(tradução do inglês para o português, da wikipedia, por José Feldman)
Esi Edugyan é uma novelista canadense. Nascida e crescida em Calgary, Alberta, filha de pais ganenses. Ela estudou escrita criativa na Universidade de Victoria e Johns Hopkins University antes de publicar o romance de estréia dela, A Segunda Vida de Samuel Tyne, em 2004.
Apesar de comentários favoráveis para o primeiro romance, Edugyan teve dificuldade em conseguir um editor para publicação de seu segundo livro de ficção. Ela gastou algum tempo como uma escritora em treinamento em Stuttgart, Alemanha, o que a inspirou a escrever outra novela, Half-Blood Blues, sobre um músico de jazz de raças misturadas na época da II Grande Guerra, na Europa que é seqüestrado pelo Nazis como um " Rhineland Bastard ".
Publicada em 2011, Half-Blood Blues foi anunciado como um dos indicados para o prêmio Man Booker Prize do ano, Prêmio Scotiabank Giller Rogers e o Prêmio de Governador Geral para ficção de idioma inglesa. Ela era uma das escritoras canadenses, ao lado de Patrick deWitt, a fazere parte de todas as listas dos 4 premios, em 2011. No dia 8 de novembro de 2011 ela ganhou o Giller Prize por Half-Blood Blues,. Novamente ao lado de deWitt, Half-Blood Blues, estava também na lista dos indicados para o 2012 Walter Scott Prize para ficção histórica. Em abril de 2012, foi anunciado que Edugyan tinha obtido um Anisfield-Wolf Book Award por Half-Blood Blues,.
Edugyan vive em Victoria, Columbia Britânica, e se casou com o novelista e poeta Steven Price.
Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Esi_Edugyan
Marcadores
- Dicas de escrita (27)
- Florilégio de Trovas (2112)
- Panaceia de Textos (5944)
- Sopa de Letras (1565)
- Versejando (121)
Marcadores
- Vereda da Poesia (203)
- Canções Antigas (175)
- Meus manuscritos (121)
- Trovas em preto & branco (30)
- meus versos (16)
Marcadores
- Contos e Lendas do Mundo (853)
- Estante de Livros (793)
- mensagem na garrafa (137)
- Universos Di Versos (3839)
- Varal de Trovas (545)
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário