sábado, 26 de junho de 2010

Amaury Nicolini


Amaury Nicolini, carioca, 69 anos. Desde sua juventude, como aluno do Colégio Militar, destacava-se no aprendizado e utilização do idioma, sendo eleito presidente da Sociedade Literária por 3 gestões e publicando seus primeiros trabalhos poéticos na revista do Colégio Militar e em jornais da época.

Concluindo o curso e não desejando seguir a carreira militar, iniciou-se no que seria a sua verdadeira vocação, como redator publicitário e criador de comerciais para tv. Os anos seguintes foram uma escalada de trabalhos escolhidos pela crítica especializada e pelo público como os melhores de cada período.

Sem abandonar a redação, passou a ser Diretor de Criação em algumas das principais agências de propaganda do eixo Rio - São Paulo - Belo Horizonte. Especializou-se em varejo, e criou a propaganda de redes nacionais como Mesbla, Bemoreira, Ducal, Casa Masson, Brastel e outras.
Sua especialização em varejo levou a uma variante profissional.

Foi contratado como Gerente de Desenvolvimento Técnico da Confederação Nacional dos Lojistas, passando a coordenar simpósios, seminários e convenções em todos os estados brasileiros, além de editar a revista Diretor Lojista, voltada para o empresário do comércio. Foi alguns anos depois contratado como Diretor Executivo do Clube de Diretores Lojistas de Fortaleza, permanecendo aquela capital nordestina por 3 anos.

De volta ao Rio, e após temporada como Coordenador de Marketing da TV Manchete, criou sua própria empresa de propaganda, que durante 10 anos foi extremamente atuante na praça do Rio de Janeiro.

Após retirar-se do mercado, passou a prestar serviços eventuais de planejamento e redação, aproveitando o tempo livre para desenvolver sua produção literária, que hoje já alcança um total de 29 livros publicados, abrangendo poesia, prosa e temas técnicos.

Conquistou vários prêmios em concursos literários, participou de diversas antologias e escreve artigos para revistas especializadas em comércio, como O Empresário Lojista.

Ocupa uma cadeira na Academia Virtual Brasileira de Letras e tem posse prevista em agosto/2010 como membro vitalício da Academia de Letras do Brasil.

Por sua contribuição à cultura, foi distinguido com a Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito do Instituto dos Docentes do Magistério Militar.

Entre seus livros, incluem-se: Salada de Poesia / Um Verso Viajante / Poesia Mínima / Quinquilharias / Velhos Carnavais / Passagem Secreta / Céus e Terras / Dicotomia / Vale o Escrito / Pela Janela / Os Astros Não Mentem / Tempus Fugit / Há Muito Tempo... e outros.

Fonte:
Recanto das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.