sábado, 24 de outubro de 2015

Rosimeire Leal de Mota (1969)




.          Rosimeire Leal da Motta nasceu no município de Vila Velha/ES, em 1969. Professora, Técnica em Contabilidade e Secretária. Casada. Portadora de deficiência auditiva, faz leitura labial. Começou a escrever aos 15 anos, seguindo o exemplo da mãe, que usava a escrita como uma maneira de expressar seus problemas pessoais. A outra influência foi a leitura, pois por ser tímida, passou a maior parte da minha adolescência lendo. Seu primeiro trabalho literário foi "MEU IDEAL DE POESIA" (prosa), escrito aos 15 anos.

            Desenvolve o estilo Simbolismo, onde a vida interior é revelada por meio de símbolos. Existe a postura romântica, centralizada no "eu", explorando as camadas mais profundas do subconsciente e inconsciente... interioridade... poesias endereçadas à emoção... romantismo... ideias envoltas em sombra, em névoa..

   Nas palavras da poetisa:
            “O mais gratificante na arte de escrever é poder espalhar nossos pensamentos ao mundo, transmitindo uma parte de nós aos demais; sim, porque aquilo que uma pessoa escreve revela muito sobre si mesmo. É gratificante quando escrevo um texto e observo que ali está muito de mim, foi uma parte da minha individualidade que doei aos demais.
Eu sinto a poesia como se fosse um pedaço da alma, um ser vivo que transmite um sentimento. Ler uma poesia é como abrir um frasco de perfume e aspirar seu aroma... A fragrância é totalmente absorvida por nosso íntimo. Penso que a realização do poeta se faz na alma, pois ele já nasce com este dom, ou seja, não há como participar de um curso para se tornar um profissional da poesia... Ele poderá se inscrever num curso para aperfeiçoar a escrita com base na gramática e somente isto. Ser poeta é um dom que a pessoa tem, que a torna capaz de transformar letras em sentimento.”
            Participou de dezoito Antologias de Poesias, quatro de Contos e cinco de Crônicas.
 LIVROS PUBLICADOS:
- "Voz da Alma", 2005 (Poesia e Prosa);"Eu Poético" , 2007 (Poesia e Prosa.); "O Cair da Tarde", 2012 (Poesia e Prosa)

Nenhum comentário: