Habitante típico de região litorânea, pessoa simples, própria do lugar, caipira, usado sempre no sentido pejorativo.
A expressão vem do tupi kaaías, e quer dizer cerca de ramos, vedação para impedir o trânsito. Uma caiçara implicava em cerca muito rudimentar e própria dos índios que habitavam as costas de São Paulo, no período do descobrimento, daí a associação metonímica entre o objeto e as pessoas,
CAIXA DE PANDORA (ABRIR A)
Contar um grande segredo, deixar escapar muitas coisas que não deveriam se espalhar porque causariam medo. Lugar ou situação repleta de segredo.
A origem também é mitológica e está ligada à lenda de Prometeu, depois de sua punição por Zeus. Pandora é considerada a primeira mulher, criada em conjunto pelos deuses, sob o comando de Hefesto e de Atena, Ela simbolizaria a mãe natureza, era linda, graciosa e possuía grande capacidade de persuasão. Foi enviada por Zeus de presente a Epimeteu, irmão de Prometeu. Ele não deveria aceitá-la, mas casou-se com ela. A moça trazia consigo uma caixa (na verdade um vaso) que tinha a tampa sobre a qual ela nunca deveria abrir. Curiosa, ela abriu a caixa e dela saíram todos os vícios humanos (a inveja, o ódio, a ganância, a luxúria, que foram morar nos corações dos homens). Estava feita a vingança dos deuses contra os homens. A simbologia equivale à expulsão do paraíso para os cristãos.
CALCANHAR DE AQUILES
No sentido de ponto fraco, vulnerabilidade de alguém.
Aquiles vem da mitologia grega, era filho de Tétis e de Peleu. Ao nascer, sua mãe, para protegê-lo e torná-lo invulnerável, mergulhou-o no Estige, o rio infernal. No entanto, para o mergulho, segurou-o pelo calcanhar, que não foi banhado e, portanto, tornou-se seu ponto fraco. Aquiles foi morto por uma flechada de Páris, guiada por Apolo, justamente no seu calcanhar, durante a Guerra de Tróia,
CAMELAR
Trabalhar muito pesado.
É óbvio que o termo vem da comparação com o camelo, mas isto ocorre porque o animal em um dia inteiro de caminhada, consegue carregar uma carga de 15O kg por quase 150 quilômetros, atravessando um deserto seco, sem parar um minuto para beber ou comer coisa alguma. Na verdade, ele consegue ficar até oito dias inteiros sem beber água, mas então fica esgotado. Pode perder mais de 100 kg e ficar magérrimo, apenas osso e pele. Ainda assim, ele se aguentará em pé! Normalmente, o sangue do animal contém 94% de água, exatamente como o nosso. No entanto, quando não encontra água para beber, o calor do sol gradualmente o faz perder um pouco da água do sangue.
Os cientistas descobriram que o animal pode perder até 40% da água do sangue, e mesmo assim continuar saudável. Somente para se ter uma ideia, se um ser humano perder 5% da água no sangue, a visão fica comprometida; se a perda for de 10%, a pessoa enlouquece; com 12%, o sangue fica tão espesso que o coração não consegue bombeá-lo mais e para.
Fontes: Nailor Marques Jr. Será o Benedito?: Dicionário de origens de expressões. Maringá/PR: Liceu, 2002.
Imagem = criação por JFeldman com Microsoft Bing
Nenhum comentário:
Postar um comentário