terça-feira, 5 de junho de 2018

Trovadores de Ontem e de Hoje n. 2


1
Tem muito mais graça a vida
quando a gente tem com quem
repartir bem repartida
a graça que a vida tem!
A. A. de Assis 
Maringá/PR
2
Só verdade e compaixão
ponha no que você faz;
derrame amor e perdão
e deixe fluir a paz.
Adélia Maria Woellner 
Curitiba/PR
3
Eu disse pra minha amada, 
baseado num estudo, 
o amor nasce de um nada 
e morre de quase tudo! 
Ademar Macedo 
Santana do Matos/RN (1951 - 2013) Natal/RN
4
Entre os suspiros dos vento,
da noite ao mole frescor,
quero viver um momento,
morrer contigo de amor!
Álvares de Azevedo 
São Paulo/SP (1832 – 1851) Rio de Janeiro/RJ
5
Tudo muda o tempo inteiro 
e é preciso ter coragem! 
Se incomoda, é que o roteiro 
diz que estamos de passagem.
André Ricardo Rogério
Arapongas/PR
6
Eu vejo o velho telhado
com um aspecto medonho,
é todo desarrumado
porém, acalenta um sonho.
Antonio Facci 
Cedral/SP (1941 - 2008) Maringá/PR
7
Procura longa e constante, 
num sempre querer achar...
Um sonho louco e distante,  
impossível de alcançar...
Antonio Manoel Abreu Sardenberg 
São Fidélis/RJ
8
Cai a tarde, fico triste,
Pressuroso como o quê...
O coração não resiste
A saudade de você!
Apollo Taborda França 
Curitiba/PR (1926 – 2017)
9
Não se vá, não, por favor, 
não me faça essa maldade! 
Se de fato você for, 
eu vou morrer de saudade.
Ari Santos de Campos
Balneário Camboriú/SC
10
Nesta vida não há nada
capaz de me destroçar :
sou bravo como a jangada
e  insistente  como o mar.
Arlindo Tadeu Hagen
Juiz de Fora/MG
11
A dor é uma escola aberta
nos dias que vêm e vão;
escola que nos desperta
nas luzes do coração.
Auta de Souza
Macaíba/RN (1876 – 1901) Natal/RN
12
Do teu olhar já notei
que até desprezo me vem...
e, apesar disso, não sei
deixar de te querer bem!
Barreto Coutinho 
Limoeiro/PE (1893 – 1975) Curitiba/PR
13
Piloto que dás teu giro
montado em peixe de prata,
carrega este meu suspiro
e leva a quem me maltrata!
Carlos Drummond de Andrade 
Itabira/MG (1902 - 1987) Rio de Janeiro/RJ
14
Os remos batem nas águas:
têm de ferir para andar.
As águas vão consentindo
- esse é o destino do mar.
Cecília Meireles 
Rio de Janeiro/RJ (1901 – 1964) 
15
Encontrei na minha trova
a vontade de escrever.
A paixão por coisa nova
faz a gente renascer.
Cecim Calixto 
Pinhalão/PR (1926 – 2008) Tomazina/PR
16
Não julgo morto o passado.
A bem dizer, nem passou.
- O que eu fui ficou guardado
como parte do que sou…
Pe. Celso de Carvalho 
Curvelo/MG (1913 – 2000) Diamantina/MG
17
Trovador é “gente” esperta
e só faz rima de artista,
põe todos de boca aberta,
mais do que eu... Que sou dentista!
Cristiane Borges Brotto
Curitiba/PR
18
Somos como pan de vida,
con agua y harina mezclados;
no habrá nada que divida
al coserlos separarlos!
Cristina Oliveira Chavez
Estados Unidos
19
Pranteando a ponte antiga, 
o rio ao vê-las aos pedaços, 
abrindo os braços à amiga, 
carrega a ponte nos braços... 
Darly O. Barros
São Paulo/SP
20
- Seu filho não tem vontade
de trabalhar. Pra ninguém!
Nega o pai: - Não é verdade.
Tem má vontade... Mas tem!
Divenei Boseli
São Paulo/SP
21
Nesta vida rotineira,
tua saudade em minha alma
é cantiga de goteira
em noite de chuva calma!
Domitilla Borges Beltrame 
São Paulo/SP
22
Ora eloquente, ora mudo,
teu olhar é uma charada:
promessa sutil de tudo,
no fútil revés... do nada!
Dorothy Jansson Moretti 
Três Barras/SC (1926 – 2017) Sorocaba/SP
23
Ao beijar a tua mão,
que o destino não me deu,
tenho a estranha sensação
de estar roubando o que é meu...
Durval Mendonça 
Rio de Janeiro (1906 – 2001)
24
Canta, poeta!...és bem-vinda 
no teu preito ao sol e à lua, 
pois toda poesia é linda, 
se a voz de quem canta é a tua! 
Edmar Japiassú Maia
Rio de Janeiro/RJ
25
Meus cantos já foram tantos,
não recordo o que foi feito,
sumiram com os encantos.
continua a dor no peito!
Efigênia Coutinho 
Balneário Camboriú/SC
26
Ao ocaso, vão meus versos
numa estrada de ilusão,
redesenhando universos
pelas noites de verão.
Egiselda Charão 
Porto Alegre/RS
27
Quando vi o mar infinito,
disse: aqui quero morar,
não há nada mais bonito
do que o mar, o mar, o mar!
Eliana Ruiz Jimenez 
Balneário Camboriú/SC
28
Vivo em constante conflito
entre o delírio e a razão:
– meu sonho alcança o infinito,
meus pés tropeçam no chão!
Elisabeth Souza Cruz 
Nova Friburgo/RJ
29
Dessa tão ferrenha mágoa
de querer vos esperar,
meus olhos me encheram d’água,
salgada como a do mar!
Emiliano Perneta 
Curitiba/PR (1866 – 1921)
30
Pressa em costumes notórios,
anoto hoje onde ando,
há muito poucos casórios
e a meninada aumentando
Emílio de Meneses 
Curitiba/PR (1816– 1918)
31
A mais tremenda das armas
pior do que a durindana,
atende, meus bons amigos,
se apelida – a língua humana.
Fagundes Varela 
Rio Claro/RJ (1841 – 1875) Niterói/RJ
32
O poeta é um fingidor,
finge tão completamente,
que chega a fingir que é dor
a dor que deveras sente.
Fernando Pessoa 
Lisboa/Portugal (1888 – 1935)
33
Se em teu caminho prossegues
um grande amor procurando,
vai em frente, tu consegues,
basta continuar tentando!...
Flávio Roberto Stefani 
Porto Alegre/RS
34
A neve desce, flutua,
cai sobre tudo e se espalha
sobre a estrada imensa e nua
como uma branca toalha.
Francisca Júlia 
Xiririca (atual Eldorado Paulista)/SP (1871 - 1920) São Paulo/SP)
35
Só o amor acende a chama
da paixão quase perdida;
foi amando a quem me ama,
que amei muito mais na vida.
Prof. Garcia
Caicó/RN
36
Nossa humildade se mede
e sempre se medirá,
não com o favor que se pede
mas com o perdão que se dá.
Francisco José Pessoa 
Fortaleza/CE
37
A frase dura que escapa 
da boca de muitos pais 
é tão cruel quanto um tapa 
e, às vezes, machuca mais! 
Gerson César Souza 
São Mateus do Sul/PR
38
No mundo são as verdades
como as nossas esperanças;
as que vêm nas tempestades
vão-se após nas águas mansas...
Gonçalves de Magalhães 
Rio de Janeiro/RJ (1811 – 1882) Roma/Itália
39
A primavera opulenta,
rica de cantos e cores,
palpita, anseia, rebenta,
em cataclismo de flores.
Guerra Junqueiro 
Freixo de Espada à Cinta/Portugal (1850 – 1923) Lisboa/Portugal
40
Cresceu estranho tumor
no pé descalço do Zé.
– “Será que eu tenho, Doutor,
apendicite no pé?”
Helena Kolody 
Cruz Machado/PR (1912 – 2004) Curitiba/PR
41
Deus move a nuvem e ordena
que baixe à terra; entretanto,
ela vem com tanta pena
que desce em forma de pranto.
Humberto de Campos 
Miritiba (hoje Humberto de Campos)/MA (1883 – 1934) Rio de Janeiro/RJ
42
Buscar o céu noutro espaço,
não, meu bem, não é preciso;
se eu tiver o teu abraço,
que me importa o paraíso?
Humberto Rodrigues Neto
São Paulo/SP
43
Seresteiro e trovador
ambos têm equivalências:
porque os dois fazem do amor
o motivo da existência.
Ialmar Pio Schneider 
Porto Alegre/RS
44
Mais vale um cego tristonho
do que alguém que em nada crê,
porque ele pode em seu sonho,
crer em tudo o que ele vê!
Izo Goldman 
Porto Alegre/RS (1932 – 2013) São Paulo/SP
45
Não há sorriso que emplaque,
na comédia desta vida,
se, na ironia da claque,
qualquer verdade é escondida!
João Batista Xavier Oliveira 
Bauru/SP
46
Vossa vinda, bom Pastor,
muito há que desejamos,
para que Nosso Senhor
nos conceda o que esperamos.
Pe. José de Anchieta 
San Cristóbal de La Laguna/Espanha (1534 – 1597) Reritiba (hoje Padre Anchieta)/ES
47
Era uma estranha alergia
a de Antonico da Gama:
Se o trabalho aparecia,
caía logo de cama.
Lamartine Babo 
Rio de Janeiro/RJ (1904 – 1963)
48
Contigo quero brincar,
azul mar dos meus anseios...
e, nas águas, afogar
dores, problemas, receios...
Leonilda Hildenburg Justus 
Curitiba/PR
49
Nosso amor inconfessado,
tão silencioso e prudente,
foi desejo refreado,
foi luz de estrela cadente!
Lisete Johnson 
Porto Alegre/RS
50
Nem sempre vamos vencer
nessa ou naquela disputa...
O que importa é não perder
a coragem para a luta!
Lucília Trindade Decarli 
Bandeirantes/PR
51
Neste monte a montear,
achei-me tão enleado,
que donde cuidei caçar,
eu mesmo fiquei caçado.
Luís Vaz de Camões 
Coimbra/Portugal (1524 – 1580) Lisboa/Portugal
52
A cada dia que passa,
muda minha realidade,
meus sonhos viram fumaça,
amores viram saudade.
Luiz Hélio Friedrich
Curitiba/PR
53
A bravura, bem ou mal,
pode assim ser resumida:
colocar-se um ideal
acima da própria vida!
Luiz Otávio 
Rio de Janeiro/RJ (1916 -1977) Santos/SP
54
Este é o exemplo que damos 
aos jovens recém-casados: 
que é melhor se brigar juntos 
do que chorar separados!
Lupicínio Rodrigues 
Porto Alegre/RS (1914 – 1974)
55
Ao nosso espírito ardente,
na avidez do bem sonhado,
nunca o passado é presente,
nunca o presente é passado.
Machado de Assis 
Rio de Janeiro/RJ (1839 – 1908)
56
Vi uma estrela tão alta, 
vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo 
na minha vida vazia!
Manuel Bandeira 
Recife/PE (1886 – 1968) Rio de Janeiro/RJ
57
Na linda manhã de sol 
ouvi uma canção tão bela...
Eu debaixo do lençol 
e a cigarra na janela!
Maria da Graça Stinglin
Curitiba/PR
58
Como o vai-vem da maré 
as trovas soltas ao vento 
são hinos de amor e fé 
que brotam do sentimento.
Maria José Fraqueza
Fuzeta/Algarve/Portugal
59
A procura é uma constante,
 um disfarce da ilusão...
 Tesouro, mais que bastante,
 é o que está no coração! 
Mário A. J. Zamataro
Curitiba/PR
60
Teu sorriso é um jardineiro,
meu coração é um jardim.
Saudade! Imenso canteiro
que eu trago dentro de mim.
Mário de Andrade 
São Paulo/SP (1893– 1945)
61
Nosso amor – doce quimera! -
transformou horas perdidas
na mais linda primavera
do inverno de nossas vidas! 
Marisa Vieira Olivaes 
Porto Alegre/RS
62
Saudade, perfume triste,
de uma flor que não se vê;
culto que ainda persiste
num crente que já não crê!
Menotti del Picchia
São Paulo/SP (1892 – 1988)
63
Cupido avisa aos poetas 
e também aos namorados 
que seus estoques de setas 
foram todos renovados! 
Miguel Russowsky 
Santa Maria/RS (1923 – 2009) Joaçaba/SC
64
Na Trova e no Trovador,
é que se encontram, suponho,
Criatura e Criador
unidos no mesmo sonho!
Nádia Huguenin 
Nova Friburgo/RJ (1946 -2008)
65
No teatro desta vida
cada qual faz sua história:
se não for bem aplaudida 
é vaiada e vexatória.
Nei Garcez
Curitiba/PR
66
Quem chora a perda de um cão 
tem um viver distinguido, 
José; por esta razão 
´és, por Deus, um escolhido!
Nemésio Prata
Fortaleza/CE
67
Meu lar humilde é canteiro
de um horto sereno, em flor,
onde o pai é jardineiro,
plantando rosas de amor!
Newton Meyer 
Pouso Alegre/MG (1936 – 2006)
68
Confiante na amizade,
falei, doei até demais,
mas com toda a falsidade
foi atrás de quem dá mais
Nilsa Alves de Melo
Maringá/PR
69
Nossa vida é uma viagem
de turismo e avaliação,
em que o peso da bagagem
é feito no coração.
Nilton da Costa Teixeira
Monte Alto/SP, 1920 – 1983, Ribeirão Preto/SP
70
Canta, dança e entra na fila,
Mas vem com respeito e fé;
Quem não tem a alma tranquila,
Não ponha o samba no pé
Noel Rosa
Rio de Janeiro/RJ (1910 – 1937)
71
Neste incrível universo    
do mundo da poesia;
sendo aprendiz, tento imerso
nos meus versos, noite e dia!
Odenir Follador
Ponta Grossa/PR
72
Deixando a bola e a peteca,
com que inda há pouco brincavam,
por causa de uma boneca
duas meninas brigavam.
Olavo Bilac 
Rio de Janeiro/RJ (1865 – 1918)
73
Era uma estrada deserta, 
com muito barro... atolamos. 
Não me lembro a data certa; 
lembro o quanto nos amamos!
Olga Agulhon
Maringá/PR
74
Se o amor que tu me tinhas
fosse vidro e se quebrasse,
colaria a mim com as linhas
que o Silêncio me ofertasse…
Olivaldo Júnior
Mogi-Guaçu/SP
75
O amor perturbou-me tanto,
que este combate deploro:
querendo chorar, eu canto;
querendo cantar, eu choro!
Osório Duque Estrada 
Pati do Alferes (hoje Vassouras)/RJ (1870 – 1927) Rio de Janeiro/RJ
76
Companheiro, estenda a mão,
que nem um bom cavalheiro,
ao colega, amigo, irmão...
porém lave a mão primeiro!
Osvaldo Reis 
Maringá/PR
77
Se ela, afinal, com delícia
te deu a boca a beijar,
com um pouco mais de malícia
tudo o mais hás de alcançar…
Petrarca Maranhão
Manaus/AM (1913 – 1985) Petrópolis/RJ
78
Duas almas deves ter...
é um conselho dos mais sábios:
uma no fundo do ser,
outra boiando nos lábios.
Raul de Leoni 
Petrópolis/RJ (1895– 1926)
79
Se tentei ser pescador,
Só pesquei em águas rasas;
Se tentei ser voador,
Tive quebradas as asas.
Raymundo de Salles Brasil 
Salvador/Bahia
 80
Corra em busca do carinho
bem de mansinho, eu lhe rogo
venha bem devagarzinho
que esta vida passa logo.
Renato Frata
Paranavaí/PR
81
Diante a miséria e o afeto
eu jamais vi tanto brilho
no olhar de uma mãe sem teto
enquanto amamenta o filho!
Rita Mourão
Ribeirão Preto/SP
82
Muita gente cai à toa 
outros caem com razão.
A saudade é uma garoa
Caindo no coração.
Roberto Martins
Rio de Janeiro/RJ (1909 – 1992)
83
Foi no banco de uma praça,
ainda na mocidade,
que encontrei cheia de graça
quem agora é só saudade.
Roberto Pinheiro Acruche
São Francisco de Itabapoana/RJ
84
“Eu não sei seu nome ainda...”
Ela esperta não bobeia:
“Pode me chamar de linda.”
Nunca vi linda tão feia.
Ronnaldo Andrade
São Paulo/SP
85
Pião que igual ninguém viu:
coração girou... girou...
de tanto girar... dormiu
no peito que o encantou!
Roza de Oliveira
Curitiba/PR
86
Valente, cheio de cana,
com todo mundo mexia...
Mergulhou na carraspana,
nu, nem das roupas sabia!
Sa de Carvalho
Angra dos Reis/RJ
87
Olho o sol findando lento, 
sonho o sonho de um adulto: 
minha voz na voz do vento 
indo em busca do teu vulto.
Sérgio Bittencourt
Rio de Janeiro/RJ (1941 – 1979)
88
Pela poesia que fiz,
após a sua partida,
vejo que fui bem feliz...
Até sua despedida!
Talita Batista
Campos dos Goytacazes/RJ
89
Amar é fazer o ninho
que duas almas contém;
ter medo de estar sozinho,
dizer com lágrimas: – Vem!
Tobias Barreto
Vila de Campos do Rio Real (hoje, Tobias Barreto)/SE (1839 – 1889) Recife/PE
90
Despindo folhas e flores,
o inverno, o vento conduz,
e a árvore, sem pudores,
vai mostrando os galhos nus.
Vanda Alves
Curitiba/PR
91
A flor sentiu-se beijada
pela chuva... e então sorriu!
Mas esta cena encantada,
somente o poeta viu…
Vanda Fagundes Queiróz
Curitiba/PR
92
Que se diga ou não se diga,
vejam bem o que acontece,
homem, ao tempo faz figa,
ri o tempo, que o envelhece.
Vasco José Taborda
Curitiba/PR (1909 – 1997)
93
Esta porta não se fecha 
tem o emblema duma cruz,
Contra ela não há queixa: 
são os braços de Jesus.
Vicente Celestino 
Rio de Janeiro/RJ (1894 – 1968) São Paulo/SP
94
Haverá queixa mais justa
que a do feliz que se queixa?
Ai, o bem que menos custa
custa a saudade que deixa!
Vicente de Carvalho 
Santos/SP (1866 – 1924)
95
Dentro de mim moram anjos
que cantam versos de amor
e vejo que entre os arcanjos
sempre tem um trovador!
Yara Rodrigues 
Belém/PA

Fonte: Florilégio de Trovas n.21

Nenhum comentário: