quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Arthur Nestrovski (1959)


Arthur Nestrovski nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1959. Formou-se em música na Universidade de York, na Inglaterra, e doutorou-se em literatura e música na Universidade do Iowa, nos Estados Unidos. É articulista da Folha de S.Paulo, editor da série Folha explica (Publifolha) e professor titular de Literatura na Puc de São Paulo, ensaísta e autor de livros infantis premiados. 

Dedicado a complexos temas culturais, autor de livros eruditos como Ironias da Modernidade (1996), um estudo sobre a linguagem irônica na literatura e na música do modernismo, e organizador de obras como Figuras do Brasil (2002), onde se encontram reunidos textos de 80 das mais representativas personalidades da cultura brasileira, Arthur Nestrovski é também um dos mais sensíveis e criativos autores da literatura infantil brasileira. 

Depois de receber o prêmio Jabuti como autor-revelação por Debussy e Poe (1986), Arthur lançou, em 1998, Histórias de Avô e Avó (1998), um livro infantil, de cunho autobiográfico, onde ele reconta as histórias que ouviu dos avós, imigrantes judeus, como quem coloca um ladrilho indispensável ao imenso mosaico da diversidade étnica brasileira. Em seguida, foi a vez do violinista Arthur contar para crianças sua história de amor com a música, desde o primeiro concerto a que assistiu. Em O Livro da Música (2000), o autor vai de reminiscência em reminiscência, explicando os termos e as coisas do mundo da música. Nestrovski também empresta seu ouvido privilegiado de músico aos leitores de Barulho, Barulhinho, Barulhão e ensina a ouvir os sons que nos rodeiam, do barulhinho da latinha de refrigerante que se abre ao barulhão do avião que risca o céu.

Em Coisas Que Eu Queria Ser (2003), o escritor mostra que, além de ouvido, também tem olhos e coração para perceber as possibilidades de vida em objetos que cercam nosso dia-a-dia, como um simples lápis, ou naqueles que sonhamos, como uma máquina de exterminar chatos. Dando novas respostas à eterna pergunta “o que você vai ser quando crescer?”, o livro leva o leitor à aventura de experimentar outras maneiras de viver.

Essa liberdade de trafegar entre o real e o imaginário é a matéria com que o autor constrói o consagrado Bichos Que Existem e Bichos Que Não Existem (2002). Trazendo para o universo infantil a idéia do escritor francês Francis Ponge, que explorou poeticamente as coisas e objetos do mundo, o autor apresenta, com muito humor, bichos reais, de todos os tipos, e animais fantásticos que habitam os mitos gregos e o folclore nacional. E mergulhar na fantasia das lendas brasileiras é coisa que Nestrovski faz com fôlego de boto, como se vê também em A Iara (2002), a serei de água doce que, nesse livro, encanta não só o protagonista, mas também todos os leitores.

Algumas Obras

Infantil & Juvenil

- Histórias de Avô e Avó (il. Mª Eugênia) – 1998, Cia. das Letrinhas
- O Livro da Música (il. Marcelo Cipis) – 2000, Cia das Letrinhas
- A Iara – 2002, FTD 
- Bichos que Existem & Bichos que Não Existem (il. Mª Eugênia) – 2002, Cosac & Naify 
- Coisas Que Eu Queria Ser (il. Mª Eugênia) – 2003, Cosac & Naify
- Barulho, Barulhinho, Barulhão – (il. Marcelo Cipis) – 2004, Cosac & Naify

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.