segunda-feira, 18 de setembro de 2017

36ª Semana Literária Sesc Curitiba (Programação de 20 de setembro - Quarta)

10h
Minioficina: Utilizando contos populares na formação de jovens leitores

Essa atividade, conduzida por Samuel Teixeira e Tatiane Phauloz, pretende apresentar e discutir questionamentos acerca da literatura popular e seus pontos de contato com a literatura infantil. A discussão será feita a partir dos questionamentos levantados pelo autor e ilustrador paulistano Ricardo Azevedo em seus textos teóricos “Conto popular, literatura e formação de leitores”. Além disso, serão apresentados alguns contos populares para fomentar a discussão.

10h às 13h e 14h às 20h
FaceLivro

A iniciativa da oficina FaceLivro consiste, através de uma técnica fotográfica chamada ilusão de perspectiva ou perspectiva forçada, em completar uma capa de livro ou disco utilizando esse segmento de imagem (a capa) em frente a uma pessoa e essa pessoa imitar a pose ou cena, imaginando como seria a foto em um enquadramento geral. A oficina será coordenada por Daniel Grizza.

das 10h às 20h30
Museu de Arqueologia e Etnologia – UFPR
O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR oferece, além de exposições em seus espaços, uma série de atividades e materiais lúdico-pedagógicos preparados para o público jovem, crianças do ensino fundamental, médio e professores. Entre esses materiais, o museu apresenta seu guia para visita no museu, livros de contos indígenas e africanos – também disponíveis em áudio, além de jogos, videojogos e um livro de RPG ambientado no Brasil pré-colonial, cuja perspectiva privilegiada é a dos grupos ameríndios quando dos primeiros momentos da ocupação europeia no território do sul do Brasil.

das 10h às 20h30
Vidas Refugiadas

Focada no cotidiano de oito mulheres refugiadas que vivem no Brasil, a mostra apresenta um grupo de imagens do fotógrafo Victor Moriyama. Seja pelas singulares expressões das fotos em estúdio ou mesmo dos registros das refugiadas em seus respectivos cotidianos, a exposição revela as dificuldades e os problemas enfrentados por elas ao mesmo tempo em que joga luz sobre suas conquistas, seus valores e seus esforços feitos para construir dias melhores no país que as acolheu como refugiadas. A curadoria do projeto é de Gabriela Ferraz em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ANHCR/ACNUR) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

das 10h às 20h30
Exposição CLOSER

A exposição CLOSER, de Tom Lisboa, é uma intervenção urbana que traz para bem perto dos transeuntes alguns monumentos públicos que estão distantes dos seus olhares. Confeccionados em grandes displays de papelão (como os que são feitos nos cinemas), eles revelam para os espectadores detalhes de obras que antes lhes eram inacessíveis.

às 10h e às 14h
Contação de História – O Sonho de Davi

A contação “O Sonho de Davi” é inspirada no cordel de Antônio Klévisson Viana. A história conta a saga de Davi, menino que, depois de ter um sonho especial, sai do sertão em busca de um tesouro na cidade grande. A narração é recheada com cantigas e ritmos da cultura nordestina.

10h; 17h
Oficina tipográfica

Oficina de gravura tipográfica abordando os seguintes tópicos: composição tipográfica, gravura em madeira, incunábulos, ex-libris e outros elementos tipográficos utilizados para a impressão de livros.

14h
Caminhada Cultural

Programação Patrimônio Movimentos de Memória
Com Maria Luiza Gomes e Ronaldo Bevilacqua Marcondes
A “Caminhada: cultura e patrimônio”. Realizaremos uma visita guiada pelo centro histórico da cidade com a proposta de sensibilizar o olhar do participante e valorizar o patrimônio local, passando por lugares como Praça Santos Andrade, Sesc Paço da Liberdade, Ruas Riachuelo e São Francisco, entre outros. Os grupos serão de no máximo 20 pessoas e as inscrições, gratuitas, feitas antecipadamente durante o evento.
Saídas para as caminhadas: palco central (Praça Santos Andrade)

11h
Roda de leitura de autores angolanos

Leitura de alguns contos e poemas dos escritores angolanos Ondjaki e José Eduardo Agualusa.

12h
Banda Lyra Curitibana

A Banda Lyra Curitibana existe há 34 anos e é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). É responsável principalmente pela animação musical dos eventos públicos. Conta atualmente com 28 integrantes e faz uma média de 160 apresentações por ano. Os músicos tocam instrumentos de sopro e percussão e o repertório é bem variado, composto por mais de 400 músicas, desde música erudita a samba, trilhas musicais, mambos, marchas e hinos.

14h
Amigos Bichos com Adélia Maria Woellner

Em Amigos Bichos, há uma história a ser vivida pela criança que também participa da “autoria” ao colorir as imagens, de acordo com sua visão cromática, terá um livro exclusivo, pessoal. Mais que isso, a história poderá estimular a descoberta de demonstrações de amor, generosidade, desprendimento, carinho, nas atitudes do menino que observa as características e beleza dos animais, sendo a criança, assim, incentivada a respeitar a natureza.

14h
Roteiro e produção de filmes de animação com Gustavo Ribeiro

Quais são as etapas de produção de um filme? Talvez você já tenha até parado para pensar nisso. Mas e um filme em 3D? Como se cria um universo do zero? Nessa oficina, pretende-se fazer um apanhado geral do processo de produção de um filme de animação, com ênfase na criação do roteiro e do storyboard.
Roteiro; Personagens: Elementos externos e internos; Estrutura da história; Desenvolvimento dos atos Storyboard: Uma nova vida, uma nova história; Roteiro e limitações de produção em um ambiente de animação 3D.

15h
Formação de Leitores e Multiletramentos com Lúcia Peixoto Cherem e Sandra Bozza
Mediação: Milena Ribeiro Martins
Através do tema da mesa “Formação de Leitores e Multiletramentos”, intentamos contribuir para a necessária e pertinente reflexão sobre o fato da interação social não mais ser garantida apenas através do texto escrito. Fica cada vez mais explícita a imprescindibilidade de se conceber que a formação de leitores e leitoras ultrapassa as barreiras do trabalho com a multiplicidade de suportes discursivos.  Dada à contemporaneidade do tema, pensar sobre muitos espaços e formas de interação e organização social a partir e através de diferentes ícones e diversos códigos visuais, sonoros e plásticos se mostra inevitável e relevante, considerando os novos espaços de comunicação, informação verbal e não verbais hoje utilizados tanto nas mídias virtuais como nos espaços físicos das cidades. Esse complexo sistema cria e possibilita a conveniência de formação diferente de leitor, o que, consequentemente, implica a obrigação de se formar diferentes formadores de leitores.

das 15h às 19h
Oficina de Marmorização em Papel
Esta técnica também é conhecida como Ebru ou ainda Marbling Paper e consiste na feitura de desenhos sobre água condensada. A cor que fica flutuando sobre a água pode ser manipulada e com isso é possível criar padrões semelhantes ao mármore liso ou outra pedra. Os desenhos são posteriormente transferidos para o papel ou tecido. Suas aplicações são diversas, mas é especialmente utilizada como capas de livros e guardas em encadernações e papelaria. Parte do seu apelo é que cada impressão é um original único.

15h30
Literatura Fantástica: mundos fantásticos com Thiago Tizzot e Gabriela Ribeiro
Muito além de monstros, heróis e magia. Cada ano que passa, a literatura fantástica cresce, o número de leitores aumenta, seus livros invadiram as telas de cinema, da TV e dos jogos e hoje muitos são fenômenos culturais. Apesar de ainda ser visto como um gênero sem muita importância pelos críticos e estudiosos, é inegável seu sucesso absoluto.
Como livros repletos de aventuras e mundos fantásticos conseguem cativar tantas pessoas? Por que ainda existem tão poucos autores de literatura fantástica no Brasil?

18h30
Show em homenagem a Mercedes Sosa
No show Tributo a Mercedes Sosa, o AVEduo, formado pelas cantoras Andréa Bernardini e Viviana Mena, apresentam um repertório selecionado da cantora argentina, que exerceu grande influência para cantores e músicos latino-americanos de diversas gerações. Clássicos como Merceditas, Los Hermanos e Volver a los 17, entre outras zambas, chacareras e huaynos, ritmos típicos da música sul-americana, simbolizam diferentes momentos dos 50 anos de carreira de Mercedes Sosa.

19h
Poesia Contemporânea: Ensayos del Tiempo com Leopoldo Castilla e Pedro Ezequiel Marotta
Mediação: Isabel Jasinski
Leopoldo Castilla, conhecido como “Teuco”, nasceu em Salta, Argentina, 1947, sendo exilado na década de 70. Tem uma vasta publicação em poesia, narrativa e ensaio e já recebeu diversos prêmios, sendo o último o prémio Víctor Valera Mora (2014), por seu livro “Gong (Canto Al Asia)”, sobre suas viagens ao oriente. A mediadora é Isabel Jasinski, professora de literatura hispânica na UFP. Realizou seu doutorado e pós-doutorado na UFSC, com um período de estágio no México (Unam). Entre outros assuntos, é especialista em literatura e exílio, literatura e alteridade e literatura e outras artes.

19h
CineSesc – HOPE(Dir. Boris Lojkine, FRA, 2014, 86min)
Sinopse: Enquanto atravessa o Saara em direção à Europa, Léonard, um jovem camaronês, presta auxílio a Hope, uma nigeriana. Em um mundo hostil onde cada um deve ficar com os seus, eles vão tentar avançar juntos e se amar.

20h
Poesia Contemporânea: entre lugar e não lugar com Marcelo Ariel e Rodrigo Garcia Lopes
Mediação: Diamila Medeiros dos Santos
A crise da poesia como advertida por inúmeros críticos rende, desde o início do século XX, inúmeros debates. Mas, e os poetas o que têm a dizer sobre isso? Inegavelmente, a poesia não deixou de ser produzida, ao contrário, parece ser escrita cada vez por um maior número de pessoas, mas quem são os leitores de poesia?  Além disso, quais são as possibilidades para o discurso poético em meio a uma instrumentalização cada vez maior dos discursos? Essas são algumas questões a serem debatidas com os poetas Marcelo Ariel e Rodrigo Garcia Lopes.
__________________________________
A Semana Literária em Curitiba
De 18 a 22 de setembro de 2017 das 10h às 20h30.
Dia 23 de setembro de 2017 (sábado) das 10h às 18h.
Endereço: Praça Santos Andrade
Telefone: (41) 3304-2266
Realização Fecomércio PR; Sesc PR; UFPR; Editora UFPR; PROEC
Apoio: Prefeitura de Curitiba; RPC TV;

Patrocínio da XIV; Feira do Livro Editora UFPR; Caixa Econômica Federal

Fonte:
http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/curitiba/

Nenhum comentário: