domingo, 2 de dezembro de 2018

Maria Antonieta Gonzaga Teixeira (Poemas Diversos)



ARAUCÁRIA I

Tanta beleza... 
Na imponente Araucária
Majestosa no papel de realeza.
- Esplêndida e cheia de vida.

Resistente às tempestades
Aos ventos e aos granizos.
Galhos formando copas
- Um brinde ao infinito.

Araucária - Madeira de lei
Como contestar? não há.
É o Pinheiro de grande valor
- Símbolo do Paraná.

A Gralha azul, em voos livres, 
O pinhão vai plantar 
Carregando no bico as sementes
- Para o pinheiro nunca acabar.
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ARCO-ÍRIS

Olho para o céu e vejo o arco-íris
Cheio de encantamento e beleza
Em dias de chuvas de verão
Enfeitando a vida e a natureza.

Arco-íris de sete cores:
O vermelho da paixão, o laranja de lindeza mil 
O amarelo que reflete luz,
O verde da esperança, o azul e o azul de anil. 

Ver o arco-íris é sensacional ...
Imagens e cores iluminam e ofuscam
Emanam sentimentos de amor e saudade
De magia e vida.
- e que vida!
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ENCRUZILHADAS

A trajetória
dos caminhantes
e errantes da vida
já vem traçada?

Não!
É uma incógnita constante.
Encontram-se nas encruzilhadas da vida.
Na ternura do seu viver.

Campeia-se a melhor estrada
para seguir em frente.
Dentro do baú está o mapa
a mostrar todos os caminhos.

O mapa da ciência indica dedicação
ao estudo e ao trabalho.
O mapa da sabedoria
inclui também silêncio e reflexão.

O mapa da solidariedade
revela união, aconchego, verdade.
Encruzilhadas muitas:
como escolher sem se perder?

Onde encontrar a felicidade
e suas flores de todas as cores?
Estará ela no trotear da vida
em suas encruzilhadas?
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FELICIDADE

Felicidade
é coração seguro.
Mel e doçura
agora e no futuro.

Felicidade
é olhar de amor,
sorriso de luz.
É cantiga de ninar,
aconchego e paz.

Felicidade
é amor-volúpia,
estado de graça,
escolha da vida.
não importa a idade,
lugar ou cidade.

Felicidade
mora na mente,
na sabedoria do mestre,
na imensidão do cosmo,
nos deleites do coração.

Felicidade
encontra-se no amigo,
no afago do bem-querer,
na emoção da arte,
na estesia poética,
na vida a escorrer.
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NATUREZA

Trovões de sons musicais
distantes!
Relâmpagos de efeitos especiais!
É a chuva que cai generosa.

A chuva passa, o Rei aparece
gigantesco: o Sol.
Depois, estrelas brilham,
surge a Lua,
a Rainha da noite
de esplendor sem fim.

Doce é sentir o calor do Sol
e tudo que reluz em torno a mim.
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ROSAS

Será
que as rosas vermelhas
simbolizam o amor?

Pois...
no dia dos namorados o presente predileto
são os botões de rosas vermelhas.

Dádiva...
É receber rosas em qualquer data,
é alegria duradoura, é gratificante, é sinal de carinho.

Pensei...
quantas rosas já ganhei em minha vida?
Não sei.

Sei
que todas as vezes que as recebi
senti gratidão, respeito, doçura e muito mais.

Senti
o abraço apertado do eterno enamorado,
apaixonado, com juras de amor eterno.
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VIVER

Viver é respirar ao vento,
contemplar o orvalho da manhã.
No horizonte... brilho e raios de sol.

Viver é sentir o aroma das flores
multicores que enfeitam nossos dias.
É percorrer os jardins na primavera.

Viver é cantar e encantar
ao romper da aurora,
encher o mundo de paz, arte e poesia.
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Fontes:

Maria Antonieta Gonzaga Teixeira (Cadeira n. 10 da AVIPAF)

PATRONO: CASTRO ALVES
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Maria Antonieta Gonzaga Teixeira nasceu em Jataí, sudoeste de Goias, cursou Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente/SP e no Rio de Janeiro formou-se em Educação Familiar na PUC. Pós-Graduação em Didática em Jaboticabal/SP e Pós-Graduação em Psicopedagogia, em Tupi/SC.

Em Castro/PR dedicou-se à educação e a pintura, especialmente da natureza, retratando paisagens belíssimas, algumas das quais ilustram o livro Dos Pequizeiros às Araucárias.

Participou de diversos Congressos Internacionais de Educação em diversas cidades do Brasil.

Palestrante nas escolas da cidade de Castro, Carambeí, Tibagi e distrito de Socavão: palestras de prevenção às drogas, orientação e formação para jovens, por mais de 20 anos.

-Título na Câmara Municipal de Castro - Cidadã Castrense - 2015.

Realizou exposições coletivas de poesia, em Curitiba/PR, Buenos Aires/Argentina, Viana do Castelo, Lisboa e Castelo Branco/os 3 em Portugal.

- Associada da Yapó Arte – Associação dos Artistas Plásticos de Castro desde sua fundação.
- Lions Clube de Castro.
- Membro Correspondente da Academia letras de Araraquara - ALUBRA. E da Academia de Letras de Teófilo Otoni.

PUBLICAÇÕES:
- “Dos Pequizeiros às Araucárias” (poemas), 2014.
- "Instituto Cristão: Arte e Vida”, (história), 2015.
- "Encruzilhadas”, (poemas), 2016.
- "Uma VIDA: Affonso e Marieta" (biografia), 2018.

- Participação em diversos livros e em revistas digitais. 

Fontes:

Malba Tahan (O Mercador de Sonhos)




Entrei. No meio da sala, mal iluminada e forrada de tapetes amarelos, avistei um homem alto, pálido, de barbas grisalhas, que se dirigiu para mim vagarosamente. Ostentava largo turbante de seda branca, onde cintilava uma pedra que não pude classificar. No seu semblante havia cansaço e esse não sei quê de misterioso notado em todos quantos mercadejavam com a magia. Era o famoso feiticeiro hindu. Os marroquinos do bairro, com aquela precisão com que o vulgo geralmente apelida os tipos populares, haviam-no denominado “o mercador de sonhos”.

— Que desejais, ó jovem? — perguntou, fitando em mim os seus olhos negros e perspicazes.

— Afirmaram-me — respondi — que o senhor possui, graças a certos fluidos mágicos, o estranho poder oculto de fazer com que uma pessoa tenha o sonho que quiser. Sou curioso. Quero experimentar os encantos de sua magia, a força de seus fluidos maravilhosos. Quero sonhar.

— É verdade, ó muçulmano! É verdade — confirmou o mago indiano. — Tenho, realmente, esse dom raro e precioso de poder proporcionar às pessoas que me procuram todas as alegrias e todos os prazeres de um sonho desejado.

E, apontando para uma larga poltrona escura que estava a um canto, disse-me com gentileza:

— Senta-te e dize-me: com quem desejas sonhar? Que espécie de sonho mais te agrada, ó maometano?

Contei-lhe então o motivo único da minha visita àquele antro misterioso da magia-negra.

— Antes de tudo — comecei — devo dizer-lhe que sou um indivíduo excessivamente romântico e idealista. Sempre senti a forte atração das fantasias. Ultimamente, durante uma festa militar em Marraqueche, conheci certa jovem cristã, filha de um francês de alta linhagem, que exerce funções diplomáticas na corte do sultão. Apaixonei-me loucamente pela rumie (apelido que os árabes dão aos cristãos franceses), mas não sei ainda se sou correspondido. Não obstante, desejo sonhar uma vez ao menos com a minha amada, um sonho claro e perfeito! Nesse sentido já fiz o possível, mas os meus sonhos povoam-se de imagens quase sempre desconexas, em meio das quais nunca vislumbrei a dona dos meus enlevos, a inspiradora do meu grande amor!

— E qual é o nome dessa jovem ideal? — perguntou-me o feiticeiro.

— Susana de Plassy.

— Curioso — observou o famoso ocultista, passando vagarosamente a mão larga pela testa bronzeada — muito curioso! Ontem, ao cair da tarde,  fui  procurado  por  uma  jovem cristã que aqui apareceu acompanhada por uma escrava moura: a minha formosa visitante pediu-me que a fizesse sonhar com um dos oficiais da guarda do sultão, Omar Ben-Riduan! Indaguei do seu nome e soube que a jovem se chamava Susana de Plassy!

Ao ouvir semelhante revelação, um frêmito me percorreu o corpo todo e levantei-me como se fosse impelido por alguma possante mola de aço.

— Omar Ben-Riduan? Omar Ben-Riduan é o meu nome! Omar Ben-Riduan sou eu! Se ela pediu que a fizesse sonhar comigo, é certo que me ama também.

— Felicito-o, ó jovem — replicou o indiano, batendo-me, carinhoso, no ombro. — É muito raro ver-se uma formosa cristã apaixonada por um muçulmano. Bem sabes o imenso abismo que separa os adeptos de Mafoma daqueles que professam a religião de Jesus!

Louco de alegria, atirei um punhado de ouro ao velho feiticeiro e corri para casa. Sentia-me alucinado como se estivesse sob a ação perturbadora de forte dose de haxixe.

Reuni alguns de meus mais íntimos, contei-lhes o que havia ocorrido e pedi-lhes que me ajudassem a encontrar uma solução para o meu caso sentimental.

El Hadj (1) Ben Cherak, homem sensato e muito relacionado na alta-sociedade marroquina, disse-me, sem hesitar:

— Conheço muito bem o pai de tua apaixonada. É um cristão mau como um emir e mais orgulhoso do que um paxá. Detesta os árabes e jamais consentirá que sua filha se case com um muçulmano! Só vejo, portanto, uma solução: terás de raptar a jovem Susana! E isso só conseguirás com a sua cumplicidade!

Seguindo o conselho do prudente Ben-Cherak, fiz, naquela mesma tarde, os preparativos para a minha fuga com a linha rumie. Passei a fil-leile (2) a conversar com os amigos sobre a minha singular aventura.

Já tarde da noite, chegou à minha casa, de volta, o portador que eu enviara ao rico palacete do nobre francês. Fui então informado de que Susana oito dias antes havia partido para a Europa, a fim de lá se casar com um fidalgo escocês.

Percebi, no mesmo instante, que fora vítima de vergonhosa mistificação do indiano.

Revoltado e furioso por causa do papel ridículo que havia feito, voltei novamente ao antro do intrujão, resolvido a tirar tremenda desforra.

O velho hindu — depois de atender a vários clientes que o esperavam — recebeu-me calmo, cínico, o semblante plácido de quem nunca praticara ação censurável.

Gritei-lhe, ameaçando-o com o punho fechado:

— Miserável! Por que mentiu? Susana nunca veio aqui a este antro nojento!

— Vamos devagar, meu jovem amigo — replicou o charlatão, imperturbável, segurando-me pela mão que o ameaçava. — Não fiz senão o que tu me pediste. Vi, casualmente, o teu nome gravado no cabo do rico punhal que trazes à cinta. Jogando facilmente com o teu nome, pude proporcionar-te o encanto de uma ilusão efêmera. Menti para que pudesses não somente sonhar com um amor impossível como também acreditar nele!

E concluiu, sardônico, terrível:

— Afinal, o que vieste buscar aqui? Não foi um sonho? Não foi uma ilusão? Pois bem, eis, precisamente, o que te vendi: Um sonho... uma ilusão...
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Notas:
(1) El-Hadj — titulo honroso que precede sempre o nome de todo muçulmano que já fez a peregrinação à Meca.

(2) Fil-leile — expressão intraduzível. Significa, mais ou menos, a parte da noite que se segue ao pôr-do-sol.

Fonte:
Malba Tahan. Minha vida querida.

Isabel Furini (Lançamento de nova edição de "Os Corvos de Van Gogh")


Em 9 de dezembro (domingo) das 11 horas às 12h30m, na Feira do Poeta de Curitiba (R. Cel. Enéas, 30 , Largo da Ordem), será o lançamento da segunda edição do livro de poemas Os Corvos de Van Gogh, da poetisa Isabel Furini. O livro foi inspirado nos quadros de Van Gogh, especialmente no quadro Campo de Trigo com Corvos.  Os poemas trabalham símbolos e emoções que esse quadro desperta nos observadores.

Dois poemas que fazem parte do livro foram premiados em concursos literários. O poema "Quarto sem sombra" ganhou o 1° Lugar Prêmio de Poesia O Pensador, da Academia de Letras Itapemense, SC, em 2010; e o poema "Perspectiva" recebeu Menção Honrosa no Concurso de Poesia Prêmio Moutonnée de Poesia, Salto/SP, em 2010. 

Abaixo os poemas premiados de Isabel, que constam do livro:

QUARTO SEM SOMBRA

(O quarto -Outubro de 1888;
Museu Van Gogh, Amsterdã)

Esquecido do mundo, Vincent pinta
(cartografia de subterrâneos anseios
tatuados no corpo e nas mãos).

O eu instintivo
(adolescente)
extravasa emoções,
extasia-se nas cores dos trigais,
na luz das estrelas,
nas expressões dos rostos operários,
nas luzes de Arles.

Pinta em um ritmo alucinante;
pinceladas justapostas
ganham vida. Ele retrata seu quarto,
obsessivamente.

O quarto não tem sombras.
Ignora-as (elas o aterrorizam
com suas histórias).

Mas as sombras
tentam entrar pela janela entreaberta.
Espreitam
    (invisíveis)
desde as paredes do quarto do quadro do artista.

A loucura perambula pela casa amarela.
_________________

PERSPECTIVA

Uma fileira de velas
sobre a aba do chapéu de Van Gogh
queimando sonhos na noite turbulenta.

As cores vibram
(quase fogo incandescente)
de perto ofuscam a lógica
- perdem-se no mundo subterrâneo
os contornos que falam à razão.

De longe - formas e cores
poetizam o mundo.

Fontes: 
Lançamento do livro, pela poetisa
Isabel Furini. Os Corvos de  Van Gogh. 1. ed. Pará de Minas/MG: Virtual Books, 2012.

sábado, 1 de dezembro de 2018

Neyd Montingelli (Poemas Diversos)


OS DEUSES DO OLIMPO

Do alto da montanha
Descem os deuses poderosos
Virtuosos, imponentes, valorosos.
Aos homens impõem sua campanha.
12 deuses a explicar,
Os fenômenos humanos,
Os acertos, os enganos,
Ora a punir, ora a exaltar.
Sentenciavam os mortais
À vida, à morte, ao sofrimento
Não importando o lamento
A pena era dada aos iguais
Mas, pela lealdade,
Agraciados com virtude,
Poder, força e magnitude.
Alguns, dos deuses eram a continuidade.

OS MORTAIS

Aos deuses se curvavam,
aos deuses suplicavam.
Rendiam-se aos seus encantos,
e pediam a proteção do seu manto
Com os deuses se deitavam
e semideuses geravam.
Outros, no entanto,
veneravam como a um santo.
Quando pela terra prosperavam,
aos deuses agradeciam.
Se a terra os deixava em pranto,
dos deuses era o desencanto.

TEMPLOS DOS DEUSES

Para os deuses construíram moradas,
com colunas de pedra, com ostentação.
Riqueza e beleza juntaram nos templos,
para agradar ao mito da exortação.
Oferendas e súplicas entregavam,
pela culpa, pelo medo, pelo amor.
Estátuas de marfim, ouro e prata,
dos deuses ficavam no seu interior.
Hoje restam as ruínas,
as colunas dóricas, jônicas e coríntias
em pé através dos tempos.
Até os nossos dias.

UM PAI

Do ventre de minha mãe
para os braços do meu pai.
Dos seios de minha mãe 
para o colo do meu pai.

Com amor me cobriu,
com mantas me aqueceu.
Com alimentos me nutriu
seus exemplos, me forneceu.

Minhas primeiras portas, abriu, 
meus primeiros passos, conduziu.
Minhas primeiras escadas, construiu.
na direção da vida me instruiu.

Agora, devo meus caminhos trilhar
e a meu pai agradecer.
Sempre ao seu abraço voltar,
e o seu amor reconhecer.

JUNINA

Dança, pipoca, canjica e quentão,
alegram a vida do brasileiro em junho.
Tão festivo, tão simples, tão cristão.
Festas juninas são meros testemunhos,
do louvor aos santos protetores do coração.
De prece em prece, de simpatia em simpatia,
A moça pede um noivo, o moço pede um amor.
Para os problemas pedem anistia,
que em rezas, clamam com ardor.
São Pedro, Santo Antônio e São João,
recebem homenagens dos crentes.
Pedem a eles intercessão,
e agradecem as graças benevolentes.

LAGARTIXA FUJONA 

A lagartixa subia e descia pela porta. 
Procurava uma saída, 
ela queria ir até a horta. 
Pelos insetos se sentia atraída. 

Através do vidro da janela, 
apreciava os bichinhos lá de fora. 
Queria comer uma larva de berinjela 
ou um fede-fede de amora. 

Encontrou então uma fresta 
e escapou para o quintal. 
Achou que ia fazer a festa 
Mas, só se deu mal, mal, mal. 

Sem a proteção da casa, 
Uma lagartixa fica indefesa. 
Cobras, gambás e os que têm asa, 
atacam com rapidez essa presa. 

Ai, ai, ai, lagartixa esperta. 
Rápido, rápido vai se esconder. 
Logo, logo será descoberta 
Se para a casa não correr.

BUSCA

Todos em busca do amor, da estima perfeita
Com sintonia, com harmonia, com alegria.
A vida de igualdade, lealdade e amizade.
Alguém para dividir todas as conquistas
Amor incondicional, onde ele estará?
Com confiança, com segurança, com aliança.
Amigo, meu companheiro, aliado e parceiro.
Divido meu chão, meu pão, dou meu coração.
Ao encontrar esse amor, a busca cessará. 
A vida então se completará.
Com esplendor, com ardor, sendo seu provedor.
Entra, incorpora, sucumbe e no meu ser mora.


Fontes:
Carmo Vasconcelos. Revista Eisfluencias (varios ns.)

Neyd Montingelli (Cadeira n. 7 da AVIPAF)

Patrono: Machado de Assis
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Neyd Maria Makiolka Montingelli nasceu em Curitiba, em 1957. 

Formou-se em Psicologia, Nutrição e Laticínios. 

Aposentada pela Caixa Econômica Federal, já teve um laticínio.

Tem 27 livros solo e participa em 121 antologias. 

Foi premiada em concursos de contos e poesias. 

Membro da Academia de Letras do Brasil/Araraquara e ALUBRA/SP, Centro de Letras do Paraná, Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e Lisboa, Embaixada da Poesia e ALMAS/Ba. 

Recebeu troféu Cecília Meireles, Cora Coralina, Federico Garcia Lorca; Medalha Monteiro Lobato; 

Medalha Melhores Poetas e Troféu Melhor Cronista, Melhor Contista, 

Menção Honrosa Concurso Paulo Leminski, entre outros. 

O livro Cavalos e contos recebeu o prêmio de Melhor Livro de Contos de 2015/16 em Ouro Preto. 

Recebeu o prêmio Literarte 2017, pelo conjunto da obra.

Fonte:

Humberto Rodrigues Neto (Sonho de Criança)


Após o término da aula de Evangelização Infantil, no Centro Espírita, Raquel, uma das meninas conversa com sua coleguinha Márcia, que se encontra algo triste:

— Marcinha... Está havendo algum problema com você?

— Não... Por que você está me perguntando isso?

— Porque hoje, na classe, achei que você estava um pouco triste...

— É... Ando um pouco chateada. São os meus pais, sabe?

— Que é que têm os seus pais?

— Sei lá... às vezes fico pensando que eles gostam mais da televisão do que de mim.

— Que é isso? Mas que bobagem!

— Bobagem? Olha: quando a minha mãe está vendo a novela eu não posso dar um pio. Não permite 
que eu abra a boca! Isso é vida?

— Mas, Raquel... Não pense que a minha mãe seja muito diferente. É claro que às vezes, durante o intervalo, por exemplo, me ajuda em alguma dúvida nas lições da escola.

— Ah, então sua mãe é um pouco mais legal que a minha. E o seu pai?

— Bem... aí a coisa fica um pouco mais difícil. Mesmo assim, uma vez ou outra ele me dá um pouco de atenção enquanto está assistindo ao futebol.

— Pois com meu pai a coisa já complica.

— É mesmo? Como, assim?

— Ah... ele chega em casa, joga a pasta e o paletó numa cadeira e nem sequer me dá um beijo. Liga a televisão no futebol ou no noticiário e não quer nem saber de nada. Só me dá algum atenção nos intervalos, e mesmo assim, ó... bem rapidinho, sabe?

— Eu entendo, Marcinha... Mas, quantas vezes a D.ª Izabel, nossa Evangelizadora, não nos disse para termos paciência com nossos pais? Às vezes sua mãe pode estar cansada, e...

— Cansada? Cansada disso tudo ando eu, Raquel!

— Calma, amiguinha... Calma... Vamos devagar, porque...

— E se a televisão queima... Ah... não dá outra: Eles correm como uns loucos e mandam consertá-la num instantinho. Não conseguem passar nem um dia sem ela!

— E quem é que passa sem televisão? O conserto tem que ser rápido, mesmo!

— Só que lá em casa, o conserto da TV é “vapt-vupt”! Mas quando é para me comprar um vestido novo... Chiii... Aquilo demora séculos!

— Mas, isso são provas que temos de sofrer nesta encarnação, conforme ouvi numa palestra.

— Eu sei disso, Raquel. Eu também aprendi numa palestra que a gente pode escolher o tipo de vida que deseja ter na outra encarnação. Só assim é que eu vou conseguir acabar com essa falta de atenção do meu pai e da minha mãe.

— Já sei. Você vai pedir para nascer em outro lar, como filha de outros pais, que sejam mais
compreensivos. É isso?

— Não, Raquel! Não é, não... Eu gosto muito deles dois. Vou pedir para tornar a nascer na mesma casa, no mesmo lar.

— Espere um pouco, Marcinha! Não entendi Desse jeito os seus problemas vão continuar.

— Não vão, não, Raquel. Já pensei em tudo, amiguinha! Nessa nova casa meus pais de hoje vão me adorar!

— Mas, de que forma você vai conseguir isso?

— Eu vou pedir para ser a televisão!

Fonte:

AVIPAF - Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia (Acadêmicos)


Isabel Florinda Furini
Cadeira: 1
Patrono: Amado Nervo
Argentina - Brasil
Presidente da AVIPAF

Carlos Zemek
Cadeira: 2
Patronesse: Helena Kolody
Brasil
Vice-Presidente da AVIPAF

Sonia Andrea Mazza
Cadeira: 3
Patrono: Alfonsina Storni
Argentina

Carmo Vasconcelos
Cadeira: 4
Patrono: Antero De Quental
Portugal

Henrique Ramalho
Cadeira: 5
Patrono: Manuel Maria Barbosa Du Bocage
Portugal

Roza De Oliveira
Cadeira: 6
Patrono: Tasso Da Silveira
Brasil

Neyd Montingelli
Cadeira: 7
Patrono: Machado De Assis
Brasil

Julio Enrique Gómez
Cadeira: 8
Patrono: Pablo Neruda
Argentina

Maria Da Glória Colucci
Cadeira: 9
Patronesse: Cecília Meireles
Brasil

Maria Antonieta Gonzaga Teixeira
Cadeira: 10
Patrono: Castro Alves
Brasil

Marli Terezinha Andrucho Boldori
Cadeira: 11
Patrono: Dídio Augusto
Brasil

Isabel Sprenger Ribas
Cadeira: 12
Patronesse: Julia Da Costa 
Brasil

Gustavo Alonso Henao Chica
Cadeira (Silla): 13
Patrono: Mario Escobar Velásquez
Colombia

Alfred Asís
Cadeira: 14
Patronesse: Gabriela Mistral
Chile

Vera Lucia Cordeiro
Cadeira:15
Patrono: Fernando Pessoa
Brasil

Vanice Zimerman
Cadeira: 16
Patrono: Mario Quintana
Brasil

Daniel Mauricio
Cadeira: 17
Patrono: Paulo Leminski
Brasil

Decio Romano
Cadeira: 18
Patrono: Federico García Lorca
Brasil

José Maurício Pinto De Almeida
Cadeira: 19
Patrono: Augusto Lopes Côrtes
Brasil

Elciana Goedert
Cadeira: 20
Patronesse: Florbela Espanca
Brasil

Ilia Ruiz Muñoz
Cadeira: 21
Patrono:
Argentina

Miriam Maria Santucci
Cadeira: 22
Patrono: Giacomo Leopardi
Itália

Regina Bacellar
Cadeira: 23
Patrono: Carlos Drummond De Andrade
Brasil

Carlos Vargas
Cadeira: 25
Patronesse: Edith Stein
Brasil

Miriam Adelman
Cadeira: 26
Patrono: Rosario Castellanos
Brasil - Estados Unidos

Claudia Mónica Beatriz Agustí
Cadeira: 27
Patrono: Raquel Forner
Argentina

Sonia Palma
Cadeira: 29
Patrono: Manoel De Barros
Brasil - Inglaterra

Sonia Cardoso
Cadeira: 30
Patronesse: Cora Coralina
Brasil

Igor Veiga (Perigor)
Cadeira: 32
Patrono: Vinícius De Moraes
Brasil

Ilario Iéteka
Cadeira: 34
Patrono: Ariano Suassuna
Brasil

José Feldman
Cadeira: 35
Patrono: Apollo Taborda de França
Brasil

Franccis Yoshi Kawa 
Cadeira: 38
Patrono: Victor Hugo
Brasil

Helena Douthe
Cadeira: 39
Patrono: Guimarães Rosa
Brasil

Geraldo Magela Cardoso 
Cadeira: 43
Patrono: Emiliano Perneta
Brasil

Fonte: