domingo, 17 de setembro de 2017

36ª Semana Literária Sesc Curitiba (Programação de 19 de setembro - Terça)

10h; 14h
Modos de criar – Laboratório de Criação Literária com Gabriela Ribeiro

Em um laboratório de duas horas vamos explorar diferentes meios de passar uma ideia da cabeça para o papel. Serão apresentados: breve panorama da história do conto; como trabalhar com narrativas curtas; técnicas para sair da página em branco; diferentes modos de criação; a eterna busca pela voz autoral.

10h às 13h e 14h às 20h
FaceLivro
A iniciativa da oficina FaceLivro consiste, através de uma técnica fotográfica chamada ilusão de perspectiva ou perspectiva forçada, em completar uma capa de livro ou disco utilizando esse segmento de imagem (a capa) em frente a uma pessoa e essa pessoa imitar a pose ou cena, imaginando como seria a foto em um enquadramento geral. A oficina será coordenada por Daniel Grizza.

das 10h às 20h30
Museu de Arqueologia e Etnologia – UFPR
O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR oferece, além de exposições em seus espaços, uma série de atividades e materiais lúdico-pedagógicos preparados para o público jovem, crianças do ensino fundamental, médio e professores. Entre esses materiais, o museu apresenta seu guia para visita no museu, livros de contos indígenas e africanos – também disponíveis em áudio, além de jogos, videojogos e um livro de RPG ambientado no Brasil pré-colonial, cuja perspectiva privilegiada é a dos grupos ameríndios quando dos primeiros momentos da ocupação europeia no território do sul do Brasil.

das 10h às 20h30
Vidas Refugiadas
Focada no cotidiano de oito mulheres refugiadas que vivem no Brasil, a mostra apresenta um grupo de imagens do fotógrafo Victor Moriyama. Seja pelas singulares expressões das fotos em estúdio ou mesmo dos registros das refugiadas em seus respectivos cotidianos, a exposição revela as dificuldades e os problemas enfrentados por elas ao mesmo tempo em que joga luz sobre suas conquistas, seus valores e seus esforços feitos para construir dias melhores no país que as acolheu como refugiadas. A curadoria do projeto é de Gabriela Ferraz em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ANHCR/ACNUR) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

das 10h às 20h30
Exposição CLOSER
A exposição CLOSER, de Tom Lisboa, é uma intervenção urbana que traz para bem perto dos transeuntes alguns monumentos públicos que estão distantes dos seus olhares. Confeccionados em grandes displays de papelão (como os que são feitos nos cinemas), eles revelam para os espectadores detalhes de obras que antes lhes eram inacessíveis.

às 10h e às 14h
Contação de História – O Sonho de Davi
A contação “O Sonho de Davi” é inspirada no cordel de Antônio Klévisson Viana. A história conta a saga de Davi, menino que, depois de ter um sonho especial, sai do sertão em busca de um tesouro na cidade grande. A narração é recheada com cantigas e ritmos da cultura nordestina.

10h; 17h
Oficina tipográfica
Oficina de gravura tipográfica abordando os seguintes tópicos: composição tipográfica, gravura em madeira, incunábulos, ex-libris e outros elementos tipográficos utilizados para a impressão de livros.

10h
Caminhada Cultural

Programação Patrimônio Movimentos de Memória
Com Maria Luiza Gomes e Ronaldo Bevilacqua Marcondes
A “Caminhada: cultura e patrimônio”. Realizaremos uma visita guiada pelo centro histórico da cidade com a proposta de sensibilizar o olhar do participante e valorizar o patrimônio local, passando por lugares como Praça Santos Andrade, Sesc Paço da Liberdade, Ruas Riachuelo e São Francisco, entre outros. Os grupos serão de no máximo 20 pessoas e as inscrições, gratuitas, feitas antecipadamente durante o evento.
Saídas para as caminhadas: palco central (Praça Santos Andrade)

11h
Teatro greco-romano com Richard Hunter
Bate-papo sobre sobre teatro greco-romano.

12h
Duo Folkears
A parceria dos artistas Jade Farah e Rafael Dauer começou em junho de 2015, em Curitiba, com a música “Noite Lenta”, de autoria de Jade. O duo Folkears surgiu em maio de 2016, fazendo shows dentro e fora da cidade.
Em seus shows costumam explorar instrumentos acústicos como violão, gaita harmônica, viola caipira, cavaco banjo, além da harmonia das vozes nos duetos. Atualmente estão gravando seu primeiro EP no Mylo Estúdio, com produção de Luciano Frank. Lançaram o single “Sonhos de Realidade” em julho deste ano nas plataformas YouTube e SoundCloud (disponível para download livre).

das 15h às 19h
Oficina de Marmorização em Papel
Esta técnica também é conhecida como Ebru ou ainda Marbling Paper e consiste na feitura de desenhos sobre água condensada. A cor que fica flutuando sobre a água pode ser manipulada e com isso é possível criar padrões semelhantes ao mármore liso ou outra pedra. Os desenhos são posteriormente transferidos para o papel ou tecido. Suas aplicações são diversas, mas é especialmente utilizada como capas de livros e guardas em encadernações e papelaria. Parte do seu apelo é que cada impressão é um original único.

18h30
Bruna Lucchesi interpreta canções do Clube da Esquina
Com repertório que homenageia expoentes da música produzida em Minas Gerais, como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes, a Semana Literária recebe o show da cantora Bruna Lucchesi em homenagem aos 45 anos do álbum “Clube da Esquina”. O disco, lançado em 1972, foi um marco na história da nossa música, referência também no exterior e símbolo de uma nova estética.

19h
Livro e Cidadania com Darci Piana, Ricardo Marcelo Fonseca e Marcelo Luciano Martins Di RenzoMediação: Rodrigo Tadeu Gonçalves
Existem livros que tratam da cidadania, trazem conceitos sobre o que é, como se desenvolve, como se pratica. Existem estudos e ensaios que tratam da leitura como um processo significativo na formação do cidadão. No primeiro caso, o livro é um suporte do texto; no segundo, a leitura não se remete ao tal livro, como conhecido. Examinaremos, assim, a relação entre esses dois conceitos, Livro e Cidadania.

19h
Cinesesc – O Estacionamento
(Dir. William Biagioli, BRA, 2016, 16min)
Sinopse: Jean é um imigrante haitiano que vem para o Brasil. Para sobreviver, ele arruma emprego em um estacionamento de carros e passa a viver lá. Jean descobrirá que essa rotina pode ser enlouquecedora.

19h20
CineSesc – Terra Firme
(Dir. Emanuele Crialese, FRA/ITA, 2011, 93min)
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Sicília, Itália. A família Purcillo vive em uma ilha remota, onde a maior fonte de trabalho é o turismo. Ernesto, o patriarca da família, ainda mantém seu barco de pesca, mais por razões sentimentais do que pela renda que consegue obter através dele. Já Nino desistiu de vez da pescaria e agora se dedica a entreter turistas. Um dia, Ernesto e o neto Filippo estão no mar e, ao perceberem que um barco naufragou, ajudam algumas pessoas. O problema é que o barco estava repleto de imigrantes ilegais e ajudá-los, mesmo nestas condições, é considerado crime. Vivendo entre o medo de serem flagrados e a necessidade de prestar ajuda, a família Purcello passa a abrigar em sua própria casa dois dos imigrantes: Sara e seu filho.

20h
Tradução Literária e as Diferentes Culturas: palavras sem fronteiras com Guilherme Gontijo Flores e Eduardo Ribeiro da Fonseca
Mediação: Caetano Waldrigues Galindo
Os dois tradutores convidados, ambos ganhadores do Prêmio Jabuti na categoria de Tradução, com obras publicadas pela Editora UFPR, debaterão os desafios da tradução no presente, do mercado editorial, da vida acadêmica, da distância entre línguas, dos projetos poéticos, filosóficos e literários em jogo a cada empreitada tradutória.

__________________________________
A Semana Literária em Curitiba
De 18 a 22 de setembro de 2017 das 10h às 20h30.
Dia 23 de setembro de 2017 (sábado) das 10h às 18h.
Endereço: Praça Santos Andrade
Telefone: (41) 3304-2266
Realização Fecomércio PR; Sesc PR; UFPR; Editora UFPR; PROEC
Apoio: Prefeitura de Curitiba; RPC TV;

Patrocínio da XIV; Feira do Livro Editora UFPR; Caixa Econômica Federal

Fonte:
http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/curitiba/

Nenhum comentário: