Punir severamente alguém por algo que não deveria ter sido feito.
A expressão tem origem mitológica na punição de Prometeu. Diz a lenda que Prometeu, filho do titã Jápeto, era primo de Zeus, o mais importante deus do Panteão helénico, que, por sua vez, era filho de Cronos.
Zeus era rei dos homens e dos deuses, um deus que reinava nas alturas luminosas do céu e foi aviltado e enganado por Prometeu duas vezes: a primeira, quando dividiu um boi dando carnes e vísceras para os homens e ossos e banha ao deus supremo; a segunda, quando roubou sementes de fogo do sol ou da forja de Héfesto e deu de presente aos humanos. O pai dos deuses resolveu se vingar dele e dos homens, que eram seus protegidos: para os homens enviou Pandora com seus vícios (vide caixa de Pandora); Prometeu, por sua vez, foi acorrentado no alto do Cáucaso e tinha seu fígado devorado por uma águia durante o dia, porém, à noite a víscera se refazia para ser novamente devorada pelo pássaro no dia seguinte.
COMER GRAMA PELA RAIZ
Morrer, falecer.
A expressão jocosa para significar pessoa morta nasceu da observação da posição em que o morto se encontra embaixo da terra, com a boca voltada para cima e, portanto, teoricamente, de encontro às raízes da grama que cresceria por cima de seu túmulo.
COMPLICAÇÃO
A palavra que todos conhecemos tem a mesma origem de explicação, duplicação, etc.
Plicas, em latim quer dizer dobras, portanto quem está complicando, está colocando dobras em alguma coisa. Ao contrário se estiver explicando, estará retirando as tais dobras e facilitando a vida de quem, porventura, entrar em contato com o objeto sem as dobras.
Por isso, chamamos também as saias ou blusas que possuem pequenas dobras em sequência, de plissadas.
CÂNONE
Modelo, maneira de agir, padrão. É comum ouvir as pessoas dizerem que algo serve de cânone.
A expressão é muito antiga e surgiu ao acaso. O escultor Polyclitus, por volta do ano 450 a. C, esculpiu a estátua de um homem com uma lança e uma amazona ferida, suas proporções eram tão perfeitas e simétricas, que seu autor a chamou de cânone, e assim permaneceu influenciando a arte até o nascimento das vanguardas.
CANTEIRO DE OBRAS
Hoje o termo é empregado para designar qualquer espaço definido para a realização de trabalhos manuais, mais associados, evidentemente, à construção civil.
Muitos pensam que a expressão deriva do ato de cantar enquanto se trabalha. O termo, no entanto, é mais preciso, quer dizer pedreiro: de canto [pedra] + o sufixo -eiro. Canteiro, portanto, diria respeito ao operário que trabalha em cantaria, isto é, com pedras, à época da criação do termo, quebrando-as. Canteiro, portanto, seria sinônimo de pedreiro, na sua origem.
Fonte: Nailor Marques Jr. Será o Benedito?: Dicionário de origens de expressões. Maringá/PR: Liceu, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário