domingo, 8 de dezembro de 2013

Nei Garcez (Despedida de Luis Renato Pedroso da Presidência do Centro de Letras do Paraná)

O Desembargador, aposentado, Dr. Luis Renato Pedroso, depois de 12 anos como Presidente, ativo, do Centro de Letras do Paraná, está se despedindo de suas funções de Presidente daquela Instituição Cultural. Inclusive, ontem, 07, sábado, aconteceu um almoço, por adesão, de confraternização e ao mesmo tempo de despedida, no Mabu Hotel, em Curitiba.

De todos os seus grandes feitos e vencimento de tantas dificuldades, nestes últimos 12 anos, coube-lhe a gloriosa oportunidade em ser o Presidente que comemorou, na Presidência, o Centenário do Centro de Letras do Paraná, no dia 19 de Dezembro de 1912, cuja comemoração ainda, por muito tempo, será uma inesquecível e agradável fragrância das letras.

De eloquente oratória, prosador à toda prova, o Dr. Pedroso, conserva a humildade de declarar, sempre, o seu "profundo sentimento em não ser um Poeta", mas que por outro lado, tem a gratidão e alegria de conviver com a inspiração dos Poetas que lhe cercam junto ao Centro de Letras.

Na verdade, a prosa do Dr. Luis Renato Pedroso, sem quaisquer bajulações, é uma verdadeira poesia, não só no conteúdo, sábio, mas também na própria expressão  e colocação de cada palavra, sonoramente agradabilíssimas.

Tanto o é que o defini assim:

De oratória majestosa,
doutor em sabedoria,
Luis Renato tem, na prosa,
todo o encanto da poesia!


Enfim, o Dr. Pedroso, carismático de nascença (só pode ser), natural de Foz do Iguaçu, sempre se refere ao Centro de Letras do Paraná como:

"O Centro de Letras do Paraná é a Casa de todos nós."

Na próxima terça feira, 10, às 17 horas, haverá, no Centro de Letras do Paraná - em Curitiba - uma das maiores comemorações que será a transmissão da presidência para

ALZELI BASSETTI
-Cadeira Poética número 24 - Patrono: Altivir Bassetti

Curitibana e Vulto Emérito da cidade, Alzeli Bassetti é licenciada em Letras/Inglês pela UFPR, com especialização em francês, italiano, alemão, latim e português. Obteve o 1º lugar em concursos nacional e estadual de monografias. Sua longa luta pela paridade de gênero valeu-lhe a Medalha de Ouro outorgada pelo Conselho de Ministros da Itália; o engajamento cultural premiado com a Medalha Cultural de Ouro "D'Almeida Vitor" (DF).

Fonte:
Nei Garcez
UBT-Curitiba/Paraná/Brasil
Academia Paranaense da Poesia

Nenhum comentário: