domingo, 3 de março de 2019

Lydia Lauer ( ???? - 2004)


Abre a gaiola, menino,
deixa o pássaro voar.
Deus lhe deu este destino:
ramos verdes, sol e o ar.

A casa da minha sogra.
é lugar onde me escondo.
ninguém me pega, nem logra
em casa de marimbondo.

A droga muito entusiasma
menino inexperiente,
fazendo dele um fantasma,
um malvado e dependente.

A espuma do mar é doce,
mesmo ele sendo salgado,
o inventor fez com que fosse
sem sal o doce inventado.

A mulher é descansada!...
Preguiçosa é o que ela é,
pois faz sempre bem sentada
o que o homem faz em pé.

Ao dormir, os animais
permanecem sempre alerta.
Os homens e os ancestrais
só roncam de boca aberta.

Aqui vai um grande abraço,
num cacho do meu carinho
que, enrosquilhado num laço
tem cor e gosto de vinho.

Barata na marmelada
na banca do seu Abreu
chora, toda lambuzada
o “barato” que morreu.

Com meu olhar distraído
mal noto a vida danando,
num palco já escurecido
com a cortina fechando.

Cor: amarelo vibrante
Sabor: espetacular
Espuma: branca, constante.
Cerveja: bem de-va-gar.

Cumpre o dever com cuidado
que é uma nobre lei cristã.
O tempo desperdiçado
vai fazer falta amanhã.

Disse o tomate à banana,
ele que era só um fedelho:
- Não tire a roupa bacana,
que fico todo vermelho.

É fácil criar a trova.
Basta rimar a receita:
ter bom ritmo, ideia nova,
metrificação perfeita.

É inverno de manhãzinha...
campo branco de geada...
Chimarrão? Lá na cozinha,
onde a porta é franqueada.

Ela deixou sobre a mesa,
numa folha de papel,
cruel adeus... que vileza!
Uma flor e o meu anel.

Envolvido na emoção
e esplendor deste luar,
meu amor, peço perdão
se esqueci de te beijar.

Este poncho esfarrapado
é uma bandeira pra mim.
Na refrega desfraldado
acompanhou-me... até o fim.

É uma estação de lamentos,
tem um jeito de abandono.
Folhas cansadas de ventos
morrem no peito do outono.

Eu sou um barco sem leme
na falta da sua mão.
Sem apoio, a minha treme,
procurando amparo em vão.

Há, na enseada da vida,
três caravelas no cais:
Uma, esperança perdida
Duas, sofrendo demais.

Lua cheia na varanda,
suave aroma de flor
é a inspiração que comanda
a lira do trovador.

Luz modesta e pequenina
de valor raro, puríssimo
é a chama da lamparina
acompanhando o Santíssimo.

Minha mãe é tão velhinha,
delicada, carinhosa,
tem a cabeça branquinha,
mas o frescor de uma rosa.

Minha mãe quando mocinha
em cuidados e desvelos,
com a flor que mais convinha
enfeitava seus cabelos.

Nariz vermelho, gelado,
no inverno mal aguento.
É claro, segue pelado
na frente cortando o vento.

No verão, na minha terra,
vem mosquito safadão.
Faz zum... zum... e depois ferra.
deixa marca e comichão.

O bigode do compadre
vai ficar para depois.
Falo só no da comadre,
pois que vale pelos dois.

O biquíni no varal
balançando o dia inteiro
sem querer faz muito mal
aos rapazes do mosteiro.

O careca inteligente
que se salva como pode
não dá bola, vai em frente,
de cavanhaque e bigode.

O ciúme bem dosado
é uma taça de licor,
meio amargo, mas rosado,
numa bandeja de amor.

O ciúme pediu prazo
junto ao tribunal do amor.
O juiz deu fim ao caso
na solitária da dor.

O meu clone certo dia,
lá no céu tentou entrar,
mas, sem a carta de alforria,
São Pedrinho o fez voltar.

O meu marido pinguço
é feio como a desgraça
pobre, careca, dentuço,
e se afunda na cachaça.

O trovador se liberta
compondo versos risonhos.
É assim... uma porta aberta
nos paraíso dos sonhos.

O vento levou meu sonho,
rodopiou com vontade,
fez meu coração tristonho,
pergaminho da saudade.

Parabéns ao tropeirismo
por desbravar nossa terra,
pelejador do civismo
que faz conquista sem guerra.

Praia sem graça é aquela!
Só tem cara cabeludo,
pirralho feio e magrela
e velha mostrando tudo.

Praia!... Sol! Manhã risonha!
O ar vai ficando quente.
Ah! biquíni sem vergonha!
Não hã cristão que te aguente!

Quando não puder bater,
em teu peito o coração,
salva a vida de outro ser
na sublime doação.

Realidade da vida
que fica atrás da cortina,
liberal ou proibida,
é sempre a que mais fascina.

Roda do tempo girando,
no espaço largo sem fim
é como um disco gravando
a vida dentro de mim.

Se falar, tenha certeza.
Não diga palavra oca.
São joias da natureza
o que sai da sua boca.

Se no lugar por onde passas,
deixares bens e carinhos.
encontrarás também graças
e amores nos teus caminhos.

Solta a barca pescador!
Vai ao mar pescar com ela.
Fica em terra teu amor
aguardando na janela .

Tudo temos de pagar:
o pão, a roupa, a cachaça...
e quem não se conformar,
nem no céu entra de graça.

Uma estrelinha cadente
encontrou seu namorado.
Deu-lhe um beijo incandescente
e um abraço enluarado.

Vai caravela perdida,
nos grandes mares distantes,
como pétala esquecida
na saudade dos amantes.

Arthur de Azevedo (A Marcelina)



I
Naquele tempo (não há necessidade de precisar a época) era o Doutor Pires de Aguiar o melhor freguês da alfaiataria Raunier e uma das figuras obrigadas da Rua do Ouvidor. Como advogado diziam-no de uma competência um pouco duvidosa, o que aliás não obstava que ele ganhasse muito dinheiro, – mas como janota – força é confessá-lo – não havia rapaz tão elegante no Rio de Janeiro.

Quando lhe perguntavam a idade, respondia invariavelmente:

– Orço pelos quarenta, – e durante muito tempo não deu outra resposta. Os seus contemporâneos de Academia atribuíam-lhe cinquenta, bem puxados. As senhoras, essas não lhe davam mais que trinta e cinco.

Ele tinha um fraco pelas mulheres de teatro. Consistia o seu grande luxo em ser publicamente o amante oficial de alguma atriz. Não fazia questão de espírito nem beleza; o indispensável é que ela ocupasse lugar saliente no palco, e fosse aplaudida e festejada pelo público.Não era o amor, era a vaidade que o conduzia à nauseabunda Citera dos bastidores.

Essas ligações depressa se desfaziam; duravam enquanto durava o brilho da estrela; desde que esta começava a ofuscar–se, ele achava um pretexto para afastar-se dela e procurar imediatamente outra. Como era inteligente e generoso – muito mais generoso que inteligente, – nunca ficava mal com o astro caído.

Algumas vezes o rompimento era provocado por elas – pelas de mais espírito, – que facilmente se enjoavam de um indivíduo tão preocupado com a própria pessoa, e tão vaidoso suas roupas.

II

No tempo em que se passou a ação deste ligeiro conto, a conquista do Doutor Pires de Aguiar era uma atriz portuguesa, a Clorinda, que viera de Lisboa apregoada pelas cem trombetas do reclame, e cuja estreia,num dos nossos teatrinhos de opereta, o público esperava ansiosamente.

Uma hora antes de começar o espetáculo de estreia, entrou advogado triunfantemente na caixa do teatro, levando pelo braço a sua nova amiga, elegantemente envolvida numa soberba de pelúcia. Ia fazer-lhe entrega do camarim, cujo arranjo confiara liberalmente ao bom gosto e à perícia dos mais hábeis tapeceiros e estofadores.

Ela ficou encantadíssima, a agradeceu com beijos quentes sonoros a dedicada solicitude do amante.

Que belo tapete felpudo! que bonitos quadros! Que papel escolhido! Que delicioso divã! Que magnífico espelho de faces, onde o seu vulto airoso se refletia três vezes por inteiro! E que profusão de perfumarias! E que precioso serviço de toilette!.

Nada faltava também sobre a mesinha da maquilagem, ricamente iluminada por dois bicos de gás.

O Doutor Pires de Aguiar tinha longa prática desses arranjos; não podia esquecer-se de nenhum dos ingredientes necessários camarim de uma atriz que se respeita; o arsenal estava completo.

Dali a nada ouviu-se um – Dá licença?, – e o diretor de cena entrou no camarim, acompanhado por uma mulher já idosa, muito pálida, de aspecto doentio, pobremente trajada.

– Dona Clorinda, aqui tem a sua costureira.

A estrela não conteve um gesto de despeito. O diretor de cena compreendeu-o, e saiu imediatamente, para não entrar em explicações.

– É doente? perguntou Clorinda à costureira.

– Não. senhora. Tive uma doença grave, mas agora estou boa. Saí há dois dias da Santa Casa.

Clorinda trocou um olhar com o advogado, e este disse-lhe, refastelando-se no divã:

– Ma chêre, il faut se contender de cette habilleuse; noos ne sommes pos en Europe.

Ele impingiu a frase em francês, para que não a entendesse a costureira, mas a verdade é que Clorinda também não percebeu, o que aliás não a impediu de responder: – Oui.

Despojada da mantilha e da bela capa de pelúcia, Clorinda sentou-se entre os dois bicos de gás, e começou a pintar-se, dizendo:

– Vamos a isto!

E dirigindo-se à costureira:

– Sente-se. Por que está de pé?

A pobre mulher sentou-se a medo, como receosa de macular a palhinha dourada da cadeira com o seu miserável vestido de chita.

– Sabe que me disseram bonitas coisas a seu respeito? perguntou a atriz ao advogado, olhando-o pelo espelho.

– Deveras?

– Ao que me parece, você tem sido um gajo!

O Doutor Pires de Aguiar teve um sorriso inexprimível. Aquele gajo entrou-lhe pela vaidade adentro como uma grã-cruz.

– Com que então, a sua especialidade são as atrizes?

– Sou doido pelo teatro.

– E há quanto tempo dura essa doidice?

– Há muito tempo. Estou velho, bem vê. Orço pelos quarenta.

– Ninguém lhe dará mais de trinta e cinco.

– São os seus olhos.

– Qual foi a sua primeira paixão no teatro?

– Ah! isso…

O advogado levantou o braço e estalou os dedos.

– … isso é pré-histórico; perde-se na noite dos tempos.

– Como se chamava essa colega?

– Chamava-se Marcelina.

– Que fim levou?

Ele encolheu os ombros.

– Sei lá! provavelmente morreu. Nunca mais ouvi falar dela. Há mulheres que desaparecem como os passarinhos que não foram mortos a tiro nem engaiolados: ninguém lhes vê os cadáveres.

– Gostou dela?

– Foi talvez a paixão mais séria da minha vida.

– Nunca mais a procurou?

– Para quê?

– Tinha talento?

– Talento? Não. Tinha habilidade.

E depois de uma pausa:

– Tinha habilidade e era muito boa rapariga.

– Brasileira?

– Sim. Representava ingênuas em dramalhões de capa e espada, ali, no São Pedro de Alcântara. Um dia – eu já a tinha deixado – um dia patearam-na por motivos que nada tinham que ver com a arte dramática; ela desgostou-se; andou mourejando pelas províncias, e afinal desapareceu. Requiescat in pace!

Entrou o cabeleireiro. Enquanto Clorinda lhe confiou a cabeça, o Doutor
Pires de Aguiar divagou longamente sobre os méritos da Marcelina; depois falou de outras atrizes, desfiando o interminável rosário das suas mancebias.

Clorinda, a costureira e o cabeleireiro ouviam sem dizer palavra .

Terminado o serviço do cabeleireiro, que logo se retirou, Clorinda ergueu-se:

– Agora, meu doutor, há de me dar licença, sim? Vou vestir-me.

– Até logo, disse o advogado. O seu penteado ficou esplendido! Vou aplaudi-la. Bonne chonce!

Deu-lhe um beijo – na testa para não desmanchar a pintura, – e saiu do camarim, cuja porta a costureira discretamente fechou.

III

Minutos depois, Clorinda estava completamente nua.

– A senhora é muito bem feita de corpo, disse-lhe, num tom adulatório, a costureira, enfiando-lhe pela cabeça uma camisa de seda.

– Acha? perguntou desdenhosamente a atriz.

– Ah! eu também já fui bem feita de corpo, mas.. – não tive juízo: fiei-me demais nos homens. Se quer aceitar um conselho, filha, preste mais atenção à sua arte do que a todos esses… gajos, que fazem das mulheres um objeto de luxo e nada mais. Só assim a senhora evitará o hospital e a miséria.

– Ora esta! exclamou Clorinda. Quem é você, mulher, para me falar assim?

– Eu sou… a Marcelina.

Fonte:

sábado, 2 de março de 2019

J. G. de Araújo Jorge (Trovas Sobre Saudades)


1
A saudade é este vazio
que a vida, ao partir, deixou;
rio seco, que foi rio,
porque a água já secou...

2
A saudade, intimamente,
devagarzinho nos rói;
é uma emoção diferente,
como uma dor que não dói.

3
A saudade me atormenta
e pesa como uma cruz,
- é como a sombra que aumenta
quanto mais se afasta da luz...

4
A vida passa e a saudade
passa a ser a vida ausente,
- é uma vaga claridade
de um clarão de antigamente...

5
Ah, saudade se te pego
me vingo sem compaixão:
dou-te esta cruz que carrego
sozinho, no coração!

6
Definir a eternidade
é fácil, já a defini:
é o instante de saudade
e eu vivo longe de ti.

7
Entre as folhas da lembrança
encontrei, de uma outra idade,
a verde flor da esperança
amarela... de saudade...

8
Fere aos poucos: mansa fera...
Maltrata... mas não destrói.
Saudade é dor que ainda espera,
é uma esperança que dói...

9
Já não há chamas... A vida
é invisível combustão...
Saudade: brasa escondida
queimando no coração...
10
Longe o amor, quem pode amar?
Tudo é inquietude, aflição...
A saudade é falta de ar
asfixiando o coração...

11
Louco, aumento esta saudade
aqui sozinho, a sofrer,
só pra poder ter vontade
de voltar para te ver.

12
Misto de pranto e alegria,
sol e chuva, sonho e dor,
a saudade é o sol num dia
de chuva, no nosso amor...

13
Nesse jardim de surpresas,
que foi o amor que me deste,
as violetas são tristezas,
minha saudade, um cipreste.

14
No peito dos marinheiros
nasceu , cresceu, emigrou...
Mas nos porões dos "negreiros"
foi que a saudade... chorou!

15
O tempo tudo desbasta
mas nem a tudo desfaz:
a saudade não se gasta
com o tempo aumenta mais!

16
Ontem, de amor tu morrias...
Hoje, já te sentes farta...
A saudades que sentias
só mata... no fim de carta...

17
Partiu com sonhos de glória!
Ficou com a dor e a tristeza!
Eis afinal toda a história
da saudade portuguesa!

18
Persistente e fina dor,
sombra da felicidade,
ânsia e gemido de amor,
lembrança e espera... Saudade.

19
Por meu coração já frio
uma saudade ainda passa:
- lembra apagado pavio
onde a restos de fumaça...

20
Quando estas longe, querida,
na minha angústia sem fim,
saudade é o nome da vida
que morre dentro de mim...

21
Saudade boa é a que existe
na espera... que há de chegar...
Mas há uma saudade triste
que fica sempre a esperar...

22
Saudade é amor que se sente
no coração inseguro:
é amor passado, presente,
que ainda espera ter futuro...

23
Saudade é fidelidade !
e eis como a imagem se explica:
partem o amor, a amizade,
todos partem... ela fica.

24
Saudade é permanência,
algo de amor que ficou,
que, mesmo longe, na ausência,
só partiu... não se ausentou...

25
Saudade, - estranha ilusão,
que a solidão recompensa,
presença no coração
maior que a própria presença...

26
Saudade: enigma cruciante
que talvez se explique assim:
_ quanto mais te sei distante
mais te sinto junto a mim...

27
Saudade: amor, na lembrança
de quem ficou a esperar.
É uma dor difusa e mansa
que faz sofrer... e sonhar...


28
Saudade: fruto acre-doce,
vem da flor do amor que cai...
Se calor: acidulou-se...
- só dá quando o sol se vai...

29
Sem amor quem pode amar ?
Tudo é inquietude, aflição...
A saudade é falta de ar
asfixiando o coração.

30
Sempre fiel e verdadeira
vigia de nossa dor,
ó saudade, companheira
dos solitários do amor...

31
Sentir saudade, não é
ser infeliz, - pensa bem,
- mais infeliz é quem nunca
sentiu saudades de alguém

32
Vaga do mar sem espuma
ramo verde, sem botão;
noite sem lua, de bruma;
saudade no coração.

33
Vaga em vai-vem, dolorida
a rolar dentro de nós:
Saudade: vida sem vida,
canto ou soluça, sem voz...

34
Vi teu retrato, - revivo
um velho amor que foi meu...
A saudade é um negativo
de foto que se perdeu...

Fonte:
J. G. de Araújo Jorge. Os Mais Belos Poemas Que O Amor Inspirou. vol. IV. 1a. Edição, 1965. 

sexta-feira, 1 de março de 2019

Vivaldo Terres (Poemas Escolhidos) VI


A MAIS BELA BRASILEIRA

Embrenhei-me na floresta um dia,
Para respirar o ar puro das matas,
Sentir o perfume das flores,
Ouvir o cântico dos pássaros,
E afastar minha melancolia.

Foi andando e respirando
Este ar puro,
Que fui ficando renovado,
À medida que andava, reconhecia,
Que o lugar era sagrado.

Avistei uma clareira ao longe,
E comecei a percorrê-la,
Estava sentindo uma alegria tão grande
Que não sabia o porquê,
Ou de onde vinha,
Só sei que tinha,
Acabado de vez,
Com a melancolia.

Ao fim da clareira,
Junto ao tronco de uma árvore,
Estava encostada, sorrindo,
Toda brejeira,
Com seus cabelos negros e lisos,
Seus olhos castanhos.
A mais linda brasileira.
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AMOR PURO

Meu amor, tu pensas e até às vezes me dizes,
Que o amor, não sendo puro, em si, não cria raízes.
Foi pensando nesta frase, no teu modo de expressar,
Que acabei acreditando que o amor, não sendo puro...
Não chega a germinar.

Mas o nosso amor querida, tu sabes quanto é seguro,
Nosso amor é o mais belo,
E o maior amor do mundo,

Graças a Deus te encontrei,
Quando mais eu precisava,
Tu vieste em meu socorro,
Quando tudo em mim faltava,
A mim, deste carinho, ternura e compreensão,
Falando coisas tão lindas que alegrou-me o coração.
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AO LONGE

Ao longe eu percebi,
Tu ias a caminhar...
Com um traje muito simples,
Mesmo assim,
 Tua beleza dava-se para se notar.

Tua simplicidade de moça pobre.
Teus olhos verdes
Cor do mar...
Mesmo assim...
Tua beleza dava-se para se notar.

Teus cabelos encaracolados,
Numa noite linda!
Dum belo luar!
 Mesmo assim...
Tua beleza dava-se para se notar

Se te misturasses!
Com o azul do céu...
Ou com o verde do mar!
Mesmo assim!
Tua beleza dava-se para se notar.
___________________________

BEIJO

Pensando em você, eu pensei no seu beijo!
Nesse beijo gostoso, cheio de prazer!
Que só você sabe dar,
Que só você sabe fazer.

Esse beijo que enlouquece os meus sentidos,
Esse beijo que me enche o coração,
Esse beijo que para mim não tem segredo,
Pois o conheço com bastante exatidão.

Esse beijo que outros não provaram,
Não conhecem e jamais conhecerão...
Esse beijo para mim já é divino,
Como o tango, a valsa e a canção…
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DECLARAÇÃO

 Ela não sabe que é amada,
E fica a se lamentar...
 Que não tem alguém na vida.
Para lhe proporcionar muito amor e alegria,
Para viver a cantar.

Às vezes fico pensando,
 A ela me declarar.
Mas como somos amigos,
Tenho medo de ela me rejeitar.

E se isso acontecer junto dela e os colegas,
Não poderei mais ficar.
Ela se sente infeliz e diz que não é amada,
E eu sou infeliz por tê-la no coração.
E de me faltar coragem...
De revelar-me fazendo-lhe,
 A grande revelação.
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MENINA DE PELE ESCURA

Menina de pele escura!
Com seus belos predicados,
Tua pele é divina teus cabelos enrolados...
Após conhecer tantas outras,
Compreendi que por ti desejava ser amado!

Tu és bela e atraente!
O teu coração tem magia!
Quando conversas com a gente...
De ti sai boa energia que nos dá aquela!
Força pra luta do dia a dia.

Sentir-me-ia feliz!
E por sinal muito honrado...
Se um dia te aproximas-te de mim...
Com teu sorriso encantado!
E dos teus lábios saíssem palavras entre outras,
Dizendo: - Venha cá meu namorado!
Juro-te que me sentiria alguém já realizado.
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ELA LINDA COMO A FLOR

Se o amor que me dedicas é fingido...
E sem valor!
Então nunca, digas a alguém que me amas,
Porque isso é desamor!

Se quando pensares num carinho;
E na mesma hora lembrares,
Que não vale a pena!
Porque esse alguém te feriu, te maltratou...

Presta atenção no que digo;
Porque isso não é amor...
E sim desamor!

Quando tudo estiver pronto...
Ela linda como a flor!
E na ânsia do desejo.
Pronto para fazer amor.
Se ela te negar carinho,
Podes crer que é desamor!
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VOZ MISTERIOSA 

Vivia eu triste no anonimato,
Sem esperança de reencontrar o amor;
Meu peito coitado de tanto sofrer!
Já se considerava um sofredor. 

Mas eis que entrando em contato telefônico,
Um fio de esperança apareceu,
Só porque uma linda voz!
Uma voz misteriosa me atendeu. 

Esta voz era bela e cativante...
Apesar de ser humana... 
Mas se expressava num tom angelical;
Coisas tão lindas que a mim foram ditas,
Que fizeram de mim o mais feliz mortal. 

Pois amando esta voz, amo a pessoa!
Eu vejo a mulher por outro ângulo;
Ela pode ser feia ou ser bonita,
Da mesma forma continuo amando. 

A beleza da alma é que importa,
É esta beleza verdadeira;
Pois não acredito que alguém se sinta satisfeito,
Em viver com uma mulher bonita,
Mas incompreensiva à vida inteira.

Fonte:
O Poeta