sábado, 30 de janeiro de 2021

Concurso de Crônicas Lygia Lopes dos Santos (Prazo: 25 de Junho)


Com as pedras desiguais da vida,
Lygia Lopes dos Santos compõe
seu notável mosaico literário.”
Helena Kolody


A Academia Feminina de Letras do Paraná (AFLP) e o Centro de Letras do Paraná (CLP) convidam a comunidade paranaense a participar do Concurso de Crônicas Lygia Lopes dos Santos. A iniciativa compõe as atividades comemorativas dos 50 anos de fundação da AFLP. Associando-se nessa comemoração, o CLP presta merecida homenagem à Academia e oferece sua contribuição ao objetivo de aproximar letras e comunidade.

AUTORA HOMENAGEADA

Lygia Lopes dos Santos, a autora que dá nome a este Concurso, presidiu a Academia Feminina de Letras do Paraná no período de 2004 a 2016 e participou da Diretoria do Centro de Letras do Paraná em várias gestões, frequentando, assiduamente, suas atividades.

Filha da fundadora da AFLP, professora Pompília Lopes dos Santos, e do professor, escritor e membro da Academia Paranaense de Letras Dario Nogueira dos Santos, Lygia fez licenciatura na PUC. Na educação, foi proprietária e diretora de escola, além de professora em várias instituições de ensino. Trabalhou na Fundação Cultural de Curitiba, de 1973 a 2000, ocupando cargos de coordenação e chefia, vindo a fundar (1982) e coordenar a Livraria Dario Vellozo durante cinco anos. À disposição da Universidade Federal do Paraná, lotada na Editora Scientia et Labor, criou a Livraria da Universidade Federal do Paraná, em 1988. Em 1978 veio à luz seu livro de contos “Dança do Caos”, com apreciações de Helena Kolody e Denise Guimarães* e prefácio de Valfrido Piloto. Tem várias publicações em revistas, livros, jornais e coletâneas. Mas sua grande satisfação era escrever crônicas.

REGULAMENTO

1. OBJETIVOS

O Concurso tem como principais objetivos: incentivar o leitor a escrever, estimular a produção literária, identificar novos escritores e oferecer oportunidade para revelação de talentos.

Sendo a crônica porta-voz de opiniões e reflexões sobre questões do cotidiano, as entidades promotoras convidam o leitor a opinar e refletir ao escrever sobre o que vê, lê e pensa, de modo a, por meio da escrita, ampliar o sentido dos fatos e coisas que permeiam sua realidade.

2. TEMA

A crônica deverá se referir ao seguinte tema: Vamos falar de amor?

O tema convida a uma releitura da presença do amor nas situações simples ou complexas, alegres ou tristes, mas sempre impactantes no dia a dia das pessoas.

3. PERÍODO DE INSCRIÇÕES

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas de 26 de janeiro de 2021 a 25 de junho de 2021.

4. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

4.1. A participação é aberta a autores paranaenses, ou residentes no Estado do Paraná maiores de 18 anos.

4.2. Não poderão participar os membros da comissão organizadora e julgadora, as acadêmicas da AFLP e os membros da Diretoria, das Comissões de Assessoramento e dos Conselhos do CLP.

4.3. Serão aceitas obras redigidas exclusivamente em língua portuguesa, desde que não publicadas em jornais, revistas e periódicos impressos, não sendo impedimento à inscrição a simples divulgação anterior em blogs e sites pessoais, além de redes sociais.

4.4. Cada participante pode se inscrever com uma crônica, que deverá atender ao limite máximo de 4.200 caracteres (com espaços e título incluídos), apresentação em formato A4, fonte Times New Roman tamanho 14, espaçamento entre linhas 1,5 e margens 2,5cm, em formato PDF. O título, o pseudônimo do autor e o conteúdo da crônica devem ser as únicas informações junto ao corpo do anexo.

4.5. Trabalhos que não atendam as especificações detalhadas no item 4.4 serão desclassificados.

4.6. Trabalhos que não aludam ao tema (Vamos falar de amor?) serão desclassificados.

5. ENCAMINHAMENTO DO TRABALHO

5.1.  O trabalho deverá ser enviado em arquivo formato PDF para o endereço concursodecronicas@hotmail.com. O assunto do email deve ser “Concurso Crônicas + pseudônimo do participante”.

5.2. No e-mail devem constar dois anexos: a ficha de inscrição, conforme modelo disponível ao final do presente Regulamento, devidamente preenchida e salva como “Inscrição”, e o arquivo PDF contendo a crônica e salvo com o nome da crônica.

5.3. Não será enviado e-mail de confirmação de recebimento por parte da comissão organizadora.

6. PREMIAÇÃO

6.1. O primeiro, segundo e terceiro colocados receberão troféu e certificado; o quarto, quinto e sexto colocados receberão medalha e certificado; o sétimo, oitavo, nono e décimo colocados receberão certificado.

6.2. Todos os textos classificados serão publicados nas redes sociais da AFLP e do CLP, bem como em jornais, blogs literários e podcasts apoiadores dessa iniciativa.

6.3. Os textos premiados ficarão à disposição da Academia Feminina de Letras do Paraná e do Centro de Letras do Paraná para serem veiculados (divulgados) em diferentes mídias, respeitando sempre a menção ao nome do autor que, desde logo, autoriza sua ampla veiculação.

7. ETAPAS DO CONCURSO

7.1. O processo de seleção dos trabalhos e condução do Concurso terá as seguintes etapas:

1ª) recebimento das inscrições e triagem, a ser realizada pela Comissão Organizadora, no intuito de verificar obediência aos termos do presente Regulamento e consequente desclassificação daqueles que descumpram qualquer dos itens dispostos;

2ª) envio dos trabalhos que estejam de acordo com o presente Regulamento à Comissão Julgadora, formada por 05 (cinco) membros, especialmente convidados pelas entidades promotoras, os quais avaliarão as obras (pontuação de 0 a 10), em caráter de decisão irrevogável, de acordo com os critérios de domínio da linguagem, criatividade, coesão/coerência, desde já estabelecidos;

3ª) divulgação dos resultados nas redes sociais da AFLP e CLP, no site https://academiafemininade7.wixsite.com/concurso;

4ª) comunicação dos primeiros 10 (dez) colocados via e-mail até o dia 27 de agosto de 2021;

5ª) entrega dos prêmios aos 10 (dez) primeiros colocados em setembro de 2021, em modalidade presencial ou digital, a ser definida e divulgada naquela data.

8. ORGANIZAÇÃO

8.1. Cabe à Academia Feminina de Letras do Paraná e ao Centro de Letras do Paraná, em conjunto, solucionar quaisquer controvérsias, casos omissos ou pendências advindas do Concurso, bem como realizar de modo exclusivo quaisquer comunicados aos participantes e interessados, que deverão sanar suas dúvidas e levar suas questões ao email concursodecronicas@hotmail.com.

8.2. O trabalho da organização encerra-se a partir da entrega dos prêmios aos vencedores.

9. COMISSÃO JULGADORA

9.1. As decisões da comissão além de irrevogáveis são irrecorríveis.

9.2. A composição da comissão julgadora será divulgada junto aos resultados.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS


10.1. Efetivada a inscrição, não serão aceitas quaisquer alterações nos trabalhos entregues.

10.2. Não serão aceitos trabalhos que possuam conteúdo racista, machista, homofóbico ou de qualquer forma preconceituoso, ou que expresse propaganda política ou conotação religiosa.

10.3. Ao realizar a inscrição, o candidato manifesta pleno acordo com o Regulamento e autoriza, para todos os fins, a divulgação e publicação de seu nome e trabalho inscrito, a critério da organização, em quantos e quais veículos sejam considerados adequados, podendo vir a compor uma antologia a critério exclusivo dos organizadores.

10.4. Os textos serão publicados com o nome do autor (indicado na ficha de inscrição), exceto quando o autor manifestar expressamente a intenção de ser identificado apenas por pseudônimo.

10.5. Os participantes são integralmente responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelas consequências jurídicas decorrentes de eventual prática de plágio (total ou parcial), respondendo perante terceiros em todas as esferas pelos conteúdos que caracterizem a obra.

10.6. Fica eleito o foro da Comarca de Curitiba para dirimir quaisquer dúvidas constantes do presente Regulamento.

Ficha de Inscrição clique em
https://drive.google.com/file/d/1lIgQXZlGft9JxXe0I6ibC0gF3jqGrfGM/view

Nenhum comentário: