terça-feira, 3 de junho de 2014

Marcelo Spalding (Começando um texto informativo)

    Lage, em Teoria e Técnica do Texto Jornalístico, procura fazer uma tipologia dos tipos de lead, reconhecendo que para além do lead clássico há outras possibilidades de se começar um texto jornalístico. Façamos um paralelo entre essa tipologia e as possibilidade de se começar um texto informativo:

    O lead clássico

    "O lead clássico ordena os elementos da proposição - quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que - a partir da notação mais importante. Isto é, se o mais importante é o sujeito da oração principal, começa-se pelo sujeito; se o mais importante for o objeto, constrói-se o período na voz passiva; se o mais importante for alguma das circunstâncias, começa-se pela circunstância"

    Como vimos na técnica da pirâmide invertida, esse é o lead que expõe os fatos mais importante primeiros e o aprofundamento, as explicações ou as razões depois. Considerando que os leitores muitas vezes não vão além o primeiro parágrafo de um texto, tem se tornado uma técnica cada vez mais utilizada nos textos informativos.

    O lead narrativo

    "Ao contrário do lead clássico, que começa pela notação mais importante, aqui se alinham os fatos sucessivos que conduzem ao clímax. É como um pequeno conto, de poucas linhas."
   
 O começo de um texto a partir de uma narrativa pode ser útil quando é necessário apresentar ao leitor as personagens envolvidas. É uma técnica muito comum nas petições iniciais dos advogados, em que primeiramente é preciso expor os fatos, para posteriormente fazer a argumentação e apresentar as demandas. No telejornalismo, esse tipo de início também é muito comum, funcionando como uma espécie de metonímia para a matéria abordada.

    O lead resumo

    "Utiliza-se eventualmente na cobertura (continuações) de eventos em que há várias informações de destaque, mais ou menos equivalentes, e que devem ser condensadas em uma única matéria."

    O lead resumo não é uma contextualização anterior à matéria, e sim a apresentação de diversos fatos importantes de forma sucinta. O exemplo trazido por Lage é bastante claro: "Dois dias depois do terremoto que atingiu 20 cidades turcas, o número de mortos elevou-se a sete mil, o de feridos a 30 mil, uma grande refinaria estava ainda em chamas e crescia o temor de que o caos dos transportes e serviços públicos cause fome e epidemias. Há mais de mil desaparecidos e cem mil desabrigados."

    Nesse caso, a sequência do texto é que abordará com um pouco mais de detalhamento cada um dos fatos ali mencionados.

    O lead flash

 
    "Uma frase curta - e de impacto - inicia o texto. Utiliza-se, às vezes, como recurso para estabelecer uma relação retórica - geralmente uma antítese - entre eventos distintos."

    O que Lage chama de lead flash é na verdade uma frase anterior ao lead que funciona para chamar a atenção para o texto. Por exemplo: "Um homem foi crucificado na Arábia Saudita" ou "Bill Gates ficou dez bilhões de dólares mais rico desde a crise cambial russa, que tornou o Brasil mais pobre". Seu uso deve ser extremamente moderado e limitado a situações em que o jogo de palavras justifica essa frase anterior.

    Nariz de cera

    Embora Lage não o aborde em seus tipos de lead, até por não ser mesmo um tipo de lead, o conceito de nariz de cera é muito importante e, quando bem utilizado, pode ser benéfico para o texto informativo. Por definição, é o parágrafo introdutório em um texto que retarda a abordagem do assunto enfocado.

    No jornalismo, o nariz de cera é geralmente condenado por tender à prolixidade e ser o oposto do lead; mas em crônicas, por exemplo, ele tem um papel muito importante, pois com ele o autor quebra o gelo e introduz aos poucos o assunto que abordará (por vezes, polêmico).
 
    Fazendo uma analogia com a fala, o nariz de cera é aquele momento inicial de uma reunião de negócios em que as duas partes falam sobre o clima, o time de futebol e a família, antes de partir para os temas árduos que provocaram a reunião.

Fonte:
Marcelo Spalding in http://www.cursosdeescrita.com.br/4107/comecando-um-texto-informativo

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