(samba-canção, 1958)
Compositores: Vinícius de Moraes e Tom Jobim
Eu sei e você sabe,
já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo
levará você de mim
Eu sei e você sabe
que a distância não existe
Que todo grande amor
só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor, não tenha medo de sofrer
Pois todos os caminhos me encaminham prá você
Assim como o oceano só é belo com o luar
Assim como a canção só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem só acontece se chover
Assim como o poeta só é grande se sofrer
Assim como viver sem ter amor não é viver
Não há você sem mim e eu não existo sem você
A Intensidade do Amor em 'Eu Não Existo Sem Você'
A música 'Eu Não Existo Sem Você', é uma expressão lírica da intensidade e da profundidade do amor romântico. A letra transmite a ideia de que o amor verdadeiro é tão essencial à existência dos amantes que um não pode viver sem o outro. Através de comparações poéticas, Vinicius de Moraes enfatiza que a vida sem o ser amado é incompleta, assim como a canção precisa da voz para existir ou o oceano precisa da lua para ser belo.
O poeta também aborda a inevitável presença da tristeza no amor, sugerindo que o sofrimento é um componente natural e até mesmo necessário para que o amor seja grandioso. A aceitação da dor como parte do amor é um convite para enfrentar os desafios sem medo, pois todos os caminhos levam ao encontro do ser amado. A música reflete a visão de Vinicius de que o amor é um sentimento sublime, capaz de transcender distâncias e adversidades.
A canção é um clássico da música popular brasileira e reflete o estilo lírico e emocional de Vinicius de Moraes, que era conhecido como 'o poeta do amor'. Suas obras frequentemente exploram os temas do amor, da paixão e da saudade, e 'Eu Não Existo Sem Você' é um exemplo marcante dessa temática, ressoando com ouvintes que se identificam com a experiência universal do amor profundo e suas complexidades.
Fonte: https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/49268/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.