quinta-feira, 4 de julho de 2024

Silmar Bohrer (Croniquinha) 116

Na língua grega "filosofia" significava "amor pela sabedoria", Era o estudo das questões humanas , existenciais , do conhecimento, e também da linguagem e das coisas do universo. 

Aprecio falar de filosofia, aprecio os filósofos e seus ensinamentos. Se somos seres pensantes, nada mais natural esse envolvimento . Somos os únicos animais que têm o "-sofos" , essa capacidade de raciocínio . 

Gostar de filosofia é compactuar com seus ensinamentos ou não, mas muita gente tem ideias arredias quando se diz que devemos ler seguidamente algum filósofo. Na verdade damos pouca atenção aos filósofos. Ou nenhuma. Se nos voltarmos para o nosso nós, o EU pessoal, vamos descobrir tanta coisa útil e importante através do pensamento . 

"A filosofia não é apenas um conjunto de ideias encadernado em livro , mas um modo de vida". (Caio Musônio Rufo, 25 - 95 d.C.) 

A filosofia está presente no dia a dia, compartilhada na fala e nos meios de comunicação - usada livremente, se transforma conhecimento racional e puro que engrandece o ser humano. 

Immanuel Kant (1724 - 1804) dizia que "não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar". Em verdade,  temos a capacidade de autoaprender a filosofar, a leitura está aí disponível há séculos nos pensares de tantos cultivadores da sabedoria, os filósofos. 

Costumo dizer que uma mente sem pensar enferruja seus neurônios e nesta inércia nos tornamos indefesos, brutos, menores. E se "a filosofia é o melhor remédio para a mente" (Cícero, 106 - 43 a.C.), sigamos filosofando, cada um à sua  maneira e ao seu estilo. 
Fonte: Texto enviado pelo autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.