Local: Estacionamento Estádio Willie Davids
Programação
Com o tema “Resistências”, a 5ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que será realizada entre os dias 21 a 25 de novembro, quer dar visibilidade às mulheres, negros, índios, refugiados e aos LGBTs.
Além das datas, fora do período eleitoral e dentro do mês da celebração nacional da Consciência Negra, estão entre as primeiras novidades da festa, novas locações e curadoria.
A FLIM ocupará parte do estacionamento de entrada do Estádio Willie Davids e espetáculos culturais serão realizados na Travessa Jorge Amado ao lado do Mercado Municipal. “
Diferente da edição anterior, onde a Flim teve como curador a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o jornalista, escritor e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, assumirá a curadoria do evento.
Participantes foram selecionados pelo trabalho conjunto da comissão curadora que reúne representantes de diversos segmentos da sociedade ligados à literatura e da curadoria da Flim, sob responsabilidade do jornalista, escritor e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira. O curador é criador do Rascunho, um dos mais importantes jornais especializados em literatura do país.
Evento contará com show do ex-Titãs Arnaldo Antunes e finalistas de edições do Premio Jabuti, considerado o mais tradicional prêmio literário do país.
Arnaldo Antunes - um dos grandes nomes do rock nacional e ex-integrante do grupo Titãs - conquistou o Prêmio Jabuti em 1992 na categoria Poesia. Tendo influências do concretismo, da cultura pop e do próprio rock and roll, publicou em 1983 o “OU E”, seu primeiro livro.
A Flim contará com o poeta e cronista Fabricio Carpinejar, vencedor na categoria Contos e Crônicas do Prêmio Jabuti com a coletânea de crônicas Canalha!. O escritor ganhou notoriedade com o programa “A máquina” da Rede Gazeta, sendo conhecido popularmente com as participações do programa Encontro da Fátima Bernardes. Destaca-se como uma referência sobre a discussão do imediatismo, o ócio criativo e a vida.
Outro finalista do Prêmio Jabuti que participará da Flim é a escritora Carola Saavedra. Sua obra Flores Azuis de 2008 também foi eleita como o melhor romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. A escritora ainda esteve na lista dos vinte melhores jovens escritores brasileiros da renomada revista literária Granta.
Confirmado a participação da escritora, poetisa, romancista e ensaísta, Conceição Evaristo. Proveniente do movimento literário pós-modernista, a patrona participará de uma ação que antecipará a nossa Festa, a Pré-FLIM, que acontecerá em outubro.
Thalita Rebouças é mais uma confirmada para a FLIM 2018. Jornalista e escritora brasileira, Thalita Rebouças publicou mais de 20 livros nos últimos 18 anos. Atuando com temas voltados ao público adolescente, Thalita Rebouças apresentou o The Voice Kids, em 2017, na Rede Globo.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.