sexta-feira, 28 de junho de 2024

Recordando Velhas Canções (Lata D’água)


Compositores: Jota Júnior / Luiz Antonio

Lata d'água na cabeça
Lá vai Maria
Lá vai Maria

Sobe o morro e não se cansa
Pela mão
Leva a criança
Lá vai Maria

Maria
Lava a roupa
Lá no alto
Lutando pelo pão
De cada dia
Sonhando com a vida
Sonhando com a vida
Do asfalto
Que acaba
Onde o morro principia
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 
A Luta Diária de Maria: Uma Análise de 'Lata D'Água'
A música 'Lata D'Água', é um retrato da vida árdua das mulheres que moram nas favelas e periferias do Brasil. A letra descreve a rotina de Maria, uma figura que representa muitas mulheres reais, que enfrentam o cotidiano de trabalho pesado e cuidados com a família. A imagem da lata d'água na cabeça simboliza o peso das responsabilidades e a força necessária para sustentar o lar.

Maria é descrita subindo o morro, um elemento geográfico comum nas cidades brasileiras onde se localizam muitas comunidades carentes. A menção de que ela não se cansa e ainda leva uma criança pela mão amplifica a ideia de resiliência e determinação. A luta pelo 'pão de cada dia' é uma expressão que remete à necessidade básica de alimentação, mas também pode ser entendida como a busca por condições mínimas de sobrevivência.

O sonho de Maria com a vida do asfalto, ou seja, a parte da cidade que não é o morro, reflete o desejo de uma vida melhor e mais justa, longe das dificuldades impostas pela pobreza e pela marginalização social. A música, portanto, além de ser um retrato da realidade de muitas mulheres, é também um comentário social sobre as desigualdades presentes na sociedade brasileira. (https://www.letras.mus.br/marlene/399382/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levo a prosa e a poesia,
através de um boletim,
e também toda a magia
que elas trazem para mim.