sábado, 21 de outubro de 2023

Dicas de Escrita (Como Escrever um Roteiro) – 1

Escrever um roteiro para um curta-metragem, um filme ou uma série de TV é uma ótima forma de exercitar a criatividade. Comece com uma boa premissa e uma trama que coloque os seus personagens em aventuras transformadoras. Trabalhe duro e formate corretamente o texto. Em alguns meses, você terá um roteiro todinho seu!

CRIANDO UM UNIVERSO
1
Pense em um tema e um conflito que você queira abordar. 
Para bolar a ideia central do seu roteiro, comece se perguntando “E se?”. Busque inspiração no mundo em que você vive. Tente imaginar como a realidade seria afetada por um personagem ou acontecimento. Outra opção é partir de um tema mais amplo, como o amor, a família ou a amizade, para deixar o roteiro mais coeso.

Por exemplo: “E se um adolescente viajasse no tempo e conhecesse os pais ainda jovens?” é a premissa central de De volta para o futuro ao passo que Shrek se pergunta o que aconteceria se uma princesa fosse resgatada por um monstro em vez de um príncipe encantado.

Ande sempre com um caderninho para anotar as suas ideias.

2
Escolha um gênero para a sua história. 
Os gêneros são importantes dispositivos narrativos que dizem aos leitores que tipo de história eles devem esperar. Preste atenção nos seus filmes e seriados favoritos e tente escrever um roteiro mais ou menos no mesmo estilo.

Misture dois ou mais gêneros para criar uma obra única. Você pode, por exemplo, criar um faroeste no espaço ou um romance com elementos de horror.

Escolhendo um gênero

– Caso goste de cenários faraônicos e explosões, que tal escrever um filme de ação.
– Já se for mais chegado em assustar os outros, invista em um roteiro de horror.
– Arrisque uma drama ou uma comédia romântica se quiser contar a história de um relacionamento.
– A ficção científica por sua vez, é perfeita para os fãs de efeitos especiais e para quem gosta de se perguntar o que vai acontecer no futuro.

3
Escolha um cenário para a história. 
Lembre-se de que o cenário deve se encaixar bem na narrativa ou combinar com o tema do roteiro. Faça uma lista de, no mínimo, três ou quatro locais diferentes para as aventuras dos seus personagens. As mudanças de locação vão deixar o roteiro mais dinâmico.

Caso um dos seus temas seja o isolamento, por exemplo, experimente usar uma casa abandonada como locação.

O gênero da história também vai influenciar a escolha do cenário. É praticamente impossível fazer uma aventura de faroeste em Nova York, por exemplo.

4
Crie um protagonista interessante. 
O personagem principal precisa de um objetivo que ele deve tentar alcançar ao longo da história e de uma falha de caráter para se tornar um protagonista mais interessante. Faça dele um mentiroso ou um egoísta, por exemplo. Ao fim do roteiro, o personagem deve completar um arco e sofrer algum tipo de transformação. Pense bastante em que tipo de pessoa o seu protagonista vai ser no começo e em como os acontecimentos da história vão mudá-lo.

Não se esqueça de dar um nome memorável para o personagem!

5
Crie um antagonista que se oponha ao protagonista. 
O antagonista serve para dificultar a vida do personagem principal. Ele deve ter uma personalidade parecida com a do protagonista, mas enxergar as coisas de um jeito diferente. Caso o seu herói queira salvar o mundo, por exemplo, crie um antagonista que ache que o mundo só pode ser salvo por meio da destruição.

Em uma história de horror, o antagonista pode ser um monstro ou um assassino mascarado.

Já numa comédia romântica, o antagonista pode ser a pessoa que o personagem principal está tentando conquistar.

6
Escreva uma sinopse de, no máximo, duas linhas para resumir a trama. 
Uma sinopse é um resuminho dos acontecimentos principais de um filme. Para escrever uma boa sinopse, seja bem descritivo. Assim, todo mundo vai ser capaz de entender a parte central da sua história. Não se esqueça de incluir o conflito da trama!

O filme Um lugar silencioso poderia ser descrito da seguinte forma: “Uma família é atacada por monstros”. Porém, essa sinopse deixa todos os detalhes de fora. O ideal seria dizer: “Uma família precisa viver silenciosamente para não ser capturada por monstros com audição hipersensível”. Assim, todo mundo que ler a sinopse será capaz de entender os pontos centrais da história.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 
continua…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.