, formoso e terno,
nada supera a esperança
que existe no olhar materno!
Elen De Novais Felix

A certeza que me encanta,
e a ti também, certamente,
é saber que a mãe mais santa
será sempre a mãe da gente.
Eliana Dagmar

Toda luz na diretriz 
deste meu viver austero 
é um bilhetinho que diz: 
- "Mamãe, querida, eu te quero"!! 
Elisabeth Souza Cruz

Minha mãe, foram teus braços,
refúgio dos meus segredos,
onde deitei meus cansaços
e adormeceram meus medos!
Ercy M. Marques Faria 

De minha mãe, a ternura
sempre recordo chorando...
Não sei de imagem mais pura,
nem de sorriso mais brando.
Eugênio de Freitas 

Mãe merecia um presente
que Deus não dá a ninguém:
o viver eternamente
e, com ela, nós também!
Eulália Spinelli

Não caminha nos abrolhos
da incerteza e da traição,
quem tem mãe - no altar dos olhos!
quem tem Deus - no coração!
Francisco de Matos

Mamãe! que ternura doce, 
tem teu canto de ninar! 
Teu canto é como se fosse 
voz de uma santa a cantar! 
Francisco Garcia

Se Deus atendesse, um dia,
minha prece ingênua e doce,
quem fosse mãe não morria,
por mais velhinha que fosse!
Francisco Luzia Netto

Deus, em toda sua glória,
com tanta grandeza e brilho,
pra completar sua história,
quis ter mãe e quis ser filho!
Gislaine Canales

Para a mãe que se desvela
junto a um berço e não se cansa,
não há música mais bela
que o choro de uma criança.
Guiomar Machado

Creio em Deus desde menino.
Creio no céu que me encanta,
e no desvelo divino
de minha mãe, que é uma santa.
Hélio Garcia de Mattos

Ser mãe é trabalho insano
que tal carinho irradia
e te faz, por todo o ano,
ser a mãe de cada dia!...
Hermoclydes S. Franco

A mãe é essência divina 
que todo amor nela encerra; 
é luz que a estrada ilumina 
para os filhos nessa terra. 
Horácio Ferreira Portella

A mãe que nós hoje temos
é como a luz, meu rapaz:
só quando falta é que vemos
a falta que ela nos faz!
Ildefonso de Paula

Amor de mãe não se embaça,
é flor que nunca fenece,
quanto mais o tempo passa,
com mais vigor ele cresce.
Isabel Moraes de Aguiar

Tenho minha mãe querida,
um amor todo especial.
Ela vale em toda a vida
como alguém em potencial.
Isaías Teves

Mãe, com respeito profundo
é que esta verdade escrevo:
Toda a riqueza do mundo
não paga o bem que eu te devo!
Ivo dos Santos Castro

Minha mãe partiu e agora
na saudade que me envolve,
eu sou criança que implora:
– Por favor, Senhor... devolve...
Izo Goldman

Por teu sonho já concreto,
minha mãe, por teu louvor,
guarda esta rosa de afeto
no vaso do teu amor.
Jandira Grillo

Surpreendente maravilha
a que agora me acontece:
- Minha mãe é minha filha
à medida que envelhece.
Jesy Barbosa

Ó minha mãe! em meus cantos,
num grato e eterno estribilho,
bendigo a Deus que, entre tantos,
me escolheu para teu filho!
J. G. de Araújo Jorge

Que o teu nome não tem rima
sempre alega o trovador.
Trovar com ele me anima,
pois sempre rima com amor.
J. L. Leôncio

Ora a mãe sorri feliz...
ora o olhar preocupado...
seu semblante sempre diz
o que há no peito guardado.
Jorge Fregadolli

Minha Mãe. Minha alegria.
Meu amor. Minha santinha.
Deu-me tudo o que eu queria
mas levou tudo o que eu tinha.
José Gilberto Gaspar

Minha mãe verteu mais pranto
que a Mãe de Nosso Senhor.
- A Virgem chorou um santo;
minha mãe - um pecador!
José Maria Machado de Araújo

Minha mãe era tão boa!
Deus a levou. Mesmo assim,
por qualquer mal que me doa,
sempre está junto de mim!
Junquilho Lourival

Eu não vi quadro mais lindo, 
nem em Londres ou Paris 
que uma criança sorrindo 
no colo da mãe feliz! 
Lacy José Raymundi

Mãe! Que é da rima sublime
para este nome invulgar?
- Nenhum vocábulo exprime
sua grandeza sem par!
Lauro de Azevedo Rolim

São três letras tão pequenas,
sem rima para meu verso:
mãe - uma sílaba apenas,
e nela, cabe o universo.
Leonardo Henke

- "Não há mãe melhor que a minha"
diz a filha à mamãezinha.
E a mãe, sorrindo: - "Filhinha,
melhor que a tua era a minha"...
Lia Pederneiras de Faria

Sua cruz que eu sei, pesada,
minha mãe leva sozinha.
Mesmo assim, velha e cansada,
me ajuda a levar a minha.
Lilinha Fernandes

Para mãe, não há uma rima, 
no idioma português, 
pois ser mãe é obra prima, 
- foi assim que Deus a fez. 
  Luiz Hélio Friedrich

Mãe é uma luz diferente!
Esplende com tanto brilho
que aclara, continuamente,
toda a estrada de seu filho!
Luiz Otávio

Maria, Mãe do Senhor!
Mãe dolorosa, é verdade.
Mãe sublime! Mãe de amor,
que salvou a humanidade!
Maria Helena Cantelli

As mães são divinas plantas 
que deram flores, sementes... 
Para Deus são todas santas, 
com milagres diferentes ... 
Maria Nascimento

Mais parece um estribilho,
o ranger de uma porteira,
para a mãe que espera o filho,
pela madrugada inteira...
Maria Nelsi Sales Dias

Mamãe: tuas mãos pequenas
que souberam trabalhar,
parecem aves serenas,
já cansadas de voar!
Maria Thereza Cavalheiro

Coração de mãe - canteiro
em perene floração,
onde um santo jardineiro
planta as rosas do perdão.
Marilita Pozzoli

Vou ser mãe… ela murmura…
e o seu ventre, com nobreza,
aos poucos, forma a figura
de um templo da natureza…
Marina Bruna

Quando beijo, mãe, a palma
sedosa de tua mão,
eu também sinto a minha alma
beijar o teu coração!
Mário Braga

A mãe é esta criatura 
que mil vezes dá perdão. 
E tem paciência e ternura 
sobrando no coração. 
Milton Souza

Louvo as mães, o sol caindo,
vão à igreja, levam velas,
à Virgem sempre pedindo
pelos filhos…não por elas.
Moacyr Figueiredo

Grande símbolo de afeto, 
toda mãe, por nos dar vida, 
faz do amor seu predileto 
gesto que ninguém olvida. 
Nei Garcez

Quanta mãe que, mal casada,
não vê mais da vida o brilho,
mas padece resignada,
pelo amor que tem no filho!
Nicomedes Arruda

Das dores que o tempo aguça,
a mais triste, eu desconfio,
ser a da mãe que soluça
junto de um berço vazio...
Nilo Aparecido Pinto

Minha mãe, flor entre abrolhos,
que se desfolha, num ai.
Cada lágrima em seus olhos
é uma pétala que cai...
Orlando Brito

Mãe, com divina bondade, 
inteligência e com brilho, 
faz tudo que ao filho agrade, 
sem nada exigir do filho. 
Orlando Woczikosky

Em paz o mundo estaria
se governassem a terra
somente mães que, algum dia,
perderam filhos na guerra...
Osmar Godinho

Mãe - é palavra sem rima,
buscá-la é inútil, não tente,
pois mãe está muito acima
de tudo, coisas e gente.
Otávio Babo Filho

Outra luz não há tão pura,
nem olhar com tanto brilho,
como o fitar com ternura
da mãe namorando o filho.
Paula Faria

A minha mãe, que descansa
lá no azul da eternidade,
deixou-me como lembrança
esta perene saudade...
P. de Petrus

Na sala nobre do peito,
minha mãe, a tua imagem
é o quadro que mais respeito
e ao qual mais rendo homenagem.
Pedro Guedes

Te amando, mãe, desde o berço,
eu nem te amei tanto assim,
pois não te dei nem um terço
do amor que tu deste a mim!
Regina Célia de Andrade

Fecunda o ventre rosado
do amor, a fértil semente
e, a mãe, abriga um legado
que é futuro em seu presente…
Relva do Egypto R. Silveira

Minha mãe, do amor escrava,
com seu carinho e constância,
era a fonte que irrigava
o jardim de minha infância!
Renata Paccola

Mamãe foi feliz morrendo, 
foi feliz porque morreu! 
pois se me visse sofrendo, 
sofria mais do que eu ! 
Renato Caldas

Amor de mãe é tão puro,
tão sublime e tão fecundo,
que, comovido, asseguro
ser o primeiro do mundo.
Renato de Lacerda

Não chores, Mãe, se em teu peito
não posso mais me abrigar:
- o rio deixa o seu leito
e cai nos braços do mar.
Roberto de Medeiros

Quando piso, descuidado
as trilhas do coração,
sinto, a cada passo dado,
minha mãe me dando a mão!
Roberto Resende Vilela

À minha mãe que voou, 
nas asas de um querubim, 
pedindo hoje aqui estou 
que do céu vele por mim. 
Sara Furquim

Fiz-te rainha, entretanto,
errei, minha mãe, perdoa...
- Era o teu halo de santa
que eu julguei uma coroa!
Sérgio Fonseca

Mamãe, eras diferente 
das outras Mães, para mim. 
De ti sinto bem presente 
esta saudade sem fim. 
Sinésio Cabral

Penso ouvir teu acalanto,
minha mãe, lá de onde estás,
querendo enxugar meu pranto
e ninar-me, em horas más.
Thereza Costa Val

É noite!… E, num desvario,
na dor que a sufoca e invade,
chorando – o berço vazio –
a mãe embala a saudade!
Therezinha Dieguez Brisolla

Eu sei, mãe, que minha estrada
tem de seus olhos o brilho...
Toda mãe é uma alvorada
no amanhecer de seu filho!
Tiago Azevedo

Além de toda a alegria
de ser mãe, eu penso assim:
– Que bênção lembrar que, um dia,
anjos moraram em mim…
Vanda Fagundes Queiroz

Hoje órfã de seu afeto, 
carente de seu carinho, 
queria você por perto... 
a iluminar meu caminho! 
Vânia Ennes

Eu rememoro a saudade 
de minha mãe, as carícias: 
serena necessidade 
de seu carinho e delícias... 
Vidal Idony Stockler

Não chores, ó mãe querida,
acalma as dores, acalma!
Teu filho fugiu da vida,
porém ficou em tua alma!
Vital Bizarria

Almejo trilhas sem fim, 
ornamentadas de rosas!... 
Mãe, vais à frente de mim, 
cultivando as mais formosas! 
Wagner Marques Lopes

Em meu tempo de estudante,
se algum mal me acontecia,
não sei como, tão distante,
minha mãe logo sabia.
Waldemar Pequeno

Transcendo o sonho e refaço 
minhas rotas do passado, 
para ter de novo o abraço 
do ventre em que fui gerado. 
Wandira Fagundes Queiroz

Céu com três letras se escreve,
mãe também se escreve assim,
e neste nome tão breve
existe um céu para mim!
Wilson Dantas

Mãe é puro sentimento 
que se mistura à razão. 
Mãe é tudo num momento, 
e... muito mais: coração. 
Zeni de Barros Lana

Nenhum comentário: