sexta-feira, 14 de junho de 2024

Recordando Velhas Canções (Pela luz dos olhos teus)


Compositor: Vinicius de Moraes

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus, me sinto incendiar

Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais lá-rá-rá-rá
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus, me sinto incendiar (me sinto incendiar)

Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais lá-rá-rá-rá
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor, e só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar

Que a luz dos olhos meus precisa se casar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar
Precisa se casar (precisa se casar)
Precisa se casar (precisa se casar)

Precisa se casar, precisa se casar (6x)
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O Encontro de Olhares na Poesia de Tom Jobim
A música 'Pela Luz Dos Olhos Teus', interpretada por Tom Jobim e Miúcha, é uma obra que exalta a beleza e a profundidade do encontro de olhares entre duas pessoas apaixonadas. A letra, rica em imagens poéticas, utiliza a metáfora da 'luz dos olhos' para expressar a conexão e a intensidade do sentimento amoroso. A luz, elemento que simboliza vida, conhecimento e pureza, é usada aqui para representar a essência do amor que se revela quando dois olhares se encontram.

O refrão da canção, 'Pela luz dos olhos teus', sugere uma busca pela união e pelo entendimento mútuo, onde a luz dos olhos de um ilumina e completa a do outro. A repetição da frase 'precisa se casar' ao final da música reforça a ideia de que essa união é algo essencial, quase como um destino inevitável para aqueles que se amam. A expressão 'sem mais lá-rá-rá-rá' pode ser interpretada como um desejo de autenticidade e profundidade na relação, deixando de lado superficialidades e jogos de sedução.

Tom Jobim, um dos maiores nomes da música brasileira e um dos criadores da Bossa Nova, era conhecido por suas composições que misturam melodia suave e letras poéticas. 'Pela Luz Dos Olhos Teus' é um exemplo clássico de sua habilidade em transformar sentimentos complexos em música, criando uma atmosfera romântica e ao mesmo tempo sofisticada. A parceria com Miúcha, que também era uma artista de grande expressão na música brasileira, adiciona uma camada de harmonia e beleza à interpretação da canção.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Varal de Trovas n. 603

 

Newton Sampaio (Inspiração)

Ficaram estateladas com a saída brusca do Damião. Que diabo acontecera ao rapaz?

Corria a prosa tão animada, e eis que ele se levanta e zarpa, sem pedir licença.

— Ora já se viu?...

Ficou furioso o Silvino. Mas Damião caminhou indiferente à fúria do Silvino. Mal sentiu o vento que cortava.

— Eta invernão!

Fechou cuidadosamente a porta. E, ainda de sobretudo, tomou posição.

Maciazinha, a caneta nova! Uma beleza de macia... Compraria meia dúzia delas no dia seguinte.

Imediatamente, porém, expulsou do cérebro em faiscações, essa ideia mesquinha de “compra” e de “meia dúzia”. Urgia encetar a obra.

Escreveu, devagarinho:

“O destino, esse fatal desvelador.”

Botou uma vírgula bem caprichada. E repetiu, em alta voz:

— O destino, esse fatal desvelador...

Era bem esse o começo que idealizara.

— Fatal desvelador. Fatal... Bonito adjetivo. Só que parece um pouco trágico. Mas não. Quem manda no verso é o “desvelador”.

Desvelador vai bem. Vai bem.

Precisava de um complemento para “destino”. O destino tinha de fazer qualquer coisa. Escreveu:

“Que prevalece na paixão e predomina no amor.”

Muito comprida essa linha.

— Pre-va-le-ce... Pre-do-mi-na... Vá lá.
(Pausa).

— Amor... Paixão... Estas palavras significam o mesmo. Será o tal do pleonasmo?

Correu ao dicionário.

“Pleonasmo, s.m. (gr. Pleonasmos)”

— Vem do grego, hein?

O Dicionário Prático Ilustrado falava assim:

“Repetição de ideias ou de palavras que têm o mesmo sentido; viciosa, quando inconsciente ou devida à ignorância: legítima, quando propositada, para dar maior força à frase.”

— Legítima, quando propositada. É esse o meu caso. Eu repeti pra dar maior força à ideia. À ideia... Que ideia? O que eu queria era falar da Ofélia. Comecei com “tudo passa” pra lembrar aquilo que já passou. Qual! O melhor é atacar o assunto, diretamente.

A imagem da Ofélia cresceu dentro de si. Parecia um sonho.

— Ah! Um sonho... Direi que sonhei com ela. Isso mesmo.

A caneta nova trabalhou febrilmente.

Riscou tudo, tudo. Era o seguinte o novo texto:

“Eu te sonhei assim.”

Assim de que jeito?

Catou uma ideia. Catou. Nada. Quase desistiu.

O sobretudo já estava incomodando. Sacou-o fora.

Sem o sobretudo, teve momentos mais livres.

E foi com verdadeiro júbilo que grafou:

“Dama então pra mim desconhecida.”

— Querida... Desconhecida... Boa rima. Será que o primeiro verso pode rimar com o segundo? Acho que pode.

Corria dificílimo o parto. Em todo caso, sempre deu a terminar desse jeito o primeiro quarteto:

“Em cujo olhar todo cheio de candura,
Não lia a causa de minha desventura.”

— Candura... Desventura... Está rimado. A candura é dela. A desventura é minha.

Trabalhou mais duas horas e meia.

— Pronto, felizmente!

Não parecia mau o verso final:

“Foi assim que te sonhei, Ofélia.
Foi assim... Foi assim...”

Só então ele notou o cansaço. Doíam os rins.

Releu toda a obra, em voz alta, passeando no quarto, em diagonal.

Depois escreveu o título a lápis vermelho, letra de forma:

EU TE SONHEI ASSIM...

Nessa noite, Damião dormiu como um bem-aventurado.

(Publicado originalmente em O Dia. Curitiba, 8/11/1936.)

Fonte> Newton Sampaio. Ficções. Secretaria de Estado da Cultura: Biblioteca Pública do Paraná, 2014.

Vereda da Poesia = 32 =


Trova Humorística de São Paulo/SP

THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA

Ao vir "de fogo" recua
gritando, após a topada:
- Que faz um poste na rua
às duas da madrugada?!
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Soneto de Santarém/Portugal

ARLETE PIEDADE

Enigmas de menino
 
Estou tão triste e revoltado com a vida
não sei porque me deixaram aqui sozinho
foi-se embora a minha mãezinha querida
agora ninguém mais me irá dar carinho...

esta manhã estava tanto gelo na estrada
minhas mãos ficaram de golpes a sangrar
meus pés descalços gretados lá na picada
cheios de bicos, pele dolorosa a queimar

meu estômago pequenino e vazio dói tanto
ninguém me acode nem enxuga meu pranto...
ah! Será que este é de verdade o meu mundo?

Venham me buscar! - Não sou deste recanto! 
Imploro olhando o céu, com tal espanto...
medonha solidão, desespero tão profundo!
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Aldravia do Rio de Janeiro/RJ

LUIZ GONDIM

fui
letra
depois
palavra
agora
oração
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Soneto de São João da Barra/RJ

ANTONIO BRAGA
(1898 – ????)

Carro de Bois... 

A pensar neste amor, nesta tarde cinzenta,
tão distante de ti - primavera gloriosa -
paira o meu triste olhar pela estrada poeirenta,
onde um carro de bois segue em marcha morosa.

Rola o carro a gemer nessa música lenta
que me faz recordar tanta coisa saudosa!
Velho carro de bois! O seu gemer aumenta
esta ânsia que me põe toda a alma dolorosa.

Eu invejo, afinal, esse carro gemente,
que parece ter alma e parece que sente
a tristeza do amor que palpita em nós dois...    

Coração! Coração! A saudade é infinita.
E não podes gritar como esse carro grita,
e não podes gemer qual o carro de bois! . . .
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Trova Premiada em Bandeirantes/PR, 1965

CAROLINA RAMOS 
Santos/SP

Solidão, eu te bendigo!
À tua sombra querida,
eu marco encontro comigo
e acerto os passos da vida
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Poema de São Fidélis/RJ

ANTONIO MANOEL ABREU SARDENBERG

Saudade II
 
Saudade é tema batido
que tanto bate na gente!
E quanto mais se apanha
mais saudade a gente sente.
 
Ela chega de mansinho
como alguém que não quer nada,
entra em nós, constrói um ninho,
depois some de mansinho
deixando uma dor danada.

E essa dor tão dolorida
não há doutor que dê jeito.
Depois que entra no peito
é difícil resistir.
Fica inquilina da gente
e nunca mais quer partir.
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Quadra Popular de Porto/Portugal

EMILIA PEÑALBA DE ALMEIDA ESTEVES

Mãe é exemplo de amor
que nós na vida tivemos
e damos real valor
somente quando a perdemos.
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Soneto de São Paulo/SP

FILEMON FRANCISCO MARTINS

MORTE DA ÁRVORE
(Lendo o soneto ÁRVORE MORTA, do Padre Saturnino de Freitas)

Árvore triste, que ontem foi bonita,
Não tens mais ramos, frutos e nem flores,
Dos pássaros não és mais favorita
E não abrigas mais tantos amores.

Neste teu tronco já ninguém habita,
Sequer amantes loucos, sonhadores,
Que outrora segredavam na mesquita
De suas folhas vivas, multicores...

Quantas vezes ouviste namorados
Em carinhos e beijos, descuidados,
Como se o tempo não fosse passar.

Hoje, teus galhos secos, ressequidos,
São lembranças de sonhos esquecidos,
Que nunca mais, na vida, vão voltar!
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Trova de São Paulo/SP

DOMITILA BORGES BELTRAME

Além, no horizonte, à borda
de um infinito sem véu
o lindo arco-íris é a corda,
que os anjos pulam, no céu!
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Poema de Itajaí/SC

ANNA RIBEIRO

Descortinando as estações

Como a enxurrada que corre
em veios de correntezas;
Entre nós, o tempo já não diz nada
Diante um do outro... O invisível
Mas, pesam nos ombros as reviravoltas de outros tempos

Do Verão; Surpresas das chuvas e trovões
Da Primavera; As flores, borboletas e perfumes
Do Inverno; O hibernar do amor!
Do Outono; Agora pensamentos...Vive a alma em poemas

Na janela, observando as folhas rodopiarem ao vento,
Sopra de leve uma cortina de saudade!
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Haicai de Cornélio Procópio/PR

TAMYRIS LORRANA MARQUES AFONSO 

Vejo da janela
Uma horta no quintal
E um quati ladrão!
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Sextilha do Rio Grande do Sul

MILTON SEBASTIÃO SOUZA
Porto Alegre/RS, 1945 – 2018, Cachoeirinha/RS

A criança, num gesto de grandeza,
briga e, logo, já quer recomeçar.
Briga fácil, mas não guarda rancor,
sabe amar, mesmo estando a discordar...
Nós, adultos, brigamos de verdade,
para nós, é difícil perdoar...
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Trova de Curitiba/PR

HEITOR STOCKLER DE FRANÇA
Palmeira/PR, 1888 – 1975, Curitiba/PR

Pensar em ti como eu penso
e muito tenho pensado,
diz, a rir, o meu bom senso,
que é o meu divino pecado.
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Glosa de Fortaleza/CE

NEMÉSIO PRATA

MOTE:
Numa espera doce e mansa, 
qual zelosa tecelã 
bordo rendas de esperança 
pra enfeitar nosso amanhã!
Jeanete de Cnop 
Maringá/PR

GLOSA:
Numa espera doce e mansa, 
tecendo a minha saudade, 
cada segundo que avança 
parece uma eternidade! 

Nos bilros, busco consolo; 
qual zelosa tecelã 
vou tecendo, no rebolo, 
minhas rendas com afã! 

Na almofada da lembrança 
com seus tear multicor 
bordo rendas de esperança 
esperando o meu amor! 

De rendeira, fiz a trama, 
minha espera não foi vã, 
hoje a peça cobre a cama 
pra enfeitar nosso amanhã!
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Aldravia de Juiz de Fora/MG

CECY BARBOSA CAMPOS

horas
vazias
não
deixam 
tempo
passar
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Soneto do Chile

PABLO NERUDA
Parral/Chile, 1904 – 1973, Santiago/Chile

Soneto de Amor

Talvez não ser é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando o meio-dia
como uma flor azul, sem que caminhes
mais tarde pela névoa e os ladrilhos,

sem essa luz que levas na mão
que talvez outros não verão dourada,
que talvez ninguém soube que crescia
como a origem rubra da rosa,

sem que sejas, enfim, sem que viesses
brusca, incitante, conhecer minha vida,
aragem de roseira, trigo do vento,

e desde então sou porque tu é,
e desde então é, sou e somos
e por amor serei, serás, seremos.
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Trova Premiada no Rio Grande do Norte, 2010

OLYMPIO COUTINHO 
Belo Horizonte/MG

Nas noites claras de lua, 
no desenho da calçada, 
vejo a silhueta tua 
a minha sombra abraçada.
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Spina de Belém/PA

ANA MEIRELES

Comigo ninguém pode 

Comigo ninguém pode,
Maria era dessas
sem firulas, falava. 

Sentia, dizia, palavras saíam quentinhas.
O Amigo Moura sabia, presenteou-lhe
com simbólico colar que personificava
uma força interior quase inabalável 
de fragilidade, fortaleza, se temperava.
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Haicai de Maringá/PR

A. A. DE ASSIS

Na Copa, haja copo.
Ao final de cada jogo,
o povão de fogo.
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Pantum de Porto Alegre/RS

GISLAINE CANALES
Herval/RS, 1938 – 2018, Porto Alegre/RS

Pantum aos Versos de Amor

TROVA-TEMA:
Para esquecer o meu pranto,
aliviar a minha dor,
quanto mais sofro, mais canto,
cantando versos de amor.
Professor Garcia
Caicó/RN

PANTUM:
Aliviar a minha dor
eu consigo, sou feliz,
cantando versos de amor
que para você eu fiz!

Eu consigo, sou feliz,
sentindo na poesia
que para você eu fiz,
belos raios de alegria!

Sentindo na poesia
a doce e pura emoção,
belos raios de alegria
inundam meu coração!

A doce e pura emoção
e o mais suave acalanto,
inundam meu coração
para esquecer o meu pranto.
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Poetrix de Osório/RS

SUELY BRAGA

O Meio Ambiente

   O planeta chora.
   Precisamos ser conscientes.
   Cuidemos dele agora.
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Soneto de Porto Velho/RO

VESPASIANO RAMOS
(Joaquim Vespasiano Ramos)
Caxias/MA, 1879 – 1915, Porto Velho/RO

Soneto da Volta

Desde este instante, sem cessar, maldigo,
Aquele instante de felicidade!
Para que tu vieste ter comigo,
Meu amor! Minha luz! Minha saudade?!

Dês que te foste, foram-se contigo
Todos os sonhos desta mocidade...
A tua vinda — fora-me um castigo;
A tua volta — uma fatalidade!

Dês que te foste, dentro em mim plantaste
A ânsia infinita dos desesperados
Porque voltando, nunca mais voltaste...

Correm-me os dias de aflições, cobertos:
Eu entrei para o amor de olhos fechados
E saí para a dor de olhos abertos!
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Trova de Barbacena/MG

JOSÉ KALIL SALLES

Felicidade! Procuro,
não a encontro, enfim.
Vou seguindo no escuro
esta vida até o fim.
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Poema de Maringá/PR

PEDRO APARECIDO DE PAULO

Teste de Pincel

Em você, o meu primeiro visual,
comecei a pintá-la, tornando-a imortal,
diante de seu corpo desnudo;
curvas e traços confundidos,
qual beleza inigualável em tudo.

Ao iniciar não revisei a tela,
não imaginei uma forma assim tão bela,
pois fora apenas um teste de pincel.
Riscos e cores traçados devagar,
não havia em mim razão para pintar,
pois seria somente em teste, o meu papel.

Aos primeiros traços que foram surgindo,
mudou tudo enfim, que quadro tão lindo,
arrumei a tela com profunda emoção!
Ao ver o seu corpo retratado ali
É indescritível tudo o que senti,
pois pintava alguém em meu próprio coração.

Vi com outros olhos pincéis e tela;
consertei os riscos, deixando-a mais bela.
No quadro, então, moldei-a, enfim.
Completei com júbilo seu corpo sem igual!
Tão rara imagem tornou-se imortal,
tenho essa musa, bem juntinho a mim!

Simões Lopes Neto (Casos do Romualdo) A Tetéia

Pois sim! Venham-me pra cá com histórias de cachorros bem-ensinados e obedientes! Igual, pode - e ainda duvido! - porém melhor que a minha perdigueira Tetéia não há, nem houve, e talvez até nunca haja!

Contaram-me como grande coisa um caso dum barão alemão, um tal Münchausen, que possuiu uma cadela lebreira, a qual, estando grávida, mesmo assim correu uma lebre que, por coincidência estava também grávida. Correram, correram muito as duas próximas mães... e tão próximas que durante a corrida a lebre teve as lebrinhas e a cachorra os cachorrinhos. E como a raça não nega a traça, os cachorrinhos largaram-se logo a correr atrás das lebrinhas, enquanto que a cachorra recém-mãe continuava a correr atrás da lebre também recém-mãe.

Sim, senhor! Era um bom animal, não nego: mas a Tetéia era melhor.

Escutem e julguem.

Uma manhã saí a caçar perdizes e levei a Tetéia.

Eu não conhecia o campo, e isso foi a causa de um grande desgosto para mim. Mal entramos no matagal, a Tetéia amarrou, toquei-lhe com o joelho na anca, ela andou uns passos: a perdiz levantou-se no voo e flechou! Pum! Tiro dado, perdiz em terra, e Tetéia, trazendo!

E assim, de enfiada, foram-se os cem cartuchos que eu trazia: cem perdizes em meia hora. E note-se que eu errei dois tiros e cinco cartuchos falharam.

Sentei-me e comecei a atar as minhas perdizes, pelas pernas, para pô-las ao ombro e regressar.

E, distraído, esqueci-me da chamar a perdigueira e fazer-lhe compreender que estava findo o divertimento. Esqueci-me; e quando, tudo pronto, ia a marchar, só então lembrei-me da cachorra.

Chamei: Tetéia! Tetéia! assobiei, fiz os sinais de costume, nada! Estranhando o fato arriei o fardo das perdizes, e andei a procurar, sempre chamando, assobiando, e nada, nada de resposta!

Supus então - naturalmente - que a perdigueira, desobedecendo pela primeira vez, tivesse ido para casa, sozinha, antes de mim. Era um procedimento de cachorro, mas vá lá por uma vez! E assim pensando, fui-me embora.

De chegada indaguei. Não, não tinha aparecido. Causou-me espécie aquela demora; depois, quem sabe, algum namoro.

Esperei, chegou a noite, o outro dia; e nada de Tetéia!

Tive então um pressentimento funesto, nem me restava mais dúvida: a honesta perdigueira certamente havia sido picada por cobra, alguma cascavel, alguma viradeira medonha, e a esta hora! Pobre, pobre infeliz bicho! Fiquei realmente paralisado, triste.

Para distrair as mágoas e variar de comida e emoções, andei caçando veados para outro rumo; marrecas, nos banhados; quatis, tatus, etc.; e fiz várias batidas num tigre fugido de gaiola, que não apareceu nunca, talvez assustado da minha fama.

Foi até uma imprudência esta batida ao feroz tigre; eu não tinha cachorros próprios e os companheiros falharam-me à última hora, alegando cada qual a sua razão; um que tinha de arrancar batatas, outro que a mulher estava para cada hora, outro que fincara um estrepe no pé enfim, deixaram-me sozinho, justamente quando ali perto, à vista, o tigre urrava tremendamente, como desafiando!

Pois fui, sozinho: eu e a minha faca de mato; apenas por segurança, para ter o alarme certo, levei um gato num cesto, porque o gato é um animal muito elétrico e de longe já sente a catinga do tigre, e dá logo sinal que não engana, nunca. Se é de dia, fica de pêlo eriçado e duro, como arame, e mia duma forma muito particular; são dois miadinhos curtos e um comprido, dois curtos e um comprido; se é de noite, apenas bufa e lambe as barbas, ficando então o pelo fosforescente, como vaga-lume. É claro, pois, que quem leva gato não corre o risco de ser surpreendido por tigre; muito antes deste aproximar-se, já o caçador está avisado e tem tempo de sobra de preparar-lhe a espera.

Deste fato, creio mesmo que e que nasceu a expressão vulgar de que - quem não tem cão, caça com gato.

Com estas distrações e outros afazeres, passou-se o tempo; de vez em quando e sempre com pesar e saudade, Lembrava-me da desaparecida Tetéia.

Dediquei-me então a ensinar um cachorrinho, filho dela, o seu retrato escrito e escarrado, que me havia ficado.

Há dias - meses passados - levei o cachorrinho ao campo, para exercício. E andando, andando, sem dar por tal, fui ter ao lugar certo daquela malfadada caçada em que se sumiu a minha maravilhosa perdigueira.

E, dum lado para outro, eis senão quando, o cachorrinho para, amarra, levanta a pata, sacudindo a cauda! Chego-me, toco-lhe com o joelho, e quando espero que o totó vai levantar a perdiz, ele volta-se para mim, desarrumado, humilde, com os olhos arrasados de lágrimas... Surpreso, dei três passos, estiquei o pescoço e vi.

Vi, sim, o esqueleto da Tetéia ainda de coleira, firme, correto, na posição de amarrar; adiante, um esqueleto de perdiz, na posição de preparar o voo; ao lado, num ninho quase desfeito, sete esqueletinhos de filhotes, na posição de piar, com fome!

Querem mais claro? E agora, coisa notável, foi ainda o faro filial que guiou o cachorrinho e fê-lo descobrir e chorar perante os ossos da mãe!

Pois, e então?

A cachorra do Münchausen será acaso superior à Tetéia? Só se for porque ele era um barão, e eu sou apenas o Romualdo.

Fonte: João Simões Lopes Neto. Casos do Romualdo. Publicado em 1914. Disponível em Domínio Público 

Recordando Velhas Canções (Tarde em Itapoã)


Compositor: Vinicius de Moraes

Um velho calção de banho
O dia pra vadiar
Um mar que não tem tamanho
E um arco-íris no ar
Depois na praça Caymmi
Sentir preguiça no corpo
E numa esteira de vime
Beber uma água de coco

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Enquanto o mar inaugura
Um verde novinho em folha
Argumentar com doçura
Com uma cachaça de rolha
E com o olhar esquecido
No encontro de céu e mar
Bem devagar ir sentindo
A terra toda a rodar

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Depois sentir o arrepio
Do vento que a noite traz
E o diz-que-diz-que macio
Que brota dos coqueirais
E nos espaços serenos
Sem ontem nem amanhã
Dormir nos braços morenos
Da lua de Itapuã

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã
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A Poesia de Uma Tarde em Itapoã
A canção 'Tarde Em Itapoã', composta por Vinicius de Moraes, é um retrato poético e sensorial de um dia tranquilo na praia de Itapoã, localizada em Salvador, Bahia. A letra descreve com simplicidade e beleza a experiência de desfrutar de momentos de lazer e contemplação à beira-mar, evocando uma sensação de paz e conexão com a natureza.

O início da música nos apresenta a um cenário de descanso, onde o eu lírico veste um 'velho calção de banho' e se prepara para 'vadiar', ou seja, desfrutar do ócio sem preocupações. A menção ao 'mar que não tem tamanho' e ao 'arco-íris no ar' sugere a vastidão e a beleza do lugar, enquanto a referência à 'praça Caymmi' homenageia o famoso músico baiano Dorival Caymmi, conhecido por suas canções sobre o mar e a vida na Bahia.

A música também aborda a interação harmoniosa com o ambiente, como 'beber uma água de coco' e 'sentir preguiça no corpo', elementos que remetem ao relaxamento e ao prazer simples da vida. O refrão, que se repete ao longo da canção, reforça a ideia de que é bom 'passar uma tarde em Itapuã', destacando a beleza do sol, do mar e do amor que se pode vivenciar nesse lugar. A canção termina com uma imagem noturna, onde o 'arrepio do vento que a noite traz' e o 'diz-que-diz-que macio' dos coqueirais embalam o eu lírico em um sono tranquilo 'nos braços morenos da lua de Itapuã', uma metáfora para a noite acolhedora e misteriosa.

Irmãos Grimm (O Rei “Bico de Tordo")

Um rei tinha  uma filha lindíssima, mas tão orgulhosa que não encontrava nenhum pretendente a seu gosto. Rejeitava todos e ainda por cima se divertia à custa deles.

Certo dia, o rei deu uma festa muito grande e convidou todos os rapazes casadouros, de longe e da redondeza. Pediu que se colocassem em fila, por ordem de categoria: primeiro os reis, depois os duques, os príncipes, os condes e barões e, finalmente os cavaleiros. 

A princesa passou-os em revista, encontrando, em cada um, algo a criticar: O primeiro era gordo demais. "Parece um barril!" - exclamou. O segundo, pelo contrário, alto e magro demais. "Muito desengonçado!" O terceiro, muito baixinho: "Um fracasso! " O quarto, excessivamente pálido. " Até parece a morte!" O quinto, corado demais. " É que nem uma crista de galo! " O sexto não lhe parecia bastante aprumado. "Lenha verde, secada atrás da estufa!" E assim descobriu em todos um defeito. Porém, de quem mais ela riu foi um bondoso rei, cujo queixo era um pouco saliente.

- Ah! - exclamou a princesa às gargalhadas. - Esse tem um queixo que parece o bico de um tordo!

E, por isso, daí por diante dera-lhe o apelido de "Bico de Tordo".

O velho rei, porém, vendo que sua filha não fazia outra coisa senão ridicularizar e humilhar a todos os pretendentes, irritou-se de tal maneira que jurou casar a princesa com o primeiro mendigo que chegasse à sua porta.

Decorridos alguns dias, apareceu um músico ambulante, que se pôs a cantar debaixo das janelas do palácio, para conseguir uma esmola. O rei, quando soube disso, ordenou:

- Tragam-me esse homem!

O músico apresentou-se, sujo e esfarrapado, e foi cantar perante o rei e a princesa. Quando terminou sua canção, pediu uma recompensa. Disse-lhe o rei:

- Gostei tanto de tua canção que vou dar-te minha filha por esposa.

A princesa assustou-se, mas o rei insistiu:

- Jurei casar-te com o primeiro mendigo que se apresentasse e vou cumprir meu juramento.

Não adiantaram súplicas. O padre foi chamado e a moça, quisesse ou não, teve de casar com o músico. Terminada a cerimônia, disse o rei:

- Não é justo que, sendo a mulher de um mendigo, continues vivendo em meu palácio. Vai-te com o teu marido.

O mendigo tomou-a pela mão e os dois saíram andando. Quando passaram por um belo bosque, ela perguntou ao marido:

- A quem pertence este bosque tão maravilhoso?

- Ao Rei Bico de Tordo que quis ser teu esposo. Se o tivesse aceito, agora seria teu!

- Ai, pobre de mim, por que não me casei com tão rico e poderoso rei?

Logo depois passaram por um  vasto prado e ela tornou a perguntar:

- A quem pertence este grande e belo prado?

- Ao Rei Bico de Tordo, que por ti foi desprezado! Se o tivesse aceito, agora seria teu!

- Ai, pobre de mim, por que não me casei com tão rico e poderoso rei?

  E ao chegarem a uma cidade  muito grande, perguntou ela de novo:

- A quem pertence esta cidade tão bela e populosa?

- Ao Rei Bico de Tordo que quis por esposa. Se o tivesse aceito, agora seria tua.

- Ai, pobre de mim, por que não me casei com tão rico e poderoso rei?

- Não me agrada - resmungou o mendigo - que estejas sempre desejando a outro homem para esposo. Não basto eu?

Por fim chegaram a uma casa, bem pequenina, e ela perguntou:

- Santo Deus, que casinha estranha! A quem pertence esta cabana?

- É a minha casa e a tua, onde viveremos.

A princesinha foi obrigada a curvar-se para entrar na porta, tão pequena era.

- Onde estão os criados? - perguntou.

- Criados ? - replicou o mendigo. - Tu mesma terás de fazer os serviços de que precisares. Acende o fogo, põe água a ferver e prepara a comida, que eu estou cansado.

Mas  a filha do rei nada entendia de cozinha, nem sabia como acender o fogo. E o mendigo não teve outro remédio senão ajudar para que as coisas saíssem mais ou menos. Depois da parca refeição foram dormir e de manhã ele a obrigou a levantar-se muito cedo, pois devia atender aos afazeres da casa. Assim viveram por alguns dias, consumindo todas as suas provisões e, então, disse o homem:

- Mulher, não podemos continuar deste jeito, gastando sem ganhar coisa alguma. Terás de trançar cestas.

E saiu a cortar vimes, que trouxe para casa. A jovem começou a trança-las . Mas os vimes eram duros e acabaram lhe pisando as delicadas mãos.

- Bem vejo que não dás para isso! - disse o marido. - Se tu puseres a fiar. 

Mas o fio duro não tardou a ferir-lhe os dedos, fazendo brotar o sangue.

   - Estás vendo?! - disse-lhe o homem. - Não serves para trabalho algum. Mau negócio fiz eu contigo. Tentamos negociar com panelas e potes de barro. Irás sentar-te no mercado e oferecer a mercadoria.

"Meu Deus ! - pensou ela. - Se por acaso passarem pelo mercado pessoas do reino de meu pai e me virem ali sentada, vendendo potes, como irão rir de mim!"

Mas não houve remédio. Teve de conformar-se, para não morrer de fome. Da primeira vez a coisa foi bem, pois a beleza da jovem atraía pessoas que lhe pagavam o preço exigido, sendo que alguns até lhe davam o dinheiro sem levar a mercadoria. O casal viveu algum tempo desses ganhos e, ao terminar o dinheiro, o homem comprou outra partida de potes e panelas. A princesa foi sentar-se numa esquina do mercado, com os objetos em seu redor. 

De repente, aproximou-se um oficial, a cavalo, e que parecia embriagado. Passou a galope por entre os potes e, num instante, os reduziu a cacos. A jovem começou a chorar amargamente e, de tão angustiada, não sabia o que fazer.

- Que será de mim? - exclamou .- Que dirá meu marido?

Correu para casa e lhe contou a desgraça.

- Também, que ideia é essa de ir sentar-se numa esquina do mercado, com potes de barro para vender? - zangou-se o marido.- Bem, deixa-te de lágrimas, pois vejo que não serves para realizar um trabalho decente. Hoje estive no palácio de nosso rei, indagando se precisavam de uma criada de cozinha e me prometeram dar-te o emprego. Assim terás comida de graça.

E a princesa, então, passou a ser uma criada de cozinha, ajudando o cozinheiro e fazendo os trabalhos mais rudes. Meteu umas vasilhas nos bolsos e nelas ia guardando o que lhe davam das sobras. Levava aquilo  para casa e os dois viviam disso.

Aconteceu que um dia celebraram o casamento do filho mais velho de rei, e a pobre mulher, desejosa de presenciar a festa, colocou-se na porta do salão.

Depois de acesas as luzes, começaram a entrar os convidados em ricos trajes, cada qual mais belo que o outro. Ela, ao ver tanta pompa e magnificência, lembrou-se, com amargura, do seu destino e maldisse seu orgulho e petulância, que a tinha levado a  humilhação e a miséria. Dos pratos, tão apetitosos que eram trazidos e levados pelos camareiros, e cujo aroma chegava até ela, os criados lhe atirava, de vez em quando, alguns bocados. Ela, então, os guardava em suas vasilhas, afim de levá-los para casa.

Entrou o príncipe, vestido de veludo e seda, com correntes de ouro ao redor do peito. Ao ver a linda mulher de pé junto a porta, tomou-a pela mão para dançar com ela. 

A princesa, porém resistiu assustada, pois reconheceu no jovem o Rei "Bico de Tordo", que fora seu pretendente e a quem recusara e ofendera com suas ironias. De nada lhe adiantou a resistência, pois ele a obrigou a entrar no salão. Nisto o cinto da moça, onde estavam presas as vasilhas, rompeu-se e estas caíram no chão, despejando o seu conteúdo pela sala. Todos os presentes romperam em gargalhadas e dichotes, deixando-a  profundamente envergonhada. A pobre princesa desejou que a terra se abrisse para tragá-la. Correu para a porta tentando fugir, mas na escada um homem a alcançou, obrigando-a a retroceder. Quando ela o olhou, viu que era o rei "Bico de Tordo", que lhe disse afetuosamente:

- Nada temas: Eu e o músico com quem estás vivendo na cabana somos o mesmo homem. Foi por amor a ti que me disfarcei assim. O cavaleiro que te partiu os potes também fui eu. Tudo isso fiz para quebrar o teu orgulho e castigar tua altivez, que te fizeram rir de mim.

A princesa, chorando amargamente, disse:

- Fui muito injusta e não mereço ser tua esposa.

Mas ele retrucou:

- Tranquiliza-te; teus dias maus passaram e agora celebraremos devidamente o nosso casamento.

E entraram as camareiras e lhe vestiram um lindo traje; seu pai compareceu com toda a corte e felicitou-a por seu casamento, foi tudo satisfação e alegria. 

É uma pena que nós dois não estivéssemos na festa.

Fonte: Contos de Grimm. Publicados de 1812 a 1819. Disponível em Domínio Público.