Mauro Davila Modesto nasceu em Sena Madureira, Acre. À beira do cafezal, um igarapé sem muita importância de Sena, Estudou no rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Mauro modesto é um apaixonado por Sena Madureira, desde cedo com vocação para poesias, que encantam e garantem o prazer de uma boa leitura, não poderia deixar de ser o Príncipe dos Poetas Acreanos, titulo este, concedido pela Casa do Poeta Acreano.
O Poeta tem importância fundamental na evolução cultural desta terra, comprometido com educação, com o folclore, com a poesia, com o hino, a Bandeira e com o Patrimônio Histórico e cultural do estado do Acre.
Mauro Modesto possui 10 obras publicadas. Fundou 12 Casas de Cultura e é membro de mais de 60 entidades culturais do país. O acreano é detentor das medalhas Raimundo Correia, Olavo Martins dos Guimarães Bilac, Austregésilo de Athayde, Francisco da Silva Nobre, Castro Alves, acadêmico Giovanni Siqueira, Juscelino Kubitschek e Arthur da Távola, além de três estrangeiras: Mérito Cultural “Museu Maria da Fontinha, do Mérito Elos Club de Leiría e do centenário de Miguel Torga – Portugal.
Poeta, conferencista, economista e jornalista, Mauro consegue representar sua paixão e prender cada leitor de seus livros com charme, com poesias de saudades que fazem o leitor viajarem ao tempo, com sentimentos puros e ainda consegue resgatar e mostrar o prazer da literatura brasileira.
- Detentor da medalha Olavo Bilac - Rio de janeiro, concedida pela Federação das Academias de Letras do Brasil e Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro.
- Dono do Projeto e criador da fundação municipal de Cultura do Rio Branco, atual Fundação Garibaldi Brasil.
- Fundador da Casa do Poeta de Sena Madureira e da casa do poeta de Tarauacá
Membro Efetivo da Academia Acreana de Letras;
Membro Fundador das Academias de Letras e Artes de Sena Madureira; de Xapuri, Brasiléia, Quinari, Plácido de Castro e Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre;
Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Acre;
Membro Honorário da Academia Brasileira do Meio Ambiente;
Membro Honorário do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais.
Algumas obras do autor
Desencontro - Poesias e Crônicas - 1983
Por quê? - Poesias e Crônicas - 1985
Toda Saudade tem um nome - Poesias e Crônicas - 1990
Respingo de Paixão e de Saudade - Poesias e Prosas - 1998
Pedaços de Amor e de Saudade - Poesias - 2000
Fontes:
http://senamad.com.br/index.php?/Poeta/poeta-mauro-modesto/Todas-as-Paginas.html
http://sitedepoesias.com/poetas/Mauro+Modesto
http://pagina20.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=33829&Itemid=14
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.