quinta-feira, 21 de maio de 2020

Isabel Furini (Poemas Infantis)


A CARTOLA DO MÁGICO

Perto da cidade havia um lago.
Perto do lago
morava um mágico.

O mágico tinha uma cartola,
a cartola estava guardada
em uma pequena gaiola.

Cartola de mágico, voa.
Essa cartola gostava do lago
e de navegar em uma canoa.

A cartola decidiu sair.
Ela era muito esperta
e contou uma mentirinha.

Reclamou que doía a aba,
pois fazia muito tempo
que ela não voava.

O mágico a deixou sair
e a cartola ficou
livre e muito feliz.

O mágico e a cartola
sempre se apresentavam
em hospitais e em escolas.

Riam felizes as crianças,
pois o mágico e a cartola
semeavam esperança.
****************************************

A MEDUSA, A ESTRELA  E A BLUSA


O sonho da Medusa
é ser muito elegante.
Ela abre o seu guarda-roupa,
Mas fica muito confusa.

Pergunta-se a Medusa:
Qual será a melhor blusa
Para passear com a Estrela
Que está sempre alegre e bela?

Confusa dona Medusa,
Pede conselho ao Camarão.
E o sábio Camarão fala:
- Em qualquer ocasião, o melhor
É escolher com o coração.
****************************************

O BARQUINHO MEDROSO


O pai o observa e fala:
Cuidado com o vendaval!
O barquinho fica assustado
E começa a chorar.
Buuaaaaa! Buuaaaaa!

O pai o consola.
Aconselha voltar à praia
O barquinho  quase desmaia
Era o seu primeiro vendaval!

O pai o incentiva:
Lute! Você pode navegar.
O barquinho volta para a praia
E na areia encalha.

Estou salvo! Estou salvo! –
Grita o barquinho encalhado,
E um pequeno caranguejo
Fala: - Nesse barco eu embarco.

O barquinho e o caranguejo
Esperam a tempestade passar.
Mais tarde, o papai barco observa
O barquinho e o caranguejo
Navegar e dançar.
****************************************

O CHOCOLATE, O ABACATE E O TOMATE


O abacate e o tomate
Sentem ciúme, muito ciúme
Porque todas as crianças
Preferem o chocolate

O tomate, muito zangado,
Grita que o chocolate
Só faz aumentar a pança

E o abacate esclarece:
Comer muito chocolate
Faz temer a balança!

O chocolate já sabe
Que ele está na liderança
Mas fica muito acanhado

Com calma ele argumenta
Pra que a vida seja sadia
As crianças ele orienta:

- É bom comer com temperança
Um pouquinho a cada dia
Evitando a comilança.
****************************************

O CONCURSO MUSICAL


Foi um concurso trabalhoso,
difícil a decisão!
O jurado duvidava
e as cabeças giravam,
como um antigo pião.

O mais musical é o barco
faz Tchiuuumm … Tchiuumm ...
Não! - gritava outro jurado -
O mais musical é o avião!
Seu som faz lembrar o rojão.

Slam! Blam! Faz a porta
do avião quando é fechada.
Brrrr trommm! Brrr trommm!
Faz o avião na tempestade.

- E você, jurado Zecão?
- Eu voto no caminhão.
Seus motores fazem ruídos
que estremecem o coração.
Brooommm!! Brooommm!!

E o trem? Esqueceram do trem?
Porque a meu ver,
o mais musical do mundo
é o apito do trem!
Piuíííííííí! Piuíííííííí! Piuíííííííí!

Assim as horas passavam
sem nenhuma conclusão,
até que um jurado zangado
acaba com aquela indecisão:
- Todos estão empatados!
Gritou com voz de tenor.

E saíram todos cantando
felizes com a competição.
Seguiam o trem e o caminhão
ao lado do barco e do avião.
E cada um deles dizia:
“Eu sou um grande campeão”.
****************************************

O OVO DE PÁSCOA


Um ovinho da Páscoa
o bicho-preguiça encontrou.
Ele tentou comer o ovinho,
mas a tartaruga não deixou.

- Esse não é ovo de Páscoa
seu bichinho danado!
Esse ovo é o meu filho,
meu filhinho muito amado.

- Desculpe-me, mas eu sou míope...
pergunte ao jacaré,
uma vez mordi a sua cauda
pensando que era o meu pé.

Riu muito a tartaruga
e se mexeram suas rugas.
Depois ela falou:
- Eu vou dar meu ovo de Páscoa
que um coelho branco me deu.

Esse coelho é muito querido
e presenteia com ovos coloridos.
São ovos de chocolate
pintados com polpa de abacate.

Fonte:
Blog da Poetisa

Um comentário:

Isabel Furini disse...

Meus agradecimentos ao poeta editor do blog "Pavilhão Literário Cultural Singrando Horizontes".