Escrever em primeira pessoa pode ser um desafio divertido, permitindo que você explore o ponto de vista em primeira pessoa na página. Você pode escrever uma história breve, um romance ou um artigo de opinião. Criar uma narrativa eficaz em primeira pessoa requer habilidade e consistência, além de uma boa revisão depois de terminar.
MÉTODO 1 = ESCOLHENDO UM TEMPO VERBAL PARA A NARRATIVA EM PRIMEIRA PESSOA
1. Use o presente para levar a história adiante.
A perspectiva da primeira pessoa tem dois tempos verbais diferentes, passado e presente. No presente, as ações e pensamentos se concentram no que está se desenvolvendo no momento. Pode ser uma boa opção se você deseja levar a história adiante, carregando o leitor através de uma narrativa com eventos e momentos em progressão.
Por exemplo, a narração da primeira pessoa do presente pode ser:
“Eu abro a janela e grito para ele me deixar em paz. Eu fecho a janela e tento me concentrar no capítulo novo da novela.”
2. Experimente usar o passado para explorar o histórico do personagem.
O passado é uma boa opção se você está escrevendo uma história que explora a vida do personagem principal ou narrador. É um tempo verbal mais popular que o presente e geralmente mais fácil de escrever.
Escrever no passado pode dar a entender que a história está sendo contada, em vez de estar acontecendo no momento.
Por exemplo, um narrador em primeira pessoa no passado diria:
“Eu abri a janela e gritei para ele me deixar em paz. Eu fechei a janela e tentei me concentrar no capítulo novo da novela”.
3. Ao discutir um trabalho, a melhor opção é o presente.
Na maioria dos casos, a narrativa em primeira pessoa não é a mais recomendada para trabalhos acadêmicos. No entanto, seu instrutor pode permitir que você escreva dessa forma se for falar sobre um trabalho de literatura, por exemplo.
Use o presente para dar à discussão urgência e um tom mais íntimo.
Se for seguir as regras da ABNT, use a perspectiva em primeira pessoa para discutir suas etapas de pesquisa em um artigo. Por exemplo, você pode escrever:
“Eu estudei a amostra A” ou “Eu entrevistei o sujeito B”.
No geral, o recomendável é evitar a primeira pessoa em um artigo e usá-lo apenas de vez em quando.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
continua…
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.