ORGANIZADOR: Glaucio Oliveira e Bianca Oliveira
Não há nenhum mal em apreciar aspectos culturais de outros povos, no entanto passa a ser preocupante quando notamos que parcela substancial das gerações mais jovens o faz em detrimento de sua própria cultura. Podemos enxergar esse fenômeno claramente quando nos lembramos do nosso folclore.
Embora práticas e eventos regionais são preservados diligentemente — sobretudo no Norte e no Nordeste —, tudo que compõe as lendas (mesmo as mais famosas) está se perdendo. Os adolescentes mais sabem sobre mitos gregos e até mesmo nórdicos, do que sobre a "mitologia brasileira". O que é uma lástima, tendo em vista que a nossa — baseada na amálgama dos povos que as originou: europeu, indígena e africano — além de vasta é bastante peculiar, com personagens e causos com originalidade de invejar qualquer estrangeiro.
Essa modesta obra surge como uma forma de mitigação desse fenômeno e valorização das nossas raízes. Um legítimo convite ao mundo folclórico brasileiro. Inicialmente aos autores, que redigirão contos, poemas e crônicas sobre as peripécias do Saci, o magnetismo e sedução do Boto cor-de-rosa e da Iara, a impetuosidade do Boitatá e do Curupira em defesa de seu habitat, entre outros. E posteriormente ao leitor, que terá mais uma publicação disponível em circulação, que resgata mitos tão interessantes e que dizem tanto sobre nossas origens como nação e povo autodeterminado.
A antologia intitulada “Mitos e Lendas do Brasil” tem como objetivo publicar um E-book a fim de divulgar trabalhos de diversos autores de diferentes regiões do Brasil (e por que não do mundo?) que enalteçam os personagens do folclore brasileiro.
A participação é aberta para escritores acima de 16 anos, com inscrição gratuita, sendo necessário o pagamento de R$30 por texto selecionado para custos de editoração.
CRONOGRAMA
10/11/21 - 30/04/22: Inscrições abertas.
— Período de recebimento de inscrições (podendo ser prorrogado);
— Notificação de aprovação e pagamento da taxa de participação;
— Envio de certificados e divulgação dos selecionados nas redes sociais.
01/05/22 - 31/05/22: Publicação da obra.
— Envio do livro diagramado para aprovação dos selecionados;
— Envio do E-book e publicação de versão impressa sob demanda no Clube dos Autores.
REGULAMENTO
1. A INSCRIÇÃO
1.1. Para participar, o autor deve encaminhar uma mensagem de e-mail contendo até 3 textos (sendo poesias e/ou contos) em anexo para inscricao@bandeiranteeditorial.com.br, com o assunto “INSCRIÇÃO – MITOS E LENDAS DO BRASIL”. O total de páginas por autor deve ser de até 5 páginas seguindo a formatação do arquivo (veja item 3).
1.2. No corpo da mensagem, exige-se a inclusão das seguintes informações: Nome completo, pseudônimo (se houver), quantidade de textos, títulos dos textos e telefone/WhatsApp.
1.3. Além do texto autoral, o participante deve enviar uma foto pessoal e uma breve biografia de até 600 caracteres escrita em terceira pessoa. Seja em anexo como arquivos separados, ou incluídos dentro do pdf/doc.
1.4. A princípio serão disponibilizadas 30 vagas, havendo a possibilidade de menos ou mais autores dependendo da procura por parte dos participantes e a composição da obra durante o recebimento de inscrições.
2. O AUTOR
2.1. Esta antologia destina-se a autores de qualquer nacionalidade, desde que sejam maiores de 16 anos e proficientes em português.
2.2. Todos os participantes selecionados receberão gratuitamente o certificado de participação por e-mail e terão seus nomes/pseudônimos divulgados tanto nas redes sociais da Bandeirante Editorial, quanto em diversos grupos de antologias literárias.
3. O TEXTO
3.1. Os textos enviados não precisam ser necessariamente inéditos, podendo ser de qualquer estilo e estruturação, incluindo versos livres no caso de poesias, desde que respeitam as margens do arquivo exemplo.
3.2. Os arquivos devem ser enviados com extensão doc, docx ou pdf.
3.3. Devem estar formatados em fonte Arial, tamanho 12.
3.4. Devem estar redigidos em língua portuguesa e previamente revisados, embora enviemos o livro para apreciação e aprovação dos autores antes de sua publicação.
3.5. Devem ser enviados dentro do prazo de inscrição, para que sendo selecionados por nossa equipe a tempo, possam compor a obra.
3.6. Respeitando estritamente o tema abordado nesta obra, ou seja, homenageando, narrando ou fazendo referência às lendas do folclore, como Saci, Curupira, entre outros.
4. OS CUSTOS
4.1. Embora a inscrição seja gratuita, os selecionados comprometem-se a pagar a quantia de R$ 30 (trinta reais) por texto enviado visando custear as despesas de editoração, diagramação, capa e artes de divulgação, registro de ISBN e afins.
4.2. A forma de pagamento deverá ser via depósito, transferência bancária ou pix mediante apresentação de comprovante, em uma das seguintes contas:
Caixa Econômica Federal - Ag. 1942, Op. 001, C. C. 75460-1
Nome: Bianca de Oliveira Santos CPF: 396.125.918-65
Nubank - Ag. 0001, C. C. 4328672-3 ou Pix via chave 396.125.918-65
Nome: Bianca de Oliveira Santos CPF: 396.125.918-65
4.3. Encerraremos o prazo estabelecido para pagamento da taxa de participação no dia do término das inscrições, com o intuito de manter o cronograma original de publicação da obra.
5. DIREITOS AUTORAIS
5.1. Os selecionados estarão cientes de que não há remuneração de direitos autorais.
6. FORMATO DA OBRA E PUBLICAÇÃO
6.1. A antologia intitulada “Mitos e Lendas do Brasil” será publicada em formato digital (Ebook) e enviada em formato pdf por e-mail para cada participante selecionado.
6.2. Atendendo ao interesse dos que assim preferem, será também publicada para venda em formato físico sob demanda na plataforma Clube de Autores, não sendo obrigatória a aquisição. Vale ressaltar que embora sempre nos coloquemos a disposição para ajudar em caso de dúvidas ou necessidades no trato com essa plataforma, não temos nenhuma relação comercial com a referida.
7. ORGANIZADOR
Glaucio Oliveira tem 28 anos, é casado, natural de Ribeirão Preto – SP e viveu durante quatro anos em Boston (EUA) até recentemente. Embora seja um profissional que trabalhe com TI há vários anos, sempre escreveu desde a mais tenra idade. Há dois anos passou a compartilhar seus textos autorais por meio de coletâneas de poesias e contos, sendo selecionado em inúmeras obras. Além dos trabalhos de coautoria supracitados, possui um livro de terror zumbi intitulado “Tutor — Sobrevivendo entre Irmãos”, publicado em formato físico e digital, um livro de poemas — prestes a ser disponibilizado — sobre sua experiência imigratória denominado “Tropical Forasteiro”, além de quatro antologias previamente publicadas (“Belezas de Santa Cruz”, “Pátria Mãe Gentil”, “Arroz Feijão & Brasil” e “Tributo à Noite Feliz”).
Sua esposa, Bianca Oliveira, tem 30 anos, é extremamente dedicada, organizada, metódica, e possui vasta experiência no setor administrativo/financeiro. Por esse motivo, juntou-se à Bandeirante de modo a ajudar na organização e nas relações públicas, atuando como gerente de projetos, para que Glaucio possa dedicar-se exclusivamente à parte literária/editorial.
Valendo-se dos conhecimentos de ambos — sobretudo nas áreas de design gráfico e TI — e o amor pela leitura, desempenham essas atividades como uma forma de participar ativamente do ramo literário ajudando mais pessoas a terem espaços de divulgação de seus textos em livros publicados com extremo zelo e qualidade. Além de trazer à voga, projetos com temas pouco abordados por grandes editoras.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
Em caso de dúvidas não hesite em contatar o responsável pela obra através de um dos seguintes canais de comunicação:
E-mail: contato@bandeiranteeditorial.com.br
WhatsApp: +55 (16) 98193-5293
Site: bandeiranteeditorial.com.br
Facebook/Instagram: /bandeiranteeditorial
=================================
Nota do Blog Singrando Horizontes: Somos meros divulgadores dos concursos e antologias, qualquer problema ou dúvida que venha a ter, contate os organizadores do concurso/antologia.
Fonte:
https://bandeiranteeditorial.com.br/bandeirante-editorial/
https://bandeiranteeditorial.com.br/bandeirante-editorial/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.