sexta-feira, 17 de maio de 2024

Recordando Velhas Canções (Carinhoso)


Compositores: João de Barro / Pixxinguinha

Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim foges de mim

Ah, se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim

Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus
À procura dos teus
Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz
Meu coração
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = = = = = = = = = = 

A Doçura e a Saudade na Melodia de 'Carinhoso'
A música 'Carinhoso', composta por Pixinguinha, um dos maiores compositores da música brasileira, é um clássico do choro e da música popular brasileira. A letra, escrita por João de Barro, o Braguinha, expressa um sentimento de amor e saudade, características marcantes da obra de Pixinguinha. A canção foi composta em 1917, mas só ganhou letra em 1937, tornando-se um dos sambas mais conhecidos e interpretados do Brasil.

A letra de 'Carinhoso' fala de um amor não correspondido, onde o eu lírico expressa sua alegria e emoção ao ver a pessoa amada, mesmo que esta não retribua seus sentimentos. A expressão 'meu coração não sei por quê, bate feliz quando te vê' revela a natureza involuntária e intensa do amor, que faz o coração reagir apenas com a visão da pessoa desejada. A repetição do 'vem' no final da música é um convite apaixonado, um clamor para que o amor seja correspondido e para que a paixão que consome o coração do eu lírico seja finalmente saciada.

A música 'Carinhoso' é um retrato da alma brasileira, com sua melodia que mistura tristeza e alegria, e sua letra que fala de amor de forma simples, mas profunda. Pixinguinha, com sua habilidade ímpar de compositor, criou uma obra que atravessa gerações, tocando o coração de quem a ouve. A canção é um hino ao amor e à delicadeza dos sentimentos, e permanece como uma das mais belas páginas da música popular brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.