1 – Comece o enredo com uma cena de ação para captar a atenção do leitor.
Essa ação pode ser dramática, como colocar o protagonista em uma situação de risco, ou uma prévia do que vem mais adiante no romance. Se preferir, você pode até usar algo simples para tirar o herói da rotina e lançá-lo em uma jornada cheia de altos e baixos.
Não se esqueça de incluir detalhes do cenário onde o enredo acontece aos poucos para o leitor saber onde os personagens estão.
Por exemplo: O código Da Vinci, de Dan Brown, começa com a morte dramática de um curador do Louvre e já capta a atenção do leitor.
2 – Apresente os suspeitos por meio de interações e diálogos.
Você pode apresentar os suspeitos ao leitor por meio de interações com a vítima antes do crime — que o detetive presencie. Também é legal colocar uma testemunha ou outra pessoa que indique quem são esses possíveis suspeitos.
Por exemplo: o detetive pode presenciar uma discussão entre o suspeito e a vítima antes do crime.
O detetive também pode conversar com um vizinho da vítima e perguntar algo como "Você consegue imaginar alguém que tinha problemas com a vítima?". Talvez essa pessoa diga "Bom, vejamos. Eu vi um rapaz visitar fulana à noite algumas vezes, quando o esposo dela estava viajando. Pode ser que ele esteja envolvido".
3 – Inclua o crime nos três primeiros capítulos da história.
Um suspense é ágil e ininterrupto. Sendo assim, você provavelmente vai afastar alguns leitores se não apresentar o assassinato até o terceiro capítulo.
4 – Crie uma cena do crime realista.
Conforme escreve o seu romance, você decerto vai notar que não sabe tanto assim sobre cometer um assassinato. É normal, mas vale a pena fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto para deixar o texto mais realista.
Por exemplo: esfaquear uma pessoa não é tão fácil quanto parece. É difícil enfiar uma faca em alguém, ainda mais alguém que resiste e consegue se defender.
A maioria dos assassinos "amadores" comete erros — já que essas pessoas não são treinadas para matar e não sabem muito bem como agir, o que acaba gerando falhas e facilitando o trabalho do investigador.
Pense também em formas de ocultar um cadáver. Carregar um corpo é difícil e é óbvio que levanta suspeitas. Além disso, é normal haver rastros de sangue e DNA no local do homicídio. Por fim, abrir uma cova também demora, enquanto o defunto pode acabar sendo encontrado se for desovado em um rio.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
continua…
Fonte: Wikihow. https://pt.wikihow.com/Escrever-um-Mist%C3%A9rio-de-Assassinato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.