sábado, 19 de novembro de 2011

Reinaldo Pimenta (Origem das Palavras 4)


AMIGO DA ONÇA
Amigo da onça é o amigo hipócrita, falso.
A expressão surgiu quando um caçador mentiroso contava mais uma de suas histórias: acuado por uma onça, sem nenhuma arma ou objeto para se defender e sem caminho para escapar, ele deu um berro tão forte, que a onça fugiu apavorada. Um ouvinte deu um risinho de mofa e comentou que isso era impossível. O caçador, indignado, retrucou: "Afinal de contas, você é meu amigo ou amigo da onça?".

AMIGO URSO
Outro amigo falso. A expressão veio da fábula de La Fontaine em que um homem e um urso ficam amigos. Um dia o urso vê o homem dormindo com uma mosca pousada no nariz. Para espantá-la, o urso atira vigorosamente uma pedra que bate no meio da testa do homem e o mata. Moral da fábula: um inimigo inteligente é menos perigoso que um amigo ignorante.

ANTÁRTICA
O indo-europeu rksos, urso, originou árktosem grego eursusem latim (daíurso). Em grego, árktos gerou arktikós, relativo ao urso. Foram os gregos que batizaram de Árktos as constelações de Ursa Maior e de Ursa Menor, ambas próximas ao pólo norte. Assim, o pólo norte é o pólo ártico (do latim arcticu), e o pólo sul, o oposto, é o pólo antártico (do latim antarcticu, que veio do gregoantarktikós, formado de anti, oposto + arktikós, ártico).
Por isso, o nome correto do continente que fica no pólo oposto é Antártica (e não "Antártida", já que não existe, opostamente, uma região "ártida"). Por lembrar grosseiramente a forma de uma carroça puxada por bois, a constelação de Ursa Maior, que tem sete estrelas, era chamada pelos romanos de septem triones (sete bois). Das palavras latinas daí derivadas septentrione e septentrionale vieram setentrião (o pólo norte) e setentrional (situado no Norte).

ANTEPASTO
EM PORTUGUÊS, A PALAVRA PASTO (do latim pastu, pasto, sustento, alimento) pode significar (a) terreno onde o gado se alimenta, (b) alimento, comida. Daí, antepasto é o que se serve nas refeições antes do primeiro prato, antes do pasto, sem necessidade de mugir.

APANHEI-TE, CAVAQUINHO!
Expressão usada quando se surpreende alguém num flagrante. Ficou popularizada graças a uma polca, com esse título, do grande compositor Ernesto Nazareth (1863-1934). Nazareth exclamou a frase quando, depois de muito esforço, conseguiu transcrever uma composição. Nazareth era um homem muito educado.

ARÁBIAS
Antigamente, alguns nomes de países eram empregados no plural em razão de suas divisões políticas ou naturais: as Itálias, as Espanhas. Dizia-se as Arábias, porque a Arábia se dividia em três partes: a pétrea (noroeste), a desértica (centro) e a feliz (sul) - essa divisão assim aparece em "Os lusíadas", de Camões (canto IV, LXIII).
Uma pessoa das arábias é uma pessoa espantosa, excêntrica, incompreensível, tal como era a Arábia para navegantes e escritores, na época das grandes navegações.

Fonte:
PIMENTA, Reinaldo. A casa da mãe Joana 2. RJ: Elsevier, 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.