sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Dorothy Jansson Moretti


Nasceu em Santa Catarina e aos 2 anos de idade passou a morar em Itararé quando seu pai Klas Gustaf Jansson instalou a foto Jansson na cidade.

Desde menina gosta de poesia e literatura, mas foi aos 16 anos que iniciou-se na poesia fazendo acrósticos em ábuns de recordações de pessoas amigas.

Professora de Inglês aposentada no Instituo Mackenzie.

Foi secretária da Casa do Poeta “ Lampião de Gás” de São Paulo.

Pertence à : Associação Paulista de Imprensa, Academia Sorocabana de Letras, União Brasileira de Trovadores, Casa do Poeta da Capital de São Paulo e sócia correspondente de várias academias de letras do país.

Escreve sonetos, trovas e crônicas para jornais e revistas do interior e para o “ Fanal”, órgão poético da Casa do Poeta “ Lampião de Gás” de São Paulo.

Faz parte de várias antologias poéticas e participa de muitos concursos literários, os quais lhe tem proporcionado vários troféus.

É autora da letra do hino do Colégio Estadual “ Amadeu Amaral”, da capital paulista e da letra do Hino à Itararé , da cidade do mesmo nome.

Publicou um livreto com suas trovas premiadas, intitulado “ Frasco Vazio” , quando residia na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.

Atualmente vive já muitos anos em Sorocaba, Estado de São Paulo, onde publicou um livro de soneto “ Folhas Esparsas”, e um livrinho intitulado “ Trovas ao Vento” .

É autora dos seguintes livros:
Folhas Esparsas (Sonetos)
Trovas ao vento
Chá da Tarde (Trovas)
1a. Coletânea do Espaço Literário do site www.sorocult.com (Co-autora)

Antologia Roda Mundo 2006 (co-autora)

Fonte:
http://www.sorocult.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.