quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Palestra de Isabel Furini, na UEM e Homenagens


Ontem, na UEM na presença de muitos maringaenses - admiradores, poetas e membros do SESC, UNATI, UNIJORE e ALM - a Embaixadora Internacional e Imortal da Poesia pela Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura do Brasil, educadora e professora curitibana Isabel Furini proferiu uma palestra sobre a importância da poesia no mundo atual em comparação aos tempos antigos, sendo muito aplaudida.  

Na ocasião alguns poetas maringaenses (como Jaime Vieira, Joel Cardoso, Nilsa Alves de Melo, entre outros) se fizeram presente declamando poemas de sua autoria. Raílda Masson anunciou o lançamento de livro de sua autoria sobre Florbela Espanca em 5 de novembro, e posteriormente na FLIM (Festa Literária Internacional de Maringá).

Ao final, após sortear entre os presentes livros de diversos poetas, Isabel homenageou dois poetas maringaenses que trabalham há muitos anos pela divulgação da poesia, entregando em mãos medalhas, um deles a Jaime Vieira e outro para minha pessoa, como membro imortal da Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia, da qual Isabel é Presidente. 

Grato e honrado por este belo presente às portas de minhas 65 primaveras que completo esta sexta-feira.

__________________________________
Educadora e escritora, Isabel Furini escreve poemas desde criança. Suas poesias foram premiadas no Brasil, na Espanha e em Portugal. Já possui mais de 30 livros publicados. Foi nomeada Embaixadora da Palavra pela Fundação Cesar Egido Serrano (Espanha); Embaixadora da Rima Jotabé, Espanha; recebeu Comenda Ordem de Figueiró e foi nomeada Embaixadora Internacional e Imortal da Poesia pela Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura do Brasil, em 2015. Participou de antologias na Argentina, no Brasil, no Chile e em Portugal.

Jaime  Vieira é professor de línguas e literaturas portuguesa e inglesa, é autor   dos   livros:   “Desencontros”,   “Ecos   e   Gritos”,   “Reencontro”,   “Outonos”,“Reencanto”, e “Asas”. Tem 36 prêmios literários, alguns deles são internacionais. Escreveu   durante   anos   a   coluna   literária   “Sinal   Verde”,   para   vários   jornais   de Maringá,   também   apresentou   o   programa   “Jaime   Viera”   pela   rádio   cultura   de Maringá.  É   membro  da  UBE  (União Brasileira  dos   Escritores   São- Paulo/SP)  e membro fundador da Academia De Letras de Maringá. Atualmente é vice-presidente da Unijore – União dos jornalistas e escritores de Maringá. 

José Feldman nasceu em São Paulo/SP, radicou-se na cidade de Maringá/PR. Poeta, trovador, escritor e gestor cultural, foi membro da União Brasileira dos Trovadores (UBT)/SP, Casa do Poeta Lampião de Gaz e Ordem Nacional dos Escritores. Vice-presidente da ALIUBI (Ubiratã/PR), Delegado da UBT Ubiratã/PR, membro da UBT/Maringá, auxiliar de delegado da UBT Arapongas/PR, atual presidente da Academia de Letras do Brasil/Paraná desde 2009, conselheiro internacional do Movimento União Cultural, acadêmico da AVIPAF, acadêmico da Academia de Letras de Teófilo Otoni, Academia Formiguense de Letras, Academia de Letras Brasil – Suiça, em Berna, membro da Sociedade Mundial de Poetas, entre outras. Premiado em diversos concursos de Trovas e de Poesias, criador do blog Singrando Horizontes, organizador e editor de e-books e e-revistas literárias. Possui dois livros de trovas de sua autoria. Recebeu honrarias por seu trabalho em prol da literatura de diversas academias do Brasil e do exterior. Título de Doutor Honoris Causa da Academia de Letras do Brasil, comenda da Academia Pan Americana de Letras e Artes, comenda Euclides da Cunha da ALB-Suiça, a mais alta honra destas duas academias. Prefaciou livros de escritores de Curitiba/PR e Vila Velha/ES.
(José Feldman)

Nenhum comentário: