texto por Stephanie Wong Ken
MÉTODO 2 = Usando a primeira pessoa para construir um personagem
1. Dê ao narrador uma voz distinta.
Narradores em primeira pessoa geralmente têm uma maneira particular de enxergar o mundo, de acordo com o seu passado. Dê ao seu narrador em primeira pessoa uma voz que seja distinta e própria dele. Considere a idade do narrador, classe e história de vida. Use esses elementos para criar a voz em primeira pessoa.
Por exemplo, se o seu narrador é um adolescente que mora na periferia de São Paulo, é bem provável que ele use gírias específicas da região e algumas variações de palavras no português.
2. Filtre as ações da história através do narrador.
O leitor deve ver o mundo através da perspectiva do narrador em primeira pessoa. Isso significa que é preciso descrever as cenas, outros personagens e os ambientes de acordo com o ponto de vista do narrador. Tente filtrar toda a ação da história através do narrador para que o leitor possa entender sua perspectiva.
Por exemplo, em vez de dizer “Não conseguia acreditar no que estava vendo. Uma aranha assassina desceu em minha direção e logo pensei ‘estou morto’”, se concentre em descrever a ação diretamente do ponto de vista do narrador. Você pode escrever “Eu não acreditava no que estava vendo. Uma aranha descendo em minha direção. Vou morrer”.
3. Use sempre o “eu” para manter o ritmo e a ação sempre seguindo em frente.
Tente não deixar o narrador em primeira pessoa preso no passado ou em descrições longas, principalmente se estiver escrevendo no presente.
Mantenha o ritmo e a ação seguindo. Concentre-se em manter o narrador em ação a cada cena.
Por exemplo, em vez de escrever “Eu tentei falar com a Sara sobre como eu estava me sentindo, mas ela não queria ouvir o que eu tinha a dizer”, trabalhe as ações e os diálogos. Escreva “‘Sara, por que não quer falar comigo?’ Eu estava determinado a fazê-la ouvir o que eu tinha para dizer”.
4. Leia exemplos de narrativas em primeira pessoa.
Para ter uma noção melhor da perspectiva em primeira pessoa, leia exemplos da literatura. Observe exemplos no passado e no presente para poder entender como eles são usados. Há diversos exemplos conhecidos de obras escritas em primeira pessoa, incluindo:
- O sol é para todos de Harper Lee;
- Moby Dick de Herman Melville;
- O grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald;
- Lucy de Jamaica Kincaid;
- "Atirando num elefante" um ensaio escrito por George Orwell;
- "A morte da mariposa" um ensaio escrito por Virginia Woolf.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
continua…
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.