quarta-feira, 17 de julho de 2024

Concurso de Trovas Humorísticas “Therezinha Dieguez Brisolla” (Prazo: 30 de setembro)


Realização: 
Blog Pavilhão Literário Cultural Singrando Horizontes
https://singrandohorizontes.blogspot.com 
Coordenação: José Feldman (editor do blog)

Parceria: 
Confraria Luso-Brasileira de Trovadores

ÂMBITO NACIONAL/INTERNACIONAL

Tema: PINGUÇO (humorística) 

A palavra tema obrigatoriamente deve estar na trova. 

Máximo de 2 (DUAS) Trovas por concorrente.

ENVIO DAS TROVAS
Por E-mail (Prazo: 30 de setembro)

para o Fiel Depositário, Prof. Paolo Dell’Orso

E-mail:    gpdellorso@gmail.com

atenção no email, são dois eles.

Como enviar trovas por e-mail (no corpo do e-mail):

Assunto: Concurso de Trovas Therezinha D. Brisolla

Abaixo da/s trova/s: 
Nome inteiro, cidade/estado/país, e-mail para contato (obrigatório). 
      
         * Não é necessário o endereço e telefone.

Caso o trovador use pseudônimo ou abreviatura do nome, favor enviar o nome completo, caso venha a ser premiado, a não ser que opte por manter a abreviatura ou pseudônimo.

ANEXOS NÃO SERÃO ACEITOS.

Biografia da Therezinha no final do regulamento.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 

REGULAMENTO:

ATENÇÃO: O concurso não tem qualquer vínculo com a União Brasileira de Trovadores, a Academia Brasileira de Trova, a Academia de Trovadores Capixabas, etc.

a) As Trovas devem ser inéditas, isto é, que não tenham sido premiadas em outros concursos ou divulgadas pela Internet ou outros meios de divulgação até a data da publicação do resultado.

     &1. Trovas são composições poéticas de 4 versos setissilábicos (7 silabas poéticas, não gramaticais), rimando o 1. com o 3. verso, o 2. com o 4. verso, sistema ABAB.

b) Não serão aceitas trovas com conteúdo racista, machista, homofóbico, pornográfico, político, que ataquem pessoas ou organizações, conteúdo chulo, apelo sexual, de qualquer forma preconceituosa.

c) O Prazo se encerra à meia-noite de 30 DE SETEMBRO DE 2024.

d) Caso o trovador participar dos dois concursos, enviar emails separados com o assunto dos concursos correspondentes.

e) Os resultados serão divulgados em blogs, facebook, emails enviados aos premiados, academias.

f) As decisões da comissão julgadora serão definitivas.

g) A premiação, composta de certificados com a trova premiada, serão enviados diretamente aos premiados via e-mail.

h) Será premiado também, o trovador melhor colocado em seu estado, e país estrangeiro que tenha obtido pelo menos a média mínima, e não tenha sido premiado na classificação geral do Nacional/Internacional. 

i) Os membros da comissão julgadora, o coordenador e o fiel depositário não poderão participar do concurso.

j) O fiel depositário responderá logo que estiver disponível, ao trovador quando do recebimento da/s trova/s.

k) Também é permitido ao fiel depositário, caso verifique erros nas trovas: rimas erradas, fora do tema, falta de pontuação, falta de respeito ao ítem (b), devolver a/o trovador/a para correção. 

l) A participação no concurso significa aceitação plena das normas aqui relacionadas.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 
BIOGRAFIA
Therezinha Dieguez Brisolla, nasceu na cidade de São Carlos/SP, em 1932. A mais nova de quatro irmãos. Em Bauru formou-se professora normalista, com direito a lecionar para alunos do curso primário, em 1951. Em 1952, secretária da Escola SENAC Nelson Fernandes, em Bauru. Com o falecimento de um professor e afastamento de uma professora, lecionou Merceologia e Educação Moral e Cívica. Depois lecionou Matemática e Desenho Geométrico, em um programa voltado a alunos que trabalhavam no comércio e, do trabalho, iam direto para a escola. Aposentou-se em 1982. Casada em 1956 teve 4 filhos: Airton, Luzia, Raquel e Roberto.

Em 1984, tendo a poesia como lazer, ingressou na União Brasileira de Trovadores, cuja Delegacia da UBT era presidida pelo Magnífico Trovador Helvécio Barros, com quem aprendeu a fazer trovas e, acima de tudo exemplo de humildade!

Mudou-se para São Paulo em 1988, e em 1989, depois de três anos consecutivos nos cinco primeiros lugares em concursos em Nova Friburgo, recebeu o título de Magnífica Trovadora em Humorismo, sendo até hoje a única mulher a ostentar esse título. Depois Notável Trovadora, em Pouso Alegre/MG, tendo ainda os títulos de Personalidade da Trova, em Bandeirantes/PR e Mestre da Trova Humorística, em Taubaté/SP.

Recebeu, por duas vezes, o Troféu “Lilinha Fernandes”, que é oferecido ao trovador que somou mais pontos nos concursos, durante o ano.

Participou ativamente das diretorias da Delegacia de Bauru, da Seção da UBT – SP e da UBT Nacional, onde foi secretária durante a gestão da Domitilla Borges Beltrame. Na Conaprest (Convenção de presidentes das seções da UBT), em 2014, foi a secretária do evento. 

Aos 80 anos escreveu seu primeiro livro de trovas e poesias “À procura de Estrelas”.

Julgadora de centenas de concursos e participante de Oficinas de Trovas em diversas cidades. Conquistou nesses 40 anos como associada da UBT, 850 classificações com direito a igual número de diplomas, livretos com resultados, troféus e medalhas.

Possui classificações em poesias livres, sonetos, haicais, crônicas, minicontos e contos. Representando Bauru foi 1º lugar no “Mapa Cultural”, em âmbito municipal com o conto “O Alfaiate”.

Durante a permanência por três anos em Curitiba recebeu da Câmara Municipal o Diploma de Agradecimento por haver contribuído com a cultura da cidade.

Aos 90 anos aposentou-se da participação em concursos e de cargos na UBT, mas participa de grupos de trovadores novos de Campinas e Sumaré, revisando trovas, corrigindo, dando sugestões, e, a quem pede ajuda, de outras cidades também. 

Tem 92 anos e 4 filhos, 7 netos e 8 bisnetos.

Maringá , 15 de julho de 2024.
José Feldman – coordenador geral
Contatos, dúvidas: gralha1954@gmail.com

Nenhum comentário: