sexta-feira, 26 de abril de 2019

Antonio Cabral Filho (org) 1º Colar de Trovas (ABC)

Criação da Imagem: José Feldman

Organizador: Antonio Cabral Filho - RJ

*ABC EM TROVAS*

O "ABC EM TROVAS" é uma modalidade de COLAR. Sua regra básica - seguir o último verso da trova anterior - é similar ao colar popularmente conhecido no  ambiente trovístico. O único detalhe que destoa e que representa a diferença é seguir o abecedário, o que leva o trovador a iniciar a sua estrofe numa letra e concluir na outra. Ou seja, o primeiro verso da estrofe inicia com a letra A e o ultimo com a B, ate atingirmos todo o abecedário. Só temos que excluir as letras K,W e Y porque temos correspondentes para elas.

Outro detalhe importante é não repetir autores, a menos que seja por necessidade - quando não se tem gente suficiente.

Cabe ainda registrar que esta modalidade de colar não é familiar ao movimento dos trovadores e que foi desenvolvida em oficinas literárias nas quais participei, ora como instrutor ora como aprendiz.

Muitos Mestres Populares que conheci, no âmbito da Educação Popular, faziam disso um jogo para atrair jovens a se aperfeiçoarem nos conhecimentos da poesia. Muitos achando uma "moleza", se surpreendiam com a riqueza das composições subsequentes durante o ABC.

Espero que meus amigos apreciem.

01
A
Antes que o dia pereça,
vou procurar o meu ninho,
mas sem perder a cabeça
bebo uma taça de vinho.
Antonio Cabral Filho - RJ

02
B
Bebo uma taça de vinho
e fico muito inspirado.
Para não beber sozinho
chamo a vizinha do lado.
Antonio Francisco Pereira - MG

03
C
Chamo a vizinha do lado
bebo e se der, janto e danço,
mesmo um pouco atrapalhado,
digo que sempre me canso.
Romilton Faria - MG

04
D
Digo que sempre me canso
quando não quero dançar,
mas, depois de um trago eu danço
e nem sinto-me cansar.
Henrique Davoli - ES

05
E
E nem sinto-me cansar
das correrias da vida,
o trabalho sem parar
faz-me ter uma guarida.
Aurineide Alencar - MS

06
F
Faz-me ter uma guarida,
meus esforços, seu sorriso...
Você sempre dá, Querida,
gentilmente o que preciso!
Ronnaldo Andrade - SP

07
G
Gentilmente o que preciso
só Deus sabe nesta vida.
O que busco é o paraíso,
honestamente querida.
Oliveira Caruso - RJ

08
H
Honestamente querida,
seu sorriso acolhedor
colocou mais vida à vida,
introduziu-me no amor.
Claudia Bergamini - PR

09
I
Introduziu-me no amor
esse teu sorriso lindo
teus versos e aquele licor,
juras de amor indo e vindo!
Dilercy Adler – MA

10
J
Juras de amor indo e vindo
feitas por tantos amantes,
com alma e coração rindo,
lembranças felizes d’antes.
Prof. Roque Aloisio - RS

11
L
Lembranças felizes d’antes
do meu querido sertão,
quando orvalhos radiantes
molhavam nosso torrão.
Francisco Queiroz - RN

12
M
Molhavam nosso torrão
suspiros saudosos, ais...
Talvez coubessem, irmão,
no peito meus madrigais.
Vanda Salles - RJ

13
N
No peito meus madrigais
cumprimento lisonjeiro,
meus costumes matinais,
olho as brisas no outeiro.
Madalena Cordeiro - ES

14
O
Olho as brisas no outeiro,
tenho leve nostalgia,
então mudo o meu roteiro
pra livrar-me da agonia.
Rita de Cássia - MG

15
P
Pra livrar-me da agonia
como faz com filho teu,
protege-me, oh Maria,
que me tire todo o breu!
Talita Batista - RJ

16
Q
Que me tire todo o breu
e que surja a claridade,
para que este mundo meu
reine só felicidade.
Ester Figueiredo - RJ

17
R
Reine só felicidade
na vida de toda gente,
c' alegria de verdade
sorrimos alegremente.
Araci Barreto - RJ

18
S
Sorrimos alegremente,
a vida fica melhor,
mas não mostre a toda gente,
torna o momento pior.
Midhi Paixao - Lisboa/Portugal

19
T
Torna o momento pior

para a alma feminina,
lembranças cheias de dó...
Ultimo adeus da menina.
Edvania Ramos - SE

20
U
Último adeus da menina,
seu lenço bailando no ar...
Somente o vento e a neblina
viram meus olhos chorar.
Marcia Jaber - MG

21
V
Viram meus olhos chorar,
pelas batalhas perdidas
que por você fui lutar,
xeretaram nossas vidas.
Dulcídio Barros Moreira Sobrinho - MG

22
X
Xeretaram nossas vidas
só para nos difamar,
descobrimos as saídas
zeradas por não provar.
Varneci Nascimento - SP

Fonte:
Trovadores do Brasil

Nenhum comentário: