sábado, 7 de dezembro de 2024

José Feldman (Arauto do Amanhecer)

 Texto dedicado ao amigo A. A. de Assis 

 Ah, poeta, como é lindo
teu trabalho, e quão fecundo...
- Noite e dia produzindo
sonhos novos para o mundo!
A. A. de Assis (Maringá/PR)


Ah, poeta, como é lindo o teu trabalho, um ofício que floresce nas entrelinhas da vida. A cada verso, a cada rima, você dá vida a mundos invisíveis, onde a imaginação dança livre. É um dom fecundo, como um jardim repleto de flores que desabrocham em cada estação, trazendo cores e aromas que encantam a alma.

Noite e dia, você se entrega à criação, mergulhando nas profundezas do ser e das emoções. Em cada momento de solitude, transforma silêncios em palavras, como se o universo sussurrasse segredos que apenas você pode captar. Sua caneta é a extensão do coração, capturando a essência do que é humano, do que é belo e doloroso.

Produzindo incessantemente, você tece sonhos novos para o mundo. Cada poema é uma semente lançada ao solo fértil da esperança, um convite a sonhar, a refletir, a sentir. As páginas se enchem de histórias que ressoam em todos nós, despertando memórias adormecidas e anseios por um futuro melhor.

Assim, você se torna o arauto de um novo amanhecer, a voz que ecoa na eternidade, lembrando-nos de que a arte é um farol na escuridão. Ah, poeta, teu trabalho é uma ode à vida, um presente que nos inspira a olhar além, a buscar a beleza nas pequenas coisas e a acreditar que, mesmo em tempos difíceis, os sonhos ainda têm o poder de transformar o mundo.

Fonte: José Feldman. Labirintos da vida. Maringá/PR: IA Poe. Biblioteca Voo da Gralha Azul.
Imagem criada por Jfeldman com Microsoft Bing

Eduardo Martínez (Que nem hamster na roda)

Hoje acordei indisposto. E pensar que logo ontem estava que nem hamster dando voltas intermináveis naquelas rodas, ritmo frenético que nem... Que nem? Ah, que nem textos daquele escritor gaúcho... Melhor nem falar quem. Vá que alguém comece a me xingar? Nem sei se você já leu, mas vou logo avisando que o rojão é daqueles que provocam o maior estrondo. Emoção à flor da pele. Não nasci com aquela coragem toda que ele possuía de se expor. Covarde que sempre fui, prefiro me esconder atrás das minhas personagens. 

Do jeito que estou, que me venha um poema ou um conto do Daniel Marchi. Melhor poesia, que me transporta para algo que pinga fora da prosa. Ademais... De onde tirei esse ademais? Que seja ademais. Então, ademais, poesia me perturba a mente, que vaga toda vagabunda por ruelas tipo aquelas próximas ao Centro Cultural Banco do Brasil no Rio. Conhece? Pois deveria. 

Ando desgostoso, não da vida, mas da humanidade. Que lástima ter nascido preso ao corpo de uma espécie tragicamente fracassada. Que duraremos pouco, não tenho dúvida, só não calculo o estrago que ainda poderemos fazer. Enquanto isso não chega, e creio que ainda levará algumas gerações, estou aqui apreciando meu café gourmet, ao mesmo tempo em que ouço os vizinhos gritando gritos aos berros. 

Aliás, dia desses, lá estava no Uber, quando resolvi puxar assunto com o motorista. Quanta asneira em míseros quilômetros! É incrível a capacidade que um homem possui de juntar tantas e tantas bobices numa só mente. Somente numa! 

Por sorte, na volta, peguei outro motorista, este esclarecido. Contei-lhe sobre a viagem anterior, o que o fez gargalhar, mas, logo em seguida, ficamos taciturnos. Pois é, taciturnos, macambúzios, quietos, olhando para o trânsito que ia e vinha, como se alguns carros quisessem fugir, enquanto outros talvez desejassem nos atingir em cheio. Isso é que dá ter consciência de que não temos mais jeito. 

Tudo está aqui dentro, mas nada acontece. Uma hora essa vida tosca acaba. Só desejo estar confortavelmente acomodado em uma rede preguiçosa na varanda, sonhando com a praia, que desejo estar logo em frente, o barulho das ondas quebrando. Se o tempo ajudar, arrisco até um tchibum.

Fonte: Blog do Menino Dudu. 19/11/2024
https://blogdomeninodudu.blogspot.com/2024/11/que-nem-hamster-na-roda.html

Sammis Reachers (A segunda vida de Gregor Samsa)

Não posso ver: tudo é sensação, para além ou de antes do visual, transcendência tátil: energias?

Não me lembro completamente quem sou. Lembro trechos. Pedaços de rostos, cadeias de palavras que já não entendo e são música boa ou ruim.

Estou nalguns braços. Alguém me move. Energias fluem, posso senti-las quase como odores. Atravessamos linhas de campos magnéticos. É magnífico este novo sentido, este meu único multisentido, seu caudal de silenciosa epifania.

Lembro-me de destruir o jardim. Apanhei o taco e destruí as roseiras de alguém que não me lembro, alguém muito importante, alguém que importava. Destruí todas aquelas plantas de nomes débeis e frescos que não sei, aqueles nomes inúteis que sempre mantive aquém de mim.

Espalhei as terras, derrubei as pequenas contenções, como meios-fios, que delimitavam aquele inferninho verde. Estranho como disso me lembro bem. Cada movimento acertado.

Parei de ser movimentado: sinto o vento, quentura. Ela é como uma canção. Suas ondas borrifam o que quer que sejam meus receptores, me deitam num torpor adocicado. Sou feliz.

A pulsação que me movimentou aproxima-se, sinto seu avanço pelas linhas do campo magnético, ela deita água em meu pés. Não posso movê-los, nem tento: não anseio o movimento, anseio os movimentos que me vêm: flutuações do campo, comunicações que ainda não decodifico – mas o farei – a viscosidade do calor solar que banha-me, e este furor, esta fome consumindo meus pés: este fausto manjar de águas. Água. Água. Como nunca percebi? Como ela pode ser tão doce, e ter me passado incógnita, obscurecida? Para cada nova sensação faltam-me as palavras, conceitos de perfeito encaixe, mas tal abismo se avoluma ao toque da água. Fruição, tepidez... uma quase promiscuidade, coquetel de psicotrópicos conflitando e equalizando-se, a um só tempo, em meu corpo possuído. Agora percebo que o céu é feito de água, e para ela e para a luz é o meu desejo.

Os campos magnéticos ondulam. O sol cintila. Meus pés alimentam-me. Dormi furioso ontem, não falei com Maria (agora me aflora tal nome), mal lavei as mãos sujas de terra, rolei como um diabo antes de conciliar o sono. Acordei dentro da paz.

Sou planta.

Fonte: Recanto das Letras. 02/10/2016

Dicas de Escrita (Como Escrever uma Análise Crítica) – 2, final

por Jake Adams*

ESCREVENDO UMA ANÁLISE

1– Comece dissertando com uma rápida descrição do objeto da análise

Dê todas as informações básicas sobre o trabalho, como o nome do autor, o título, a data da publicação e o que mais for relevante. Fale sobre o que se trata e as intenções. Escreva tudo em duas ou três frases.

 Por exemplo, forneça as informações básicas na primeira frase e descreva o ponto de vista do texto nas duas seguintes.

2– Indique o seu ponto de vista no final da introdução 

– Coloque uma síntese do seu parecer logo após a descrição dos argumentos principais do autor.

- Aponte onde o texto falhou ou foi bem sucedido, dependendo da avaliação que você realizou.

- Escreva algo como: "O artigo faz uma ótima análise dos efeitos que o consumismo provoca no meio-ambiente".

- Por outro lado, se a avaliação for negativa, diga, por exemplo: "O quadro não consegue exprimir de forma consistente a crítica social pretendida."

3– Resuma o trabalho em um parágrafo

Depois de dar a sua avaliação, resuma o texto ou a obra em um parágrafo. Use a síntese que você preparou logo após ler o texto ou escreva algo diferente. Trate apenas dos elementos mais importantes.

- Lembre-se de que esse é o único espaço dedicado ao resumo, porque você tem que escrever a análise nas outras partes.

4– Em cada um dos parágrafos de desenvolvimento avalie um dos argumentos do texto

Após fazer o resumo, comece a demonstrar o seu ponto de vista. Você achou o artigo pouco convincente? Reserve um parágrafo para apontar os motivos. 

Do mesmo modo, se for o caso, guarde um parágrafo para mostrar por que o trabalho o impressionou. 

Elabore uma lista caso você esteja com dificuldade para identificar o que faz o texto ser eficiente. Seguem alguns itens podem ajudá-lo a pensar sobre o que escrever:

- Organização. 
Como o autor organizou a argumentação? A abordagem é boa ou ruim? Por quê?

- Estilo. 
Qual foi o estilo escolhido para sustentar as ideias? Esse aspecto piorou ou melhorou a qualidade do argumento?

- Persuasão. 
O texto consegue convencer o leitor? Por quê?

- Parcialidade. 
O autor foi parcial ou imparcial ao tratar do assunto? O que justifica a sua avaliação?

- Apelo a um público específico. 
O trabalho dirige-se a um público em particular? Em caso afirmativo, diga quem seria esse público e se o autor teria sido bem sucedido.

5– Busque as evidências no próprio texto para deixar a sua análise mais robusta

Você tem que retirar exemplos do artigo, seja com uma citação, uma paráfrase ou um resumo feito com as próprias palavras. Coloque os trechos extraídos entre aspas e indique o número da página toda vez que você fizer uma citação.

Dica: Sobre como lidar com as referências, talvez você precise usar um estilo específico, como o da ABNT.

6– Conclua com um parecer final sobre a argumentação do texto

 Esse é o momento de resumir as ideias principais da análise e dar uma opinião sobre o trabalho em geral. Ou seja, diga se o autor conseguiu ou não fazer o que propôs. Não repita de forma literal a introdução ou outras partes de seu texto. Retome as informações mais importantes usando outras palavras ou discuta as consequências do que você escreveu ao longo da análise.

– Por exemplo, é possível colocar na conclusão que o texto tem algumas partes interessantes, mas que acabou não atingindo os seus próprios objetivos.

– Discuta os motivos em duas ou três frases.

- Não se esqueça de fazer pelo menos uma boa revisão do texto e de corrigir os erros!

REFERÊNCIAS
1. https://www.taconna.uw.edu/sites/default/files/global/documents/library/howtowriteacritic
alanalysis.pdf
2. http://www.tacoma.uw.edu/sites/default/files/global/documents/library/howtowriteacritical
analysis.pdf
3. http://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
4. http://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
5. https://www.tacoma.uw.edu/sites/default/files/global/documents/library/howtowriteacritic
alanalysis.pdf
6. https://depts.washington.edu/pswrite/Handouts/CriticalAnalysisPapers.pdf
7. https://depts.washington.edu/pswrite/Handouts/CriticalAnalysisPapers.pdf
8. https://depts.washington.edu/pswrite/Handouts/CriticalAnalysisPapers.pdf
9. https://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
10. https://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
11. https://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
12. https://www.tacoma.uw.edu/sites/default/files/global/documents/library/howtowritea
criticalanalysis.pdf
13. https://www2.southeastern.edu/Academics/Faculty/elejeune/critique.htm
14. https://www.tacoma.uw.edu/sites/default/files/global/documents/library/howtowritea
criticalanalysis.pdf
15. https://writingcenter.fas.harvard.edu/pages/ending-essay-conclusions
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*Jake Adams é tutor acadêmico e proprietário da Simplifi EDU, um serviço de tutoria acadêmica online que oferece recursos e aulas pré-vestibular. Com mais de 14 anos de experiência profissional, Jake busca oferecer aos seus clientes a melhor experiência em aulas à distância, fornecendo uma rede de excelentes tutores graduados nas melhores universidades dos Estados Unidos. Jake é formado em Administração Internacional e Marketing pela Pepperdine University.

Fontes: https://pt.wikihow.com/Escrever-uma-An%C3%A1lise-Cr%C3%ADtica
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sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

José Feldman (A outra face do Natal)


Numa grande cidade, o Natal se aproximava, e as vitrinas das lojas brilhavam com cores e luzes, como se quisessem ofuscar a realidade dura que se escondia nas sombras. Entre essas sombras, um menino chamado Leandro caminhava pelas ruas, seu pequeno corpo envolto em roupas desgastadas e seu olhar carregado de sonhos.

Ele vivia nas ruas há anos. De manhã, ele coletava garrafas vazias para ganhar algum dinheiro e, à noite, se encolhia em um canto qualquer, tentando encontrar um pouco de calor. Quando avistava as vitrines decoradas, seu coração se apertava. Ele imaginava um Natal repleto de presentes, de risadas e de uma família que o amasse. Mas, para ele, o Natal era apenas um dia como os outros, repleto de solidão e esperança não correspondida.

Naquela noite fria, enquanto caminhava, ele ouviu um som fraco vindo de um beco. Curioso, se aproximou e encontrou um cachorro abandonado, tremendo de frio e com os olhos tristes. Leandro não hesitou, se agachou e estendeu a mão.

— Olá, amigão. Você está sozinho também? — perguntou, acariciando o cão que, após um momento de hesitação, se aproximou e começou a lamber sua mão. Leandro sorriu, sentindo uma conexão imediata. O cachorro, que ele decidiu chamar de Faísca, parecia entender sua dor.

Os dias seguintes foram repletos de calor inesperado. Leandro e Faísca se tornaram inseparáveis. Juntos, enfrentavam a solidão das ruas e encontravam conforto um no outro. Leandro dividia o pouco que tinha com seu novo amigo, e Faísca, em troca, oferecia carinho e lealdade. Eles se aqueciam com o calor de seus corpos, e, pela primeira vez, Leandro sentia que não estava tão sozinho neste mundo.

Na véspera de Natal, a cidade estava envolta em um manto de neve, e as luzes brilhavam mais intensamente. Leandro encontrou um pequeno presente em uma caixa de papelão: um velho cachecol que alguém jogara fora. Ele imediatamente o colocou em Faísca, e o cachorro parecia feliz, sacudindo o rabo em agradecimento. Leandro sorriu, imaginando que, talvez, aquele Natal pudesse ser diferente.

No entanto, o destino tinha outros planos. Naquela mesma noite, enquanto caminhavam pelo centro da cidade, um motorista bêbado perdeu o controle de seu carro e avançou pela calçada. Leandro não teve tempo de reagir. O impacto foi rápido e brutal. Faísca foi atingido e caiu ao lado do menino, gemendo de dor.

Leandro correu até seu amigo, abraçando-o com desespero. Ele sentiu a vida de Faísca se esvair, enquanto o cachorro olhava para ele com os olhos cheios de amor e dor. As pessoas que passavam viraram o olhar, algumas até riram, sem se importar com o garoto e seu amigo. O mundo continuou, indiferente ao sofrimento que se desenrolava.

— Não, Faísca, por favor! — Leandro implorava, as lágrimas escorrendo pelo seu rosto. — Não me deixe, eu preciso de você! 

Mas, enquanto o frio da noite invadia seu coração, Faísca fechou os olhos pela última vez. Leandro sentiu uma dor imensa, como se a própria vida tivesse sido arrancada de seu peito. Ele chorou, e o pranto ecoou na solidão da cidade, mas ninguém ouviu. A magia do Natal, que um dia ele sonhou, se desfez em uma onda de desespero.

Na manhã de Natal, uma forte nevasca cobriu a cidade, e o frio se intensificou. As pessoas saíram de casa para celebrar, mas, ao passar pelo beco onde Leandro e Faísca estavam, encontraram os dois juntos, abraçados. O menino estava imóvel, congelado, seu corpo ainda aquecido pelo amor que nutrira por seu amigo de quatro patas.

A imagem do garoto abraçado ao cachorro emocionou algumas pessoas, mas muitos ainda passaram de forma indiferente, sem entender a profundidade da dor e da solidão que aqueles dois haviam enfrentado. Os olhos de Leandro, que um dia brilhavam com esperança, agora estavam fechados, mas seu coração, ao lado de Faísca, havia encontrado a paz que tanto buscara.

Naquele Natal, a cidade estava cheia de luzes e risos, mas, em um canto esquecido, a verdadeira essência do amor e da amizade se despedia. Leandro e Faísca, juntos na eternidade, provaram que, mesmo em meio à solidão e ao desprezo, o amor sincero é capaz de transcender até mesmo a morte. E, enquanto as luzes brilhavam, um novo tipo de silêncio se instalou, um lembrete de que a verdadeira magia do Natal reside na compaixão e na conexão que formamos com aqueles que amamos.

Fontes: José Feldman. Labirintos da vida. Maringá/PR: IA Poe. Biblioteca Voo da Gralha Azul.
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Milton Souza* (Uma cadeira vazia)

Simbolizando a ausência do filho que o destino levou para longe, há mais de 10 anos, uma cadeira vazia dava um toque de tristeza nas refeições daquela humilde família do Passo da Caveira, em Gravataí. 

A decisão tinha sido da mãe: o lugar preferido do garoto não seria ocupado até que ele voltasse para casa. Mas o tempo ia passando, passando, e nem notícias do seu eterno “menino”. 

O marido e os outros três filhos menores não concordavam, mas aceitavam a saudade da mãe. Saudade que virava pranto nas madrugadas, quando acordava sonhando com o filho e ficava de joelhos, rosário entre as mãos, mandando orações aos céus para garantir saúde e proteção para o seu “menino”. Nestas horas, relembrava a história do garoto: aos 16 anos, se envolveu com drogas e com amigos bastante suspeitos. Foi parar na delegacia. A vergonha de encontrar o filho enjaulado foi substituída pelo medo, quando ela ouviu as duras palavras do delegado: “Se a senhora não quer ver o seu filho no cemitério, leve ele para bem longe da nossa cidade, pois não vai sobrar ninguém desta quadrilha de traficantes”. 

O delegado estava certo. Os “amigos” do filho começaram a aparecer mortos nos becos da vila. “Desacerto entre traficantes causa mais uma morte”, repetia a manchete do Correio de Gravataí. E a pobre mãe ficava cada vez mais apavorada: o filho poderia ser o próximo. A decisão de mandar o rapaz para morar com uma irmã dela, em Cuiabá, no Mato Grosso, foi conjunta com o pai e aceita pelo o filho, que já estava consciente dos perigos que corria. O embarque aconteceu na noite de Natal, na rodoviária de Porto Alegre. Quando o ônibus iniciou aquela viagem de mais de 40 horas, o coração da mãe disparou. Ela sabia que tão cedo não veria mais o seu “menino”. Nos primeiros meses ainda conseguiu falar por telefone com o rapaz, hospedado na casa da irmã. Um dia, porém, ficou sabendo que ele havia sumido. A história se repetia: o rapaz voltou a usar drogas e trilhar o mau caminho. Quando se sentiu ameaçado, fugiu sem deixar rastros. E ninguém mais soube dele...

Na noite do último Natal, não tinha festa na casinha do Passo da Caveira: o pai, desempregado, não conseguira comprar presentes para os filhos. O que a mãe ganhava com as faxinas dava somente para a comida. Apesar disso, tinham saúde. E jantavam, pelas 11 horas da noite, quando um carro, dirigido por uma mulher, parou no portão da casa. Um Papai Noel, gordo e desajeitado, desceu e foi pedindo licença para entrar. 

A moça explicou que estavam entregando presentes para famílias carentes. O Papai Noel entrou na casa humilde e sentou exatamente naquela cadeira que ficava eternamente vazia. Ela até ia protestar, mas foi impedida pelo marido. Antes de entregar os presentes para cada uma das crianças, o Papai Noel perguntava o nome, idade e outros detalhes. Por alguns segundos, os olhos que estavam por trás da máscara se cruzaram com os olhos daquela mãe sofrida. E ela sentiu um calafrio. 

Foi exatamente naquele momento que o Papai Noel, pegando nas mãos um pacote colorido, chamou pelo seu nome. Quando ela se aproximou, sem nem notar que o “velhinho” sabia o seu nome, o Papai Noel não aguentou mais: retirou a máscara e abraçou, em prantos, a mãe que não via há mais de 10 anos. Choraram juntos, pai, mãe e filho, neste reencontro inesperado. 

Parecia um milagre de Natal. Em poucos minutos, tudo foi esclarecido: a moça que dirigia o carro era a esposa do filho, considerada por ele a responsável pelo seu afastamento do mau caminho. Moravam em São Paulo, estavam bem de vida, e resolveram voltar ao Sul exatamente na noite de Natal, para terminar com aquela longa saudade. Nem foi preciso botar mais água no feijão: o filho trouxera um estoque de comidas prontas para garantir a ceia de Natal. Ainda estavam abraçados, chorando, quando os primeiros rojões subiram aos céus avisando que o Deus Menino estava nascendo nos lares de Gravataí. E que um “menino”, que sempre foi deus no coração daquela mãe, já ocupava o seu lugar na mesa, onde não havia mais nenhuma cadeira vazia…
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* Milton Sebastião Souza nasceu em Porto Alegre/RS, em 1945 e faleceu em Cachoeirinha/RS, 2018.

Imagem criada por Jfeldman com Microsoft Bing

Vereda da Poesia = 171


Trova de
GERALDO PEIXOTO DE LUNA
Londrina/PR

Vejo triste, em minha face,
a cada dia que corre,
uma saudade que nasce,
uma esperança que morre.
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Soneto de
EMÍLIO DE MENESES
Curitiba/PR, 1866 – 1918, Rio de Janeiro/RJ

Um crítico cítrico

É, sem tirar nem pôr, um grande jornalista.
Quando erra ou quer errar, erra com matemática.
Faz uma escaramuça e o jogo salta à vista
Mas não há quem resista à formidável tática.

Torce algebricamente a verdade e conquista
O aplauso até de quem tenha traquejo e prática.
Sei-o mesmo por mim que, apesar de trocista,
Nunca deixo de o ler (restrições à gramática).

Mas, em arte, Jesus! Nem se aproveita a cinza.
Como crítico é igual aos outros. Deixa o suco
E, fibra a fibra, toda a bagaceira espinza.

Todo o crítico é assim, mais ou menos, caduco.
Sendo em arte incapaz, na obra alheia é ranzinza.
— O crítico, em geral, é uma espécie de eunuco.
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Trova de
DELCY CANALLES
Porto Alegre/RS

Esperança, este meu ego,
está sempre a te esperar!
Volta depressa, pois cego,
não sei se vai te encontrar!
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Poema de
FLÁVIO SILVEIRA STEFANI
São Sebastião do Paraíso/MG

Outono

Passa-se o tempo, passa-se a aurora
O Sol se põe devagar indo embora.
Os ventos sopram como outrora.

Alguns clamam:
será que é agora?!
Outros pelejam:
será que é a hora?

É tempo de recolhimento
de cultivar verdadeiros sentimentos.
Recolhe-te e trabalha-te por dentro!
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Trova de
ADEMAR MACEDO
Santana do Matos/RN, 1951 – 2013, Natal/RN

Amar… verbo transitivo
que em qualquer conjugação
traz um novo lenitivo
para o nosso coração!
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Soneto de
HILDEMAR CARDOSO MOREIRA 
São Mateus do Sul/PR, 1926  – 2021, Contenda/PR

Meu corpo

Quase um século de vida aqui na terra
Tem o corpo que altivo me sustenta,
E a gene de ancestrais nele descerra
Em várias circunstâncias que ele enfrenta.

Exausto, algumas  vezes se declina,
Mas retorna para a luta cotidiana,
Porque aquilo que eu sou, lhe determina
Cumprir o que, do Alto então se emana.

E relembrando o tempo já vivido
Esse corpo se sente agradecido
Pela alma que dirige os passos seus.

Porque entende que o corpo necessita
De uma alma que o dirija e que reflita
Nos respeitos que devemos para Deus.
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Trova de
PROFESSOR GARCIA
Caicó/RN

De volta ao lar que eu não via,
desde a minha mocidade...
Enquanto a emoção crescia,
crescia a dor da saudade!
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Soneto de
BENEDITA AZEVEDO
Magé/RJ

O corpo cansado

As forças fogem aos poucos e o corpo cansado,
De tantas grandes lutas há muito vencidas,
E o entardecer da vida o dia caminhado
Com a alma ainda forte em busca de guaridas.

A indagação a Deus e o pedido de tempo
Para encaminhar tudo aquilo que sonhou,
O corpo dolorido  pedindo o alimento
Prometendo os cuidados aos quais já deixou.

O embate ao qual o físico já superou
Pedindo ainda tempo ao querer ver crescer
Os filhos que a seus filhos o amor consagrou.

Já quase amanhecendo o remédio atuou
O corpo já sem força ao fim do entardecer
devolve a esperanças a quem acreditou.
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Trova de 
WANDA DE PAULA MOURTHÉ
Belo Horizonte/MG

Meu diário! Em tuas folhas
morrem desejos sem fim...
Pago o preço das escolhas
que outros fizeram por mim.
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Soneto de 
AMILTON MACIEL MONTEIRO
São José dos Campos/SP

Não chores meu amor

Não chores, meu amor, pois tudo passa;
abalos fazem parte do viver...
A vida sem os sustos perde a graça
e o júbilo do riso renascer!

Transtorno, tal e qual a carapaça,
é criação visando proteger
a todos nós, se, quando, uma desgraça
quer liquidar com nosso bel-prazer.

Mas o desgosto ainda tem um jeito
de não deixar o nosso pobre peito
sofrer demais, até à eternidade.

Passado o sobressalto, que alegria!
Pois ela volta e, muitas vezes, cria
na gente até maior felicidade!
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Trova de
ZAÉ JÚNIOR
Botucatu/SP, 1929 – 2020, São Paulo/SP

Do que te fiz, fiz um laço,
que a minha consciência veste;
só não sei mais o que faço
com tudo o que me fizeste!
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Hino de
APARECIDA DO TABOADO/ MS

Ao encontrar de dois grandes rios
Surgiu além uma linda flor
Aparecida cidade encantada
Berço querido de paz e amor
Em teus campos existe perfume
Em teus lares paz e amor
O pensamento de teus queridos filhos
O lema é trabalho e união

Ai! Ai! Ai! Aparecida do Taboado
Ai! Ai! Ai! Aparecida do Taboado

Foi um humilde carpinteiro
Que te legou à Senhora Aparecida
Cantada em rincão abençoado
És hoje a princesinha mais querida
Ordem, trabalho e progresso
Simbolizam a fé de quem te ama
De uma alvorada levantada
Ao alto pedestal de tua fama

Ai! Ai! Ai! Aparecida do Taboado
Ai! Ai! Ai! Aparecida do Taboado
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Trova Premiada de
RITA MARCIANO MOURÃO 
Ribeirão Preto/SP

Fui juiz de alheios fatos,
Hoje, a vida com razão
me faz réu dos mesmos atos,
que aos outros neguei perdão.
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Recordando Velhas Canções
LEVA EU SODADE 
(toada, 1962) 
Tito Guimarães e Alberto Cavalcanti 

Ô leva eu, 
Minha sodade, 
Eu também quero ir, 
Minha sodade, 
Quando chego na ladeira, 
Tenho medo de cair, 
Leva eu, (leva eu) 
Minha sodade.  
 
Menina tu não te lembra, 
(Minha sodade), 
Daquela tarde fagueira, 
(Minha sodade) 
Tu te esqueces, 
E eu me lembro, 
Ai, que sodade matadeira, 
Leva eu, (leva eu) 
Minha sodade. 
  
Na noite de São João, 
(Minha sodade), 
No terreiro uma bacia, 
(Minha sodade), 
Que é pra ver se para o ano, 
Meu amor ainda me via, 
Leva eu, (leva eu) 
Minha sodade.
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Trova Humorística de
JOSÉ MOREIRA MONTEIRO
Nova Friburgo/RJ

Perguntaram-me: tens caspas 
no teu couro cabeludo?
Eu respondi: não... e entre aspas
– Os piolhos comem tudo!
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Marcos Antonio Campos (A aurora e o crepúsculo)

Um titã chamado Prometeu roubou o fogo do Olimpo. Sem saber o que fazer com ele, entregou-o a Claude Monet. O pintor, ainda, um discípulo na arte, sem o domínio completo da técnica, borrou completamente o céu de Veneza. Os venezianos, encantados com o pôr do sol laranja, correram à Praça de São Marcos para verem o espetáculo, de lá partiram em suas gôndolas, cantando "O Sole Mio". Estava criada a mania de se observar o pôr do sol.

Eu gosto de escrever e hoje fazendo um soneto, comecei a pensar que as pessoas não dão o valor necessário à aurora. A aurora parece os meus poemas, ninguém os lê e quase ninguém a ver. Não é cantada em verso e prosa, mas é ela que dá o primeiro bom dia, quando o galo canta em sua homenagem. É para ela que cantam os passarinhos quando você acorda. É para ela que sorriem as flores e é para ela que o orvalho dança, oscilando pelas folhas e flores, até explodirem em cristais que irrigam e engravidam a mãe terra. O que faz de tão extraordinário o crepúsculo, além de borrar o céu e mergulhar no mar, para merecer tantos olhares?

- Amigo! Você vai encontrar o mesmo problema entre o sol e a lua. Todos a amam. Ela tem menos brilho do que o sol. É volúvel, tem quatro faces e só anda acompanhada de um séquito de estrelas, e quando ela está naqueles dias, não aparece. Ora é gorda, ora é magra, vaidosa e bela como uma mulher. Cantada em verso e prosa é apaixonada pelo mar. O crepúsculo indica o fim do dia e lhe traz o ócio, encanta sua visão e o mais importante, instiga você a amar. Ele ilumina suas veredas, indicando-lhe o caminho de casa ou do bar. Quando o dia amanhece, surge a aurora e o sol lhe apresenta a fatura, você vai pagá-la com seu trabalho e o gosto salgado do suor de seu rosto.

Meus versos são frutos da árvore da vida e em tempos de pandemia eles são perversos no despertar dos sentidos. Não busco apenas o belo, mas o elo que fará sentido. Procuro a persistência da memória e o grito retorcido em ondas sonoras. Procuro a noite estrelada e a tempestade numa casca tênue bailando sobre o mar. A aurora é o início da jornada, mas você só vencerá o dia se chegar ao crepúsculo, quando você meditará sobre a beleza da vida e fará a conexão com sua fé.
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* O autor é de Natal/RN

(esta crônica obteve o Menção Honrosa no Concurso de Crônicas Adulto Nacional “Foed Castro Chamma”, em 2020, com o tema Aurora)

Fontes: Luiza Fillus/ Bruno Pedro Bitencourt/ Flávio José Dalazona (org.). III Concurso Literário “Foed Castro Chamma 2020”. Ponta Grossa/PR: Texto e Contexto, 2021. 
Livro enviado por Luiza Fillus.
Imagem criada por Jfeldman com Microsoft Bing

Dicas de Escrita (Como Escrever uma Análise Crítica) – 1

por Jake Adams*
Uma análise crítica serve para avaliar a qualidade de um artigo acadêmico ou outro tipo de trabalho. Você precisa fazer uma análise sobre um artigo, um livro, um filme ou um quadro? Comece com uma leitura crítica para identificar e compreender os argumentos do autor e reunir os elementos necessários para formar a sua opinião. Estude o texto com mais atenção e monte a análise. Por fim, redija o trabalho usando a estrutura correta.


FAZENDO UMA LEITURA CRÍTICA

1– Leia o texto com atenção e faça as anotações. 

Estude todo o material que você separou para a análise. Destaque, sublinhe e faça comentários sobre as partes importantes. Marque as palavras, os conceitos e qualquer informação que você não tenha entendido bem.

Talvez você tenha que reler o texto, principalmente se ele for muito denso ou complexo.

Enquanto você faz a leitura, defina o que é importante, útil, inovador, relevante, controverso e válido.

2 – Reconheça as teses do autor

Pergunte a si mesmo: quais são as ideias que ele defende ou ataca? 

Marque ou sublinhe o trecho que caracteriza a tese principal. Geralmente, ela aparece no primeiro ou no segundo parágrafo do texto e consiste em uma única frase que resume o argumento principal.

 É mais fácil encontrar uma tese em um artigo acadêmico do que em uma obra de arte, como um filme ou um quadro. 

Você está analisando um filme de ficção ou que retrata os fatos reais sem o rigor histórico? Identifique os temas mais importantes do enredo. Caso seja uma pintura, procure entender o que as cores e as formas simbolizam.

3– Durante a leitura, escreva as ideias principais do autor

Sublinhe ou destaque os tópicos frasais e os trechos que pareçam ser mais significativos, por exemplo: as explicações ou as evidências fornecidas ao longo do texto que corroborem o ponto de vista adotado. Essas partes do texto são muito importantes porque permitem analisar a estruturar:

Quais são os tópicos frasais de cada parágrafo e seção do artigo acadêmico que você está lendo?

Quais são as cenas e as imagens que reforçam a mensagem principal do filme ou do quadro?

4– Faça um resumo com as suas próprias palavras

Para consolidar o entendimento do que você acabou de ler, escreva uma pequena síntese.

Diga em um parágrafo quais são o tema e o argumento principal do texto.

Faça uma sinopse do filme em um ou dois parágrafos ou descreva o livro, por exemplo.

ANALISANDO O TEXTO

1– Observe como você reage ao texto

Como você se sentiu ou no que pensou ao lê-lo? A maneira como um discurso afeta as emoções das pessoas é chamada de "pathos", que é um componente fundamental da retórica. 

Anote as  primeiras reações, sejam elas boas ou ruins. Tente explicar o motivo de você se sentir assim. Localize as características do texto que provocaram os sentimentos.

– Você ficou nervoso? Qual foi o elemento do texto que o deixou desse jeito?

- Você ficou rindo sem parar? O que é tão engraçado?

2– Leve em consideração a biografia do autor e pense em como ela se relaciona com a obra 

Será que o ponto de vista defendido não tem a ver com os outros trabalhos do mesmo autor sobre o tema? Dar uma olhada nisso pode ajudá-lo na análise crítica. 

Confira o histórico do autor e tente compreender por que ele adotou um determinado ponto de vista. O que ele já escreveu sobre o assunto? Ele segue uma linha ou escola de pensamento?

- Por exemplo, o autor é um entusiasta do ensino á distância? Talvez esse fato explique o viés dos seus artigos sobre a reforma do sistema educacional.

– A formação e a titulação (doutorado ou mestrado, por exemplo) do autor também fazem parte da biografia dele. Esses são os elementos do "ethos": a formação acadêmica e os títulos.

3– Avalie a forma como os conceitos foram empregados

O autor trabalhou com os conceitos de um modo claro e correto? Ou ele usou noções frágeis e inadequadas? Caso a resposta da última pergunta seja "sim", você encontrou um ponto importante para avaliar. Identifique o que está errado ou confuso e como esses aspectos poderiam ser melhorados.

Por exemplo, o texto faz um explicação do efeito estufa longa, confusa e cheia de termos técnicos? Concentre as críticas nessa parte.

Dica: Lembre-se de que você pode dar uma opinião favorável caso o texto tenha uma qualidade positiva. Por exemplo, o autor descreveu o funcionamento do efeito estufa de um modo simples e com uma linguagem acessível? Elogie esse trecho.

4– Avalie como o autor trabalha com as evidências

O texto se baseia em evidências sólidas? Esse é outro ponto muito importante da análise. 

Confira a credibilidade de todas as referências citadas ao longo do trabalho. Veja se elas realmente reforçam o ponto de vista defendido. Em caso afirmativo, considere que o autor fez um bom uso do "logos", ou seja, o aspecto conceitual do texto.

Quando um autor menciona o conteúdo de um site muito tendencioso, o raciocínio fica comprometido. Por outro lado, a argumentação fica mais robusta ao citar fontes mais equilibradas e imparciais.

Não são todos os tipos de trabalho que apresentam evidências. Por exemplo, não tem por que um romance ou uma peça de teatro se preocuparem com comprovações.
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Continua…
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*Jake Adams é tutor acadêmico e proprietário da Simplifi EDU, um serviço de tutoria acadêmica online que oferece recursos e aulas pré-vestibular. Com mais de 14 anos de experiência profissional, Jake busca oferecer aos seus clientes a melhor experiência em aulas à distância, fornecendo uma rede de excelentes tutores graduados nas melhores universidades dos Estados Unidos. Jake é formado em Administração Internacional e Marketing pela Pepperdine University.

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quinta-feira, 5 de dezembro de 2024